Como é a redação das principais bancas de concurso público?

Correção de redação para concursos

Neste artigo você vai encontrar uma comparação entre as provas de redação para concurso público das principais bancas organizadoras: FCC, Vunesp, Cespe/Cebraspe e FGV.

Seu sonho de passar em um concurso vai ficar mais perto com a análise de cada estilo – você vai superar seus concorrentes!

A redação da banca de concurso público da FCC

A FCC (Fundação Carlos Chagas) tem longa experiência na organização de concursos públicos – desde a década de 60. As provas com redação, especificamente para nível superior, costumam aparecer mais nos concursos para tribunais – TST, TRE, TSE, TRF  – e para analista.

Assim, o que você deve estar querendo saber exatamente é qual tipo de tema cai na redação da banca de concurso. Bem, costumam ser temas de assuntos da atualidade, e não raro com um aspecto mais filosófico. Quando você quiser se atualizar mas não  puder ler nada, use podcasts – estes podcasts são os que a gente sugere. Para os cargos de analista, poderá ser solicitado um estudo de caso.

Vai ficar mais claro vendo temas que já caíram – vamos a eles!

Logo, dê uma olhada neste, que é do ano de 2014 – prova para Técnico Judiciário, Administrativa, para vagas do TRF 3ª região. Em seguida vamos comentar o que achamos mais importante observar.

Importante:

1 – a própria FCC faz copia itens importantes do edital, lembrando quando a redação é zerada, e dando orientações gerais sobre o que pode ou não ser feito nela.

2 – a proposta em si é curta, já que inclui apenas os significados de um termo central do tema. 

3 – o tema vem em negrito e é do tipo mais “aberto”, quer dizer, o candidato fica à vontade para dizer o que pensa sobre ele; está claro também que se trata de dissertação argumentativa.

4 –  não há textos de apoio, portanto o candidato que costuma ler sobre todo tipo de assunto na mídia sai na frente. 

Veja agora esta outra prova, que foi para quem pretendia uma vaga de Analista Judiciário, Administrativa, para o TRE DF, no ano de 2015. Em seguida comentamos!

O que observamos nesta prova?

1 – mais uma vez a FCC tem o cuidado de reproduzir detalhes sobre o que zera a redação e mais detalhes gerais sobre como escrevê-la. Inclusive vem ali um aviso sobre uma dúvida constante dos candidatos: não precisa pôr título!

2 – e novamente é pedida uma dissertação argumentativa; desta vez há alguns textos de apoio (textos de apoio ajudam muito o candidato: ele consegue definir sua posição mais rápido), neste caso de um mesmo texto, extraído do site da PUC SP.

3 – não há um tema em destaque – o candidato com boa capacidade de interpretação deduz com segurança o tema central; e esta proposta versava sobre o nível de participação política que temos – esse era o tema.

Para terminar a análise das propostas de redação da FCC, temos esta para Defensoria Pública, Administrador, do ano de 2015:

Assim, você deve ter notado que:

1 – a FCC fez questão de reproduzir na folha de prova as informações básicas retiradas do edital. 

2 – a proposta oferecia apenas algumas frases curtas – eram todas frases do site da filósofa Marcia Tiburi.

3 – pedia-se uma dissertação argumentativa. 

4 – você adivinhou o tema implícito? seria algo como “o ato de ver TV que envolve ignorar os próprios sentimentos e entrar na vida alheia”. 

Então, um padrão que temos visto na prova de redação da FCC é:

 

A redação da banca de concurso público da FGV

Partimos agora para a redação de concurso da banca FGV (Fundação Getulio Vargas). Esta organização tem mais de uma década de experiência em “selecionar e formar quadros técnicos de excelência para a administração pública nacional”, como se pode ler em seu site. 

Esta prova que você vai ver agora foi organizada para o cargo de Advogado, da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), no ano de 2021.

Será que é parecida com a da FCC? Veja você mesmo:

O que você viu acima é uma prova com as seguintes características:

1 – tema explícito (aquele em negrito), e bastante direto, em forma de pergunta. 

2 – pergunta que deixa margem para opiniões pessoais dos candidatos, envolvendo um comportamento brasileiro.

3 – tipo de redação claramente descrito: texto argumentativo (é o mesmo que dissertação argumentativa, se você não sabe).

4 – três textos foram fornecidos para dar uma ajudinha ao candidato –  um deles do O Globo, outro d’O Estado de Minas, e mais outro de um site informativo; portanto são textos, presumivelmente, sem dificuldades em sua compreensão.

Vejamos outra prova da FGV… Esta agora foi para Técnico Judiciário, Judiciária, CE, nível médio, em 2019:

Assim, vamos às observações:

1 – o tipo de texto se repete: pede-se um texto dissertativo-argumentativo; a diferença é que desta vez há apenas um texto para a pergunta-tema, e é um texto que merece mais de uma leitura para ser totalmente compreendido.

2 – não é um tema que pareça simples, à primeira vista: “o contraste entre nossa reação contra o que vai errado na vida pública e a imagem de país apático que temos”.

Bem breve, mas não tão fácil quanto poderia parecer, não é? (Desafio: treine fazendo todos os temas que estão em nosso blog!)

Vejamos o último exemplo para a FGV: técnico Judiciário, Administrativa, TRT, 12ª região, em 2017:

Nossas observações:

1 – a proposta acima foi um pouco diferente em termos de tipos de textos fornecidos! O candidato recebeu uma série de descrições de, digamos, fenômenos humanos advindos da globalização, quase todos com consequências claramente nocivas.

2 – a pergunta era clara: o candidato escolheria, dos fenômenos descritos, aquele mais danoso ao ser humano, e faria a dissertação argumentativa.

Assim, sobre a proposta de redação FGV, o que se pode esperar?

  • haverá textos sem grande dificuldade de compreensão para motivação.
  • haverá uma pergunta-tema explícita.
  • o tipo de texto será uma dissertação argumentativa.

A redação da banca de concurso público da Cebraspe (ex-Cespe)

Pois é, a Cespe é um órgão da UnB (Universidade de Brasília) que organizou concursos até alguns anos atrás. Ela deixou de ter essa atribuição, e no lugar dela temos hoje o Cebraspe, que já existia desde 2013. 

Assim, os concurseiros veteranos tinham um certo “receio” do método Cespe… era um método em que, basicamente, o candidato escolhia se uma certa frase era certa ou errada. Quer dizer, “era” não: o Cebraspe mantém o mesmo sistema, inclusive para a redação, que é o que nos interessa.

Então, a prova de redação da banca de concurso abaixo foi aplicada em 2015 para Advogado da AGU. Vamos ver como ela é:

Observe:

Esta é uma prova para uma área bastante específica, por isso é pedido um parecer, baseado em legislação. No parecer está um caso fictício que é descrito para saber qual decisão você tomaria, se já trabalhasse como advogado da AGU. 

Logo, se você vai prestar uma prova que pede um parecer, é bom observar o seguinte:

1 – das orientações costumeiras que estão no caderno de provas, nós ressaltamos: nunca assine nada!

2 – normalmente não é necessário fazer o relatório da situação, apenas mostrar qual sua decisão no caso.

3 – embora o uso do português seja, logicamente, fundamental, mais da metade da pontuação depende do seu domínio de assuntos jurídicos.

Portanto, para as provas que envolvem parecer técnico (isso será descrito no edital, fique tranquilo), domine tanto a língua portuguesa quanto a legislação.

Agora, se você vai fazer uma prova que não é específica, vai encontrar algo como esta abaixo – para Agente de Polícia, Polícia Civil, PE, e 2015:

E o que você vê nessa prova acima?

1 – um texto curto de apoio – também chamado de motivador-, extraído de um livro (que não é de literatura).

2 – o texto em si não é de difícil compreensão – dão o tema numa frase em negrito.

3 – pede-se uma dissertação, sem especificar que tipo de dissertação; sendo assim, ela pode conter traços expositivos ou argumentativos, como o candidato achar melhor.

4 – a Cebraspe já adianta 3 tópicos que quer ver na redação do candidato; observe que o item “1” é tipicamente expositivo, enquanto os outros itens permitem uma argumentação.

Vamos ver mais uma prova Cebraspe, esta de 2019, para a Polícia Rodoviária Federal:

Então, nesta prova temos o seguinte material:

1 – dois textos extraídos de um portal de notícias – leitura tranquila.

2 – novamente pede-se um texto dissertativo, sem especificar se seria argumentativo ou expositivo.

3 – tema bastante adequado ao candidato, já que versa sobre trânsito.

4 – 3 tópicos obrigatórios a serem incluídos na dissertação

É bom dominar os dois tipos de dissertação – essa é nossa sugestão para a Cebraspe, e se você não sabe diferenciar ambas, aqui ensina tudo.

Podemos deduzir que existe uma tendência na Cebraspe:

  • tópicos pré-definidos que devem constar da redação do candidato. 
  • dissertação sem especificação se será mais argumentativa ou expositiva. 
  • textos de apoio que podem ser de difícil compreensão.
  • tema explícito.

A redação da banca de concurso público da Vunesp

Chegamos enfim à conhecidíssima Fundação Vunesp, criada no final da década de 1970 e totalmente ligada à própria Unesp (Universidade Estadual Paulista). Nos últimos anos os concursos organizados por ela raramente incluíram redação na banca de concurso, precisamos observar isso. 

Então, começamos a análise de um possível padrão Vunesp, pela prova de Oficiais da PM de SP, do Barro Branco, de 2016. Observe a proposta:

E o que vemos aqui?

1 – 3 textos, sendo uma reportagem de revista, um texto de site, e um artigo de site de notícias; nenhuma dificuldade especial.

2 – é pedida uma dissertação, sem especificar qual o tipo; entretanto, o tema vem em forma de pergunta, que por sua vez leva automaticamente a uma opinião do candidato; sendo assim, o correto seria escrever uma dissertação argumentativa.

3 – tema em destaque.

Parece uma prova tranquila, com um tema sem grandes dificuldades, o qual não exige esforço de interpretação acima da média. Mais uma vez, você vê a importância de treinar temas de conhecimento geral (os que a mídia divulga) para detonar na redação das bancas de concursos públicos, e que lançamos semanalmente no nosso blog, aliás.

Será que é um padrão? Vamos ver se ele se repete na prova de Tecnólogo de Administração, Policial Militar, prova de 2010:

Nesta proposta vimos o seguinte:

1 – 2 textos relativamente longos, um de um cientista político, e outro de cientista social, ambos extraídos de um jornal, o que pressupõe que não são textos de difícil compreensão.

2 – a proposta pede um texto dissertativo, mais uma vez sem especificar o tipo, mas com um tema em destaque que leva a um tipo argumentativo. 

3 – tema em destaque.

Sim, parece que o padrão Vunesp é bem claro, você deve estar percebendo.

Então vamos ver uma última proposta de redação dessa banca? Esta é para cargos variados, da Cetesb, em 2013. Observe se o padrão se confirma e veja nossos comentários a seguir:

Logo, aí está:

1 – dois textos fornecidos: um de jornal e outro de livro de filósofo.

2 – pede-se uma dissertação, sem especificação de tipo, mas com tendência argumentativa.

3 – tema explícito em forma de pergunta.

Então, sem dúvida existe um padrão na redação de concurso da Vunesp:

  • textos de apoio de compreensão tranquila.
  • tema explícito
  • texto com tendência argumentativa devido ao formato do tema

Conclusão

Depois desta comparação entre as propostas de redação das principais bancas de concurso público, é só começar a se preparar para o dia da prova, treinando a escrita. 

Observe que, mesmo FCC, Vunesp, FGV e Cebraspe tendo padrões um pouco diferentes, em todas as propostas é oferecido pelo menos um texto ou frase de apoio, e a maioria espera uma dissertação argumentativa.

Mantenha-se lendo habitualmente e com atenção, exatamente para treinar interpretação de texto! 

Veja as principais perguntas sobre as redações das bancas de concurso público:

Quais os concursos que tem redação?

Diversas bancas organizadoras de concursos exigem a prova de redação como parte do processo seletivo. Algumas das bancas mais conhecidas que costumam incluir a redação são:
1. Fundação Carlos Chagas (FCC)
2. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, antigo Cespe)
3. Fundação Getúlio Vargas (FGV)
4. Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
5. Instituto AOCP
6. Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)
7. Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon)
8. Fundação Vunesp
9. Fundação Cesgranrio
10. Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR)

Como é a redação de concursos?

A redação dissertativa-argumentativa é o tipo de redação mais comumente cobrado em concursos. Ela consiste em apresentar um ponto de vista sobre determinado tema e sustentá-lo por meio de argumentos e evidências.

Quais concursos cobram redação?

Vários concursos exigem a prova de redação como parte do processo seletivo. Alguns exemplos de bancas que costumam cobrar essa prova são: FCC, Cebraspe, FGV, IBFC, AOCP, Selecon, Vunesp, Cesgranrio, NC-UFPR e IADES.

Tem redação na prova de concurso?

A prova de redação é uma das etapas comuns em muitos concursos. Geralmente, consiste em um desafio que requer que os candidatos escrevam um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto.

Agora, é só seguir estes passos:

  1. seguir nossos artigos – que são verdadeiras aulas –  ensinando tudo sobre redação, principalmente dissertação argumentativa.
  2. treinar sua redação com nossos temas super variados.
  3. e enviar suas redações para nossa equipe de professores darem o parecer – a correção de sua redação é a única forma de você ter certeza de que está fazendo a coisa certa, ainda mais em concorrências altas!

Confira artigos relacionados:

POSTS RELACIONADOS

10 possíveis Temas de Redação para o CNU (Concurso Nacional Unificado): o “Enem dos Concursos”

Apresentamos aqui uma lista dos 10 possíveis temas de redação para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que podem ser úteis para você se preparar. Calma, calma, nós não estamos dizendo que você tem que decorar tudo! Já que a banca de correção do CNU é a Cesgranrio, conhecida por suas características e temas abordados de forma objetiva e rigorosa. Então, os principais critérios de avaliação da redação do CNU são: modalidade da língua formal, adequação ao tema, tipo de texto dissertativo-argumentativo, coesão, coerência, bem como a seleção dos argumentos. O que é o CNU (Concurso Nacional Unificado)? Mas, afinal o que é o CNU? O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um processo seletivo unificado, proposto pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), para centralizar a seleção de novos servidores públicos federais. Além disso, esse modelo de concurso, também conhecido como “Enem dos concursos”, isto é, visa reunir em um único certame as vagas autorizadas em 2023 para diversos órgãos governamentais. Benefícios do CNU: Possíveis temas de Redação para o CNU – BLOCO 8 Primeiramente, aqui estão os possíveis temas de redação CNU, incluindo repertórios e argumentos para você treinar e se preparar. Desse modo, dominar esses temas pode fazer toda a diferença na sua redação. Vamos conferir? 1. Empoderamento individual através da web Repertórios: Argumentos: 2. Desafios na representação política atual Repertórios: Argumentos: 3. Debates sobre a responsabilização em casos de violência sexual Repertórios: Argumentos: 4. O papel vital das políticas de cotas no ensino superior Repertórios: Argumentos: 5. O impacto das novas tecnologias nas habilidades de leitura e escrita Repertórios: Argumentos: ✍️ Confira esse vídeo com possíveis temas para a redação CNU – BLOCO 8 Aliás, descubra quais temas podem aparecer na redação do CNU – BLOCO 8. Por isso, a professora Chay analisa as tendências e oferece sugestões de repertórios, como também argumentos para você estar preparado. 6. Estratégias para aprimoramento da segurança pública Repertórios: Argumentos: 7. Combatendo a crueldade contra animais: abordagens eficazes Repertórios: Argumentos: 8. A relevância da educação financeira no cotidiano Repertórios: Argumentos: 9. Reflexões sobre o racismo persistente em nosso contexto social Repertórios: Argumentos: 10. Desafios trazidos pela automação e tecnologia no mercado de trabalho Repertórios: Argumentos: Como Funciona a Redação do CNU (Concurso Nacional Unificado)? Estrutura da Redação do CNU A redação do Concurso Nacional Unificado (CNU) segue uma estrutura bem definida e precisa. É essencial conhecer essa estrutura para se preparar adequadamente e garantir uma boa pontuação. Habilitação para a Redação CNU Eliminação nas Objetivas do Concurso Nacional Unificado Realização da Redação Critérios de Avaliação Condições de Escrita Motivos para Nota Zero Avaliação e Classificação Desempate Por fim, este vídeo aborda desde a estrutura da prova até estratégias para desenvolver uma redação coesa e articulada. Aprenda a organizar suas ideias e argumentar de forma eficaz: Como Funciona a Redação da Banca Cesgranrio? A Cesgranrio (Fundação Cesgranrio) é uma das principais bancas examinadoras do Brasil, conhecida por organizar diversos concursos públicos em níveis federal, estadual e municipal. Suas provas são reconhecidas pela qualidade e rigor metodológico, sendo uma referência na avaliação de conhecimentos e habilidades dos candidatos. Abordagem Objetiva: temas do cotidiano. A Cesgranrio foca em temas objetivos que tocam a realidade brasileira e mobilizam a opinião pública. Essa abordagem torna os temas acessíveis e diretamente relacionados ao nosso cotidiano. Esses temas são frequentemente escolhidos por estarem em evidência na mídia e na vida das pessoas, facilitando a conexão dos candidatos com o assunto. Últimos Temas de Redação da Banca Cesgranrio Para se preparar, é importante também verificar os últimos temas de redação da banca Cesgranrio e como ela funciona para você se familiarizar com os padrões de exigência, ao analisar você conseguirá identificar como será o padrão dos temas de redação CNU. Ano e Órgão Tema anteriores da Cesgranrio Eixo Temático 2023 (BB) O desafio do resgate da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Sociedade 2023 (BB) Como é possível garantir o acesso à cidadania a milhões de pessoas desbancarizadas? Sociedade 2021 (BANESE) O lugar da mulher brasileira na sociedade do século XXI Sociedade 2021 (BB) Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital. Ciência e Tecnologia 2021 (BB) A internet atualmente é fonte de informação ou de desinformação? Ciência e Tecnologia 2021 (BB) O papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil Meio Ambiente 2023 (AgeRIO) Meio ambiente e qualidade de vida Meio Ambiente 2021 (BB) Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil Educação 2023 (Caixa)  “Mobilidade urbana e desigualdade social: como os investimentos públicos podem melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades?” Sociedade 📚 Confira esse vídeo que a professora Chay fez carinhosamente sobre a Banca CESGRANRIO Neste vídeo, a professora Chay detalha as características da Banca CESGRANRIO, abordando os critérios de correção, os principais desafios e dicas essenciais para se preparar melhor. Quais possíveis eixos temáticos podem cair na redação do CNU e Concursos? Sem dúvidas, os possíveis eixos temáticos que podem cair na redação para o Concurso Nacional Unificado (CNU) e em concursos em geral, especialmente na banca Cesgranrio, incluem temas que exploram aspectos fundamentais da sociedade e suas interações. Por isso, vamos detalhar alguns dos principais eixos temáticos, que podem ser temas de redação CNU, abaixo: Sociedade Primeiramente, este eixo abrange questões sociais amplas e específicas, como inclusão social, desigualdade, e direitos humanos. Temas possíveis podem incluir: Ciência e Tecnologia Em seguida, neste eixo, os temas envolvem a intersecção entre avanços tecnológicos, ciência, e seu impacto na sociedade. Logo, possíveis temas incluem: Economia Por outro lado, o eixo econômico trata de questões relacionadas ao desenvolvimento, políticas econômicas e seus efeitos sociais. Dessa forma, os temas possíveis são: Meio Ambiente Além disso, as questões ambientais estão cada vez mais em evidência, abrangendo desde mudanças climáticas até preservação de recursos naturais. Afinal, temas que podem aparecer incluem: Educação Outrossim, este eixo discute temas relacionados à qualidade, acesso e políticas educacionais. Nesse sentido, os possíveis temas podem incluir: Quando será

Concurso TSE Unificado 2024: Cronograma, edital e tudo sobre a redação!

📢 Edital do Concurso TSE Unificado 2024 é anunciado! Este concurso oferece uma excelente oportunidade para concurseiros, com salários iniciais variando de R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78. A banca organizadora será a CEBRASPE. As inscrições estarão abertas de 04 de junho a 18 de julho de 2024, e a taxa de participação varia de R$ 85,00 a R$ 130,00. As provas estão previstas para o dia 22 de setembro de 2024. A redação será do tipo dissertativa-argumentativa e valerá 50 pontos. Os critérios de avaliação incluem: apresentação e estrutura textuais, desenvolvimento do tema, domínio da modalidade escrita e adequação ao número de linhas. Cronograma do Edital TSE Unificado 2024 Fique atento às principais datas do concurso TSE Unificado 2024: Etapas e Provas do Edital TSE Unificado Os candidatos inscritos no edital do concurso TSE Unificado serão avaliados por meio das seguintes etapas: Provas Objetivas A prova objetiva será composta de 120 itens e valerá 190,00 pontos. A duração será de 4 horas e 30 minutos para Analista Judiciário e 3 horas e 30 minutos para Técnico Judiciário. As provas serão aplicadas no dia 22/09/2024, no turno da manhã para Analista e à tarde para Técnico. Prova Discursiva (Somente para Analista Judiciário) A prova discursiva valerá 50,00 pontos e consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo. Será avaliada conforme os seguintes critérios: Regras para o Texto Definitivo da Prova Discursiva Vai ter redação no concurso unificado? Sim, o concurso TSE Unificado 2024 terá uma prova discursiva, que será aplicada para os cargos de Analista Judiciário. Esta prova consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas, avaliando o conhecimento específico do candidato sobre temas pertinentes ao cargo. A redação será avaliada conforme critérios rigorosos, incluindo a apresentação e estrutura do texto, domínio da modalidade escrita e número de erros gramaticais. Avaliação e Recursos As provas serão avaliadas e pontuadas conforme critérios estabelecidos no edital. Os candidatos podem interpor recursos contra o padrão preliminar de resposta e contra o resultado provisório na prova discursiva. Domine a Redação para Concursos Deseja dominar a redação para qualquer concurso? Na Redação Online, você tem acesso a aulas de redação, correção detalhada e material exclusivo para conseguir a nota máxima na redação.

Redação Concurso Caixa 2024: Análise Completa do Tema, Repertórios e Argumentos

A prova da Caixa Econômica Federal, aplicada neste domingo (26) para mais de 1,2 milhão de inscritos em diversos estados, exceto no Rio Grande do Sul, destacou-se pelo tema de redação sobre mobilidade urbana. Com 4.050 vagas ofertadas para níveis médio e superior, o concurso Caixa atraiu candidatos de todo o país. A divulgação dos gabaritos das provas objetivas foi dia 27 de maio de 2024. Confira a análise completa e veja como se preparar para as próximas etapas! Qual foi o tema da redação do último concurso da Caixa? O tema da redação do último concurso da Caixa foi “Mobilidade urbana e desigualdade social: como os investimentos públicos podem melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades?” Este tema permitiu abordar diversos aspectos importantes e atuais da sociedade. Na nossa plataforma, já havíamos abordado este tema diversas vezes, tanto em preparações específicas quanto em nossas lives sobre a banca, possíveis temas e estilos de redação. Acertamos em cheio o tema em nossas previsões e preparações. Esse assunto foi extensivamente discutido no nosso blog e em nossas redes sociais, proporcionando aos nossos alunos uma base sólida para desenvolverem suas redações. Desse modo, estamos sempre atualizados e alinhados com os temas mais relevantes para garantir o melhor preparo para nossos alunos. Tabela de sinônimos e conceitos do tema sobre Mobilidade Urbana Conceito Definição Sinônimos Mobilidade Urbana Refere-se à capacidade de deslocamento eficiente dentro das cidades. Transporte urbano, circulação urbana Desigualdade Social Diferença de acesso a recursos e oportunidades entre diferentes grupos sociais. Disparidade social, iniquidade social Investimentos Públicos Recursos financeiros aplicados pelo governo para o desenvolvimento de infraestrutura e serviços. Gastos públicos, financiamento estatal Qualidade de Vida Nível de bem-estar e condições de vida dos indivíduos em uma comunidade. Bem-estar, condições de vida Grandes Cidades Áreas urbanas com alta densidade populacional e significativa atividade econômica. Metropóles, centros urbanos Infraestrutura Urbana Conjunto de instalações e serviços necessários ao funcionamento de uma cidade. Serviços urbanos, instalações urbanas Transporte Público Sistemas de transporte operados pelo governo ou empresas privadas que atendem ao público em geral. Transporte coletivo, transporte massivo Sustentabilidade Urbana Práticas que promovem o desenvolvimento das cidades de forma ambientalmente responsável. Desenvolvimento sustentável, urbanismo verde Inclusão Social Processo de assegurar que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades. Integração social, equidade Planejamento Urbano Processo de desenvolvimento e design de terrenos e cidades para uso eficiente e sustentável. Urbanismo, ordenamento territorial Comentário de especialista de redação para concursos públicos sobre o tema de redação Concurso Caixa Confira o que a professora Chaiany Farias, professora aqui do Redação Online e especialista em concurso, falou sobre o tema: Isso mostra o quanto a nossa equipe e a nossa plataforma está preparada não só para corrigir essas redações, mas para ajudar você a desenvolver qualquer redação e te ensinar. Por isso, nós focamos na preparação completa. 🚨 Quem acompanhou nossas últimas aulas no canal do YouTube estava super preparado para o tema de redação do Concurso Caixa, que abordou mobilidade urbana e desigualdade social: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Redação Online (@redacaonline) Quem corrige a Redação Concurso Caixa? A Cesgranrio, responsável pela correção das redações do concurso da Caixa, é conhecida por abordar temas atuais com enfoque em questões sociais, ambientais e de cidadania. Os textos exigidos são dissertativos-argumentativos, em que o candidato deve demonstrar habilidade em seleção, organização e apresentação de argumentos de forma coesa e coerente. Critérios de avaliação da Redação Cesgranrio Critérios de avaliação: Será atribuída nota ZERO à Redação do candidato que: 📢 Olha só este vídeo especial que preparamos para você, concurseiro! A professora Chay explica tudo o que você precisa saber sobre a banca CESGRANRIO. Análise do Tema: Mobilidade Urbana e Desigualdade Social Análise do texto Motivador Vamos analisar juntos o texto motivador que foi fornecido para a redação do concurso da Caixa Econômica Federal. Esse tema é super importante e atual, focando na mobilidade urbana e como ela impacta diretamente a qualidade de vida nas grandes cidades, especialmente para as populações mais vulneráveis. População pobre é a mais atingida pelo baixo investimento em mobilidade urbana “A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades. A falta de investimentos em transportesalternativos prejudica, principalmente, as camadas mais pobres da sociedade, que sofrem a consequência de perder horas em transportes públicos com superlotação no deslocamento de casa ao trabalho, enquanto a camada mais privilegiada da população mora próximo ou pode ir de transporte individual para o trabalho e usufruir de boa estrutura viária. Segundo especialistas, “Carro é o pior transporte que se possa imaginar, porque ocupa mais espaço, gasta mais combustível, gera mais poluição no ar e sonora. Então, qualquer sistema baseado em transporte individual vai gerar uma cidade congestionada e poluída, o que não é o que a gente gostaria. A população mais pobre acaba sendo jogada para a periferia, áreas distantes de onde estão os empregos, portanto, essa população acaba tendo que gastar muito tempo no transporte, entre uma e quatro horas por dia para sair de casa, ir para o trabalho e voltar para casa, o que acaba sendo um grande imposto cobrado na população de baixa renda”. OLIVEIRA, K. Jornal da USP. Publicado em 15 jul. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/populacao-pobre-e-a–mais-atingida-pelo-baixo-investimento-em-mobilidade-urbana/. Acesso em: 8 mar. 2024. Adaptado. Comentários: O texto motivador destaca uma realidade dura: a falta de investimentos em transportes alternativos afeta principalmente as camadas mais pobres da sociedade. As pessoas de baixa renda acabam passando horas em transportes públicos superlotados, enquanto as pessoas mais privilegiadas têm acesso a melhores condições de transporte. Pontos chave: Repertórios que poderiam ser usados Legislação e documentos oficiais: Pensadores e teóricos: Filosóficos e Sociológicos: Argumentos que poderiam ser usados Negligência Governamental Falta de Infraestrutura Individualismo Lacuna Educacional Exemplo de redação do Concurso Caixa Modelo de Introdução sobre o tema A Agenda 2030 é um plano global que engloba melhorar as cidades, infraestrutura e qualidade de vida. Entretanto, isso não ocorre na prática, uma vez que existe a falta de mobilidade urbana, que contribui para a desigualdade

ENEM 2024: Datas, Novidades, Passo a Passo para a Inscrição e Como se Preparar!

Enem 2024 será em 3 e 10 de novembro Separamos tudo o que você precisa para alcançar o melhor resultado possível. O ENEM abre portas para diversos programas sociais que podem garantir sua aprovação. É um exame muito disputado; só no ENEM 2023, foram mais de 3,9 milhões de estudantes inscritos, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . Siga nosso passo a passo completo para garantir sua inscrição e maximizar suas chances de sucesso. O que é o Enem para que serve? 📘 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho individual dos participantes. Para quem já possui o diploma de nível médio (ou irá se formar este ano), ele serve para: Você também pode fazer o ENEM para testar seus conhecimentos. Os resultados das provas são importantes para gerar indicadores educacionais no país. Inscrição gratuita: algumas pessoas têm direito à inscrição gratuita se: Depoimentos de alunos que foram aprovados com a Nota do Enem Nossos alunos conseguiram alcançar seus sonhos com a nossa plataforma. Veja alguns depoimentos que mostram como é possível passar no ENEM e conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Lucas Rangel @rangelucaas Gabriel Souza @iamgabriel_souza Paulo Albuquerque @pauloo_all “O envio semanal de redações para correção foi essencial para identificar erros persistentes na minha escrita. A equipe foi eficaz em apontar os erros que são passíveis de desconto de pontos em cada uma das cinco competências da redação.” Medicina – Universidade Federal de Rondônia Calendário do ENEM 2024 Inscrições 27/5 a 7/6/2024 Pagamento da taxa de inscrição 27/5 a 12/6/2024 Tratamento pelo nome social 27/5 a 7/6/2024 Atendimento especializado Solicitação 27/5 a 7/6/2024 Resultado 17/6/2024 Recurso 17/6 a 21/6/2024 Resultado do recurso 27/6/2024 Aplicação 3 e 10/11/2024 Divulgação do gabarito 20/11/2024 Divulgação do resultado 13/1/2025 Como fazer a inscrição Enem 2024? 1️⃣ Acesse a Página do Participante: primeiramente, a inscrição Enem 2024 será feitas pela Página do Participante. Em seguida, ao entrar no site, a assistente virtual “Nanda” dará as boas-vindas e explicará como fazer a inscrição do exame e consultar resultados de edições anteriores. 2️⃣ Informe os dados pessoais: insira seu CPF e data de nascimento. É obrigatório que o CPF seja seu, pois a documentação servirá de identificação durante todo o processo do ENEM 2024. 3️⃣ Atendimento especializado: se você precisar de atendimento especializado, assinale a sua condição e anexe documentos que comprovem o direito, como atestados médicos. 4️⃣ Escolha a língua estrangeira: escolha entre Inglês e Espanhol para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 5️⃣ Informe a escolaridade: informe seu nível de escolaridade. Além disso, atenção: não será possível alterar essa informação após a inscrição. Confira o vídeo que nós preparamos com o passo-a-passo da inscrição para o Enem 2024: 6️⃣ Escolha a cidade de prova: escolha o estado e o município onde deseja realizar as provas. Também, essa escolha não pode ser alterada após as inscrições. 7️⃣ Preencha o questionário socioeconômico: preencha o questionário socioeconômico com perguntas sobre o perfil econômico e social seu e da sua família. 8️⃣ Informe celular e E-mail: insira telefone fixo (opcional), celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso necessário. 9️⃣ Insira uma foto e confirme seus dados: anexe uma foto sua no sistema de inscrição e confirme todos os seus dados e opções. 🔟 Pagamento da Taxa: gere a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pague a taxa de inscrição de R$ 85. O pagamento pode ser feito via boleto, Pix ou cartão de crédito. Quais são as etapas do Enem 2024? Vamos conferir as principais etapas do ENEM 2024. Estamos na fase de inscrição, mas ainda há muitas outras etapas importantes até a realização da prova. ✅ Pedir a isenção da Taxa de Inscrição Se você tem direito à inscrição gratuita, solicite isenção. Mesmo com isenção, é necessário fazer a inscrição no ENEM. ✅ Acessar o cartão de confirmação da inscrição Três semanas antes da prova, acesse o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante. Ele contém informações importantes como datas, horários e local de prova. ✅ Fazer a prova As provas do ENEM são aplicadas em dois domingos seguidos. Como vai ser a prova do Enem em 2024? No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. Áreas de Conhecimento Componentes Curriculares Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia Matemática e suas Tecnologias Matemática Fonte: Edital Inep A aplicação do Enem 2024 seguirá o horário de Brasília-DF, conforme a tabela abaixo: Abertura dos portões 12h Fechamento dos portões 13h Início das provas 13h30 Término das provas 1º dia 19h Término das provas 2º dia 18h30 Fonte: Edital Inep Quais os documentos necessários para o Enem 2024? Identificação do Participante Para Brasileiros Documentos oficiais e originais com foto: Para Estrangeiros Documentos Válidos: Documentos Não Aceitos: Regras especiais Enem 2024: regras de eliminação Para garantir a integridade e a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece critérios rigorosos para a eliminação de participantes que não cumpram as regras estipuladas no edital. Abaixo, detalhamos as situações que podem levar à eliminação do exame: 🚫 Motivos de eliminação do Enem 2024 Declaração Falsa ou Inexata: prestar, em qualquer documento e/ou no sistema