A redação do Enem precisa ser criativa e inovadora?

por | fev 8, 2022

Início » Dicas de Português » A redação do Enem precisa ser criativa e inovadora?

 

Você já ouviu falar que para tirar nota 1000 na redação do Enem é preciso escrever uma redação criativa e inovadora? Será que isso é verdade ou é mito? Assim como outros vestibulares, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – cobra um texto dissertativo-argumentativo, além de algumas competências específicas.

Mas como a criatividade entra nesses critérios? Bom, é o que veremos neste post! A seguir, você vai descobrir se o Enem cobra criatividade, o que é uma redação criativa e, por fim, algumas dicas para inovar na redação e surpreender a banca avaliadora. Continue a leitura!

 

O Enem cobra uma redação criativa?

 

Embora o Enem avalie a originalidade na competência 2, ele não cobra de fato uma redação criativa. Pensar que precisa ser criativo para receber a nota máxima na redação é um mito! De acordo com o Inep – órgão responsável pelo Enem –, o participante deve obedecer apenas cinco competências que serão avaliadas na prova.

De forma geral, elas avaliam se o texto está dentro do gênero textual dissertativo-argumentativo (com introdução, desenvolvimento e conclusão), se apresenta argumentos e repertórios socioculturais que fundamentam o ponto de vista do participante e uma proposta de intervenção para o problema. Essas regras são essenciais na redação do Enem e você pode perder pontos caso não cumpri-las.

Sendo assim, como você pode ver, não dá para inovar quando se trata de estrutura. No entanto, se buscarmos entender o conceito de criatividade, vamos ver que ela deve sim ser utilizada na hora de produzir a redação. Siga a leitura e entenda!

 

O que é uma redação criativa?

 

Para entendermos o que é uma redação criativa, vamos resgatar o conceito de criatividade. Veja o que diz os dicionários:

Qualidade de quem ou do que é inovador, criativo, original; ORIGINALIDADE” (Aulete)

“Capacidade de criar ou inventar; engenho, engenhosidade, inventiva.” (Michaelis)

Existem muitas definições para a criatividade, mas note que os dicionários concordam com uma coisa: a criatividade anda de mãos dadas com a inovação, ou seja, nada mais é do que a capacidade de inventar e inovar.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que não necessariamente ser criativo é criar coisas totalmente novas, que nunca existiram antes, mas sim criar a partir de algo que já existe, ou seja, encontrar novas soluções para os problemas.

Portanto, uma redação criativa é aquela em que o autor articula o seu conhecimento de mundo aos seus argumentos. É uma redação que, sobretudo, foge do senso comum, combina ideias e faz uso de boas referências para garantir a originalidade do texto.

Agora que você já sabe o que é uma redação criativa, vamos às dicas práticas? Confira a seguir!

 

Como fazer uma redação criativa?

 

Existem algumas estratégias para escrever uma redação criativa e surpreender os corretores do Enem, sem fugir, é claro, do gênero textual dissertativo-argumentativo. Confira abaixo algumas dicas que listamos para você colocar em prática!

 

Fuja de modelos prontos

 

Antes de tudo, é importante que você entenda que a redação não é uma receita de bolo. Sabe aqueles modelos prontos de redação que facilmente encontramos na internet? Fuja deles! Se você quer surpreender os corretores com uma redação criativa, evite usar os argumentos, repertórios e propostas interventivas que são sempre usadas.

Lembre-se que criatividade significa inovar. Sendo assim, defina o seu ponto de vista e use o seu próprio conhecimento de mundo para fundamentar a sua redação. Para isso, é necessário prática e algumas técnicas, como fazer um brainstorming antes de colocar as palavras no papel.

 

Amplie seu conhecimento

 

Se engana quem pensa que a criatividade é um dom ou que ela “cai do céu”. A criatividade se alimenta de conhecimento e de outras referências. Logo, ela deve ser exercitada. Por isso, tenha o hábito de ler e escrever diariamente, assistir filmes, séries e documentários. 

Além disso, é importante que neste momento você saia da sua zona de conforto. Leia sobre diversas áreas, principalmente aquelas que você não domina muito bem. Uma forma de ser criativo na redação é combinar diferentes áreas na redação, que vão além das ciências humanas, como física, biologia e astronomia.

 

Use o seu repertório sociocultural

 

Um dos deslizes mais comuns na redação do Enem é usar repertórios de forma superficial, sem conectá-los às ideias do texto. Esses repertórios geralmente são aqueles indicados em estruturas prontas de redação e que acabam se tornando “batidos” de tanto que são usados.

Sendo assim, priorize os repertórios socioculturais que fazem parte do seu universo. Isso vai trazer originalidade ao texto e impressionar os corretores. Relembre as séries, filmes, livros ou músicas que você conhece e reflita se é possível relacioná-los ao tema.

Em vez de usar, por exemplo, aquela citação famosa retirada de um livro que você nunca leu, que tal usar como repertório um trecho de música ou uma série que você tanto adora? Isso vai tornar a sua redação muito mais criativa e original, acredite!

 

Elabore uma proposta de intervenção criativa

 

Por último, seja criativo na proposta de redação. É importante ter em mente que o Enem avalia se a proposta de intervenção é praticável, ou seja, se é possível colocá-la em prática na realidade. No entanto, existem algumas formas de você fugir das propostas mais básicas. 

Para isso, se informe sobre os diversos agentes sociais que podem se mobilizar e intervir no problema. Procure saber como cada um deles funciona e diversifique a sua proposta! Por exemplo, é muito comum que os participantes indiquem o governo como principal agente de intervenção, porém, dependendo do problema, é possível ir além e indicar outros agentes, como os ministérios, por exemplo.

Por fim, lembre-se que a criatividade é essencial na hora de solucionar qualquer problema – inclusive do tema de redação. Porém, saiba que nem só de criatividade é feito um bom texto: é preciso de técnica. Evite usar uma linguagem rebuscada e priorize frases curtas e objetivas. Pergunte-se sempre se a informação que você está passando faz sentido para o tema e para os argumentos apontados. Temos certeza que seguindo essas dicas a sua redação irá se destacar!

 

Agora, que tal praticar a redação criativa? A nossa equipe de professores especializados em redação está aqui para ajudar você nessa jornada. Conheça os nossos planos de correção e comece a treinar para o Enem 2022 agora!

 

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM