Por que é tão importante estudar redação?

por | abr 1, 2022

Início » Dicas de Estudo » Por que é tão importante estudar redação?

 

Você sabe por que é importante estudar redação? Se a sua resposta foi apenas “para passar no Enem, vestibular ou concurso”, você está enganado!  É claro, sabemos que o peso da nota da redação nesses exames é significativo. Porém saber se expressar bem por meio das palavras é uma habilidade essencial para vários momentos e situações cotidianas. 

Isso porque a redação é uma ferramenta de expressão, que articula fatos, ideias e constrói um raciocínio coerente em um discurso. Por conta disso, ela está presente em praticamente todos os cursos, formações, no mercado de trabalho, entre outros espaços. Trata-se de uma disciplina que você levará para o resto da vida.

Pensando nisso, listamos algumas vantagens de estudar redação que vão além de passar na prova de vestibular. Confira a seguir!

 

Melhora a habilidade de interpretação de textos

 

Quando você estuda redação, também está praticando a habilidade de leitura e interpretação de textos. Isso porque não escrevemos uma redação do zero, sempre partimos de algumas referências e leituras para nos inspirar e construir o nosso próprio texto.

As provas de redação como o Enem, concursos e vestibulares sempre disponibilizam textos motivadores para os candidatos lerem e se basearem para escrever a sua redação. Então, saber interpretar os fatos, dados e opiniões desses textos é importante para entender o que a banca está pedindo e se sair bem na prova.

 

Desenvolve a habilidade de argumentação

 

Além da interpretação de textos, é importante estudar redação para saber argumentar. A argumentação é um recurso linguístico usado na defesa de um ponto de vista sobre um determinado assunto. É a habilidade de relacionar fatos com as suas ideias de forma objetiva e que faça sentido.

Para além de um texto dissertativo-argumentativo, solicitado na banca do Enem, a argumentação é fundamental na construção de discursos tanto formais quanto informais. 

Saber argumentar bem ajudará você na vida profissional, pois, independente da área, nesse ambiente sempre há discussões de ideias para uma tomada de decisão. Além disso, saber construir bons argumentos é importante até em ambientes informais, como nos famosos almoços em família ou em bares com amigos.

 

Exercita o uso de repertório sociocultural

 

Os repertórios socioculturais nada mais são do que todo conhecimento adquirido durante a vida – seja na escola, seja no dia a dia. Se você já estudou para o Enem, é bem provável que já ouviu falar dele, uma vez que o repertório é cobrado no texto dissertativo-argumentativo. No entanto, a maior dificuldade dos candidatos é relacionar os repertórios com os seus argumentos.

Quando você estuda redação, a prática de conectar suas ideias com outras referências se torna um hábito. Você passa a lembrar mais facilmente daquele filme, livro ou escritor que você já teve contato e aprende a fazer uso dessas informações em seu discurso.

Além do Enem, saber relacionar o seu conhecimento e fazer uso deles na vida cotidiana mostra que você tem autoridade sobre o assunto, que você é uma pessoa informada e que se preocupa com as fontes seguras.

 

Ajuda a ter mais segurança na comunicação

 

Além dessas vantagens citadas, é importante estudar redação para ter mais segurança na comunicação. Isso porque a redação estimula a nossa capacidade de raciocínio e expressão.

Comunicar-se bem é essencial para a vida social, desde o ambiente de trabalho até mesmo para tornar as relações pessoais melhores. Além disso, a redação é cobrada em praticamente todos os exames e processos seletivos importantes.

Portanto, estudar redação com antecedência é uma forma de se preparar para qualquer momento da vida que necessite da comunicação escrita ou falada.

 

Lembre-se: é importante estudar redação praticando

 

Esqueça aquela velha ideia de que escrever bem só se faz com inspiração. Essa afirmação não passa de um mito!  Só se aprende a escrever bem praticando e isso envolve muita prática: leitura, escrita, reescrita e revisão.

Por isso, somos – ou deveríamos ser – incentivados a ler e escrever desde cedo no ambiente escolar. Afinal, escrever é possível para todos e é uma habilidade que também pode ser desenvolvida independente da sua idade.

Então, inclua na sua rotina a prática de redação. Tente, pelo menos, escrever uma redação por semana e comece optando por temas que você considera mais interessantes. Depois, tente escrever sobre aqueles que mais te desafiam. Outra dica é escrever mais de uma vez a redação e aperfeiçoá-la.

Nesse momento, também é importante ter profissionais que possam auxiliar e orientar você. Eles poderão identificar os seus erros e acertos e mostrar para você os pontos que precisam ser aperfeiçoados em sua escrita. 

Nós, do Redação Online, podemos ajudar você nessa jornada! Em nossa plataforma, você tem acesso aos nossos professores e corretores especialistas em redação do Enem, vestibulares e concursos. Além disso, também produzimos conteúdos semanais sobre redação aqui no nosso blog e em nosso canal no Youtube.

 

Agora que você já sabe por que é importante estudar redação, que tal começar a praticar agora mesmo? Não perca tempo! Confira os planos em nosso site e continue nos acompanhando. Até mais!

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM