Vai prestar Fuvest 2024? O tempo para se preparar foi reduzido, está sabendo?! Sim: pela primeira vez as duas fases da Fuvest serão realizadas em 2023. Mas é claro que vamos explicar tudo para você se planejar – siga em frente!
Vamos ver primeiro as datas – o calendário – da Fuvest 2023.
Calendário da Fuvest 2024
- período para solicitar a isenção e a redução da taxa de inscrição: 15 de maio e 14 de julho
- resultados dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição: 3 de agosto
- prazo para correção e reenvio de eventuais documentos para isenção e redução da taxa de inscrição: 4 a 11 de agosto
- inscrições: 17 de agosto a 06 de outubro
- 1ª fase do vestibular: 19 de novembro
- 2ª fase do vestibular: 17 e 18 de dezembro de 2023
- provas de habilidade específica: 03 a 06 de janeiro de 2024
Estamos escrevendo este artigo em março de 2023, então, se você começar a estudar a matéria AGORA, terá 8 meses pela frente até a prova. São 8 meses para rever toda a matéria do ensino médio.
(Isso considerando que você não vai tirar férias em julho, ein!)
E tem mais dois detalhes:
- é bom organizar a matéria de forma que sobre algum tempo para a revisão antes da prova da primeira fase;
- é preciso ter um tempo para ler os livros obrigatórios.
Por falar em livros obrigatórios, estão aqui abaixo, e tem algumas modificações em relação a 2023.
Leituras obrigatórias para a Fuvest 2024
1) Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
2) Quincas Borba – Machado de Assis
3) Angústia – Graciliano Ramos
4) Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
5) Mensagem – Fernando Pessoa
6) Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
7) Campo Geral – Guimarães Rosa
8) Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles9) Dois irmãos – Milton Hatoum
Você vai se sentir tentado a ler apenas os resumos deles, devido ao pouco tempo, nós sabemos… Mas leia pelo menos alguns livros, porque a prova da Fuvest faz perguntas que só quem lê os livros sabe responder.
Agora vamos à parte que mais interessa para a gente: a temida redação da Fuvest!
Como se preparar para a redação da Fuvest 2024
A Fuvest tem pedido nas últimas décadas uma redação argumentativa, então tudo indica que continuará sendo esse o tipo de redação para 2024.
Supondo que você passe da primeira fase (estamos cruzando os dedinhos!), fará a prova de redação em dezembro de 2023. A redação Fuvest é para quem treina de verdade e é assim que deve se preparar:
- Aprenda o que é uma dissertação argumentativa;
- Treine escrevendo pelo menos uma redação por semana;
- Envie sua redação para nossa equipe de professores para não fixar erros e saber como melhorar rápido;
- Entenda a diferença entre a redação da Fuvest e a do Enem para não perder tempo estudando coisas desnecessárias.
Nossos corretores têm alguns alertas para você, baseados nas falhas mais comuns que têm encontrado nas redações que chegam aqui:
- A Fuvest não obriga a inclusão de propostas de intervenção; inclua se quiser, mas observe que se o tema não trata de problema, não há sentido em sugerir soluções;
- A Fuvest prioriza o pensamento crítico do candidato; isso significa que você deve ser você mesmo durante a redação, evitando frases prontas, senso comum e coisas do tipo;
- A Fuvest com frequência pergunta diretamente ao candidato a opinião dele, baseada nas experiências dele; portanto, se você tem medo de usar a primeira pessoa, tente superar isso para conseguir acertar em cheio o que é pedido;
- A Fuvest não dá pontos a mais para citações, menção a filmes ou livros, nem frases de filósofos; você pode escrever uma redação sem se preocupar em decorar esse tipo de conteúdo na tentativa de ganhar pontos – o importante é mesmo ser claro e saber pensar sobre o assunto;
- A Fuvest não obriga o uso dos textos fornecidos, mas usar os textos fornecidos é, para ela, um indicativo de que o candidato tem compreensão de leitura e treino de escrita; o candidato pode livremente concordar ou discordar dos textos fornecidos.
Esta será sua primeira vez com a Fuvest? Continue com a gente e vamos ver o que já caiu na redação da Fuvest.
As últimas propostas de redação da Fuvest
Redação Fuvest 2023
No momento em que estamos escrevendo este artigo, a Fuvest ainda não liberou a prova digitalizada de 2023. Mas temos o tema: “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”. Como você vê, foi um tema de cunho social.
Redação Fuvest 2022
“As diferentes faces do riso” – esse foi o tema no ano de 2022.
Foram fornecidos 5 textos, sendo um deles uma imagem, e brevemente se pedia uma dissertação sobre o tema. O caminho mais natural para o candidato seria mostrar a relação entre o riso – seus vários tipos – e a convivência social, ou o comportamento humano.
Redação Fuvest 2021
O tema desse ano foi “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”, e para a redação foram fornecidos 5 textos, sendo um deles uma imagem. Havia poema, música, texto jornalístico e texto de livro (ensaio).
Outro tema bem atual, mas com um aspecto fundamental que é a decifração do conceito de “estar fora de ordem”. O que significa essa “ordem”?
Redação Fuvest 2020
“O papel da ciência no mundo contemporâneo” – era este o tema de 2020. Havia 5 textos, incluindo uma música e uma tirinha em quadrinhos.
O candidato estava livre para mostrar qual seria a utilidade das várias ciências no mundo em que vivemos.
Redação Fuvest 2019
O tema foi “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?” Havia novamente 5 textos, sendo um poema e uma imagem dois desses textos.
Um típico tema da Fuvest, que leva o candidato a filosofar sobre algum fato da vida humana!
Siga essas dicas com os livros, o calendário e detalhes da redação Fuvest 2024 para começar a se preparar já! Pode enviar sua redação para nossa equipe corrigir e foque nas outras matérias!