PHP Uploader - By Phenix-TN & Mr.Anderson
Linux redacaonline-old 5.8.0-1035-gcp #37~20.04.1-Ubuntu SMP Thu Jun 17 16:04:29 UTC 2021 x86_64
okokok/var/www/public_html/blogokokok

Reescrita da redação: Saiba como fazê-la corretamente

por | dez 31, 2020

Você sabia que a reescrita da redação ajuda – e muito – a desenvolver melhor a estrutura de um texto? Saiba a importância dela e como fazer.

Durante o processo de preparação para o Enem, muitos estudantes estabelecem metas de escritas de redação. Certamente, escrever muitos textos é uma excelente forma de treinar, mas não é a única. Você tem o hábito de reescrever os seus textos? Pois é, mesmo se você for um aluno nota 10 pode tirar proveito dessa atividade. Então, prepare-se que nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a reescrita da redação.

O processo de escrever é, para muitas pessoas, bastante difícil – e até mesmo doloroso. Isso acontece por diversos motivos, desde uma educação deficitária, falta de hábito, crença de que “não sabe”, entre outros. A verdade é que, como todo processo, pode ser aprendido e aprimorado ao longo de certo tempo. É comum que se escreva textos apressadamente, apenas para colocar um check numa lista de tarefas e se sentir aliviado com a entrega. No entanto, esse tipo de postura prejudica duas fases essenciais: a revisão e a reescrita da redação.

Por que devo revisar meu textos?

A revisão do texto, embora não seja o nosso foco deste artigo, é essencial para que possamos dizer com maior clareza o que queremos. Infelizmente, muitas pessoas não costumam realizá-la, sequer leem com calma o que escreveram antes de passar a limpo e entregar. Por isso, é importante reservar alguns minutos para realizar essa tarefa. Mas por onde começar?

Por exemplo, com uma boa revisão, você pode assinalar erros banais, como a repetição de palavras ao longo do texto. Durante a leitura atenta, sublinhe as palavras repetidas e depois as substitua por sinônimos. Outro ponto importante da revisão é corrigir problemas de concordância, pois ao ler o texto conseguimos perceber quando ela está ausente por causa da quebra na fluidez da leitura. Também pode-se corrigir coesivos inadequadamente utilizados, verificar se há muitas repetições deles e ajustar esses pontos. Portanto, jamais dispense uma boa revisão textual das suas redações!

Qual a importância da reescrita?

Ao receber o retorno de um texto escrito, seja do seu professor ou da nossa plataforma de correções, é fundamental que seu foco não seja apenas a nota recebida ou os desvios marcados. Muita gente pensa que reescrever a redação é apenas corrigir erros de grafia ou gramaticais feitos ao longo do texto. Nada disso! A reescrita é um processo que o levará a um novo texto sobre o mesmo assunto. Diferentemente da revisão, em que corrigimos apenas detalhes, na reescrita da redação se refaz o texto. Trata-se, então, de reconhecer as falhas na abordagem e aprender com elas. O feedback  recebido será o ponto de partida para novas reflexão e redação. Assim, você corrigirá não apenas as questões pontuais, mas refletirá sobre todo o desenvolvimento e estruturação textual realizado para melhorá-lo.

Uma reescrita orientada na fase de treinamento para a redação Enem pode ser muito mais eficiente do que fazer um novo texto do zero ou escrever vários textos seguidos sem esperar a correção do avaliador. Isso porque é a partir daquilo que não está tão bom que podemos estabelecer parâmetros e realmente compreender o que falta, por exemplo, para chegar à redação nota mil.

Como fazer uma boa reescrita da redação?

Antes de mais nada, livre-se da ideia de que um texto que não obteve acima de 800 na avaliação de um corretor não pode melhorar. Afinal, quanto mais pontos a revisar e reescrever, provavelmente a chance de sua nota dar um salto de melhoria na segunda avaliação é grande. Isso por si só dá um up na autoestima e – melhor que isso – deixa você mais confiante na eficácia de reescrever suas redações.  Fatores que podem levar seu texto a uma nota baixa incluem:

  • muitos desvios de escrita, traços de oralidade, não atendimento da norma padrão da Língua Portuguesa;
  • entendimento apenas parcial do tema da redação, o que leva a um tangenciamento;
  • má escolha do repertório sociocultural, não relacionado ao tema ou falta de uso produtivo;
  • texto bem articulado, porém apenas com repertório pessoal (não legitimado); entre outros.

Assim, ao receber o seu texto corrigido, leia-o novamente e se pergunte: o que faltou? Consegui abordar completamente o tema? Meu repertório estava, de fato, adequado ao meu projeto de texto? Há alguma incoerência na minha argumentação? E os desvios? O que posso fazer para evitá-los (dica: revisão!)?

Se você usa a plataforma Redação Online sabe que os nossos corretores deixam, ao longo do texto ou ao final, comentários sinalizando aspectos que podem ser aprimorados, inclusive em alguns casos recomendando a reescrita. Não deixe essas informações preciosas para lá! Por mais que a gente muitas vezes se sinta frustrado por não ir tão bem quanto esperava numa redação, é essencial engolir o orgulho e aprender com os erros. Afinal, é assim que se evolui, não é mesmo?

Ao receber a sua correção, faça o seguinte para uma boa reescrita:

  • Observe todos os desvios e use marca texto para grifá-los (no caso de ter escrito à mão e não digitado), depois avalie quais substituições poderia fazer. No caso de erros de grafia, por exemplo, pesquise o termo e faça uma lista para nunca mais cometê-los.
  • Leia as observações do corretor ou professor. A partir delas, repense a sua abordagem.
  • Releia a proposta de redação e os textos motivadores, faça anotações e certifique-se de que entendeu bem o tema.
  • Faça um novo projeto de texto. Se não usou referências pertinentes, pesquise um pouco mais o assunto. Se faltou uso produtivo, reveja como associar cada repertório escolhido com a sua linha de raciocínio.
  • Reescreva seu texto. Você pode até aproveitar aquilo que ficou bom na primeira versão, só não se esqueça de que precisa ter coesão e coerência no seu texto.
  • Antes de finalizá-lo, revise-o. Veja novamente as observações e indicações feitas por quem corrigiu. Então, tudo certo? Gostou do que leu? Pronto! Passe a limpo e aguarde a nova correção! Certamente será sucesso

E você, costuma fazer a reescrita da redação? Se não, comece agora, ainda dá tempo de aprender bastante com essa técnica até o dia da prova. Precisa de alguém para corrigir seus textos? Conheça nossos planos e conte com uma equipe preparada para ajudá-lo a se dar muito bem!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM