logo redação online

Redação em concursos: como lidar

Se você é dessas pessoas que só em pensar em fazer a redação do concurso público já fica com vontade de chorar, não pode perder nossas dicas. Redação em concurso público não é todo esse mistério que se ouve por aí. Claro, você precisa se organizar e colocar a redação em sua rotina de estudos. Para te ajudar nesse momento tão difícil, listamos alguns itens que você não pode deixar de lado, vamos lá?

redação para concursos

Nos preparativos para o concurso:

Edital: Leia o edital do concurso com atenção. Certamente, você vai encontrar algumas diretrizes do que o concurso espera dos candidatos quanto a redação.
Histórico de provas: Busque as provas anteriores do concurso que pretende se
inscrever, assim você consegue se familiarizar com a proposta de texto e os tipos de temas que costumam cair.

Fazendo a prova de redação no concurso

Rascunho: rascunho não é perda de tempo. Ele pode ser um grande aliado para que você possa organizar suas ideias e revisar a redação antes de passar para a folha da prova.

Letra feia: Não há problema em escrever em letra de forma, o importante é que o corretor consiga entender o seu texto.

Tamanho do texto: Geralmente, os concursos pedem para que a redação seja feita em um espaço de 30 (trinta) linhas. O que passar desse número não vai ser lido pelos corretores, será desconsiderado. Atente-se também quanto ao número mínimo de linhas,
esse número varia de concurso para concurso.

Gramática: Atente-se a aspectos gramaticais. O domínio da normal culta é cobrado nessas provas. Por isso, tome cuidado com deslizes de grafia, regência verbal, pontuação, entre outros.

Rotina de estudos

Se você é concurseiro e está se preparando para as provas, vale a pena se inscrever em um curso preparatório para redação de concursos, seja presencial ou online. Uma das opções é entrar no site e ver qual a melhor forma de praticar sua escrita e ainda contar com a correção feita por professores especializados.
Isso vai ajudar a você perceber os pontos em que seu texto precisa melhorar, além de ter uma avaliação profissionais de sua redação. O ideal é que você escreva pelo menos uma redação por semana, aprimorando sua escrita ao longo do tempo. Redação só se aprende praticando. Foque no seu objetivo final e boa sorte!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes