Se você é dessas pessoas que só em pensar em fazer a redação do concurso público já fica com vontade de chorar, não pode perder nossas dicas. Redação em concurso público não é todo esse mistério que se ouve por aí. Claro, você precisa se organizar e colocar a redação em sua rotina de estudos. Para te ajudar nesse momento tão difícil, listamos alguns itens que você não pode deixar de lado, vamos lá?

Nos preparativos para o concurso:

Edital: Leia o edital do concurso com atenção. Certamente, você vai encontrar algumas diretrizes do que o concurso espera dos candidatos quanto a redação.
Histórico de provas: Busque as provas anteriores do concurso que pretende se
inscrever, assim você consegue se familiarizar com a proposta de texto e os tipos de temas que costumam cair.

Fazendo a prova

Rascunho: rascunho não é perda de tempo. Ele pode ser um grande aliado para que você possa organizar suas ideias e revisar seu texto antes de passar para a folha da prova.

Letra feia: Não há problema em escrever em letra de forma, o importante é que o corretor consiga entender o seu texto.

Tamanho do texto: Geralmente, os concursos pedem para que a redação seja feita em um espaço de 30 (trinta) linhas. O que passar desse número não vai ser lido pelos corretores, será desconsiderado. Atente-se também quanto ao número mínimo de linhas,
esse número varia de concurso para concurso.

Gramática: Atente-se a aspectos gramaticais. O domínio da normal culta é cobrado nessas provas. Por isso, tome cuidado com deslizes de grafia, regência verbal, pontuação, entre outros.

Rotina de estudos

Se você é concurseiro e está se preparando para as provas, vale a pena se inscrever em um curso preparatório para redação, seja presencial ou online. Uma das opções é entrar no site http://redacaonline.com.br – e ver qual a melhor forma de praticar sua escrita e ainda contar com a correção feita por professores especializados.
Isso vai ajudar a você perceber os pontos em que seu texto precisa melhorar, além de ter uma avaliação profissionais de sua redação. O ideal é que você escreva pelo menos uma
redação por semana, aprimorando sua escrita ao longo do tempo. Redação só se aprende praticando. Foque no seu objetivo final e boa sorte!

QUERO MELHORAR MINHA ESCRITA!

Comentários do Facebook