logo redação online

Dia Nacional da Alfabetização | 14 de Novembro

menina aprendendo a ler

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado anualmente em 14 de novembro. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.

Ela não está somente associada no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento, e isso é importante em nosso dia a dia.

Então, quer saber por que o Dia Nacional da Alfabetização se comemora 14 de novembro e indicações de citações e repertórios relacionados à alfabetização? Continue lendo este artigo!

Como surgiu o Dia Nacional da Alfabetização?

Essa data comemorativa surgiu e começou a ser comemorada desde 14 de outubro de 1966, e foi criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.

Ademais, no Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização em 8 de setembro. Desse modo, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou essa data e possui o mesmo objetivo de apoiar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.

Por que a alfabetização é tão importante?

A alfabetização é uma das primeiras etapas do processo de aprendizagem de uma pessoa. Por meio dela, as pessoas podem iniciar o processo de desenvolvimento intelectual, em um sentido acadêmico, e ela permite que um indivíduo possa se especializar em uma área do conhecimento ou ofício, para ser encaminhado ao mercado de trabalho.

Graças à alfabetização, o indivíduo pode gozar plenamente de sua cidadania e por meio da alfabetização ele tem uma autonomia maior para lutar pelos direitos que lhe interessam. Ela é a base para uma educação construtiva e ajuda as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos.

Atividades para o Dia Nacional da Alfabetização

As instituições de ensino podem comemorar a data de diferentes formas. A escola, pode, por exemplo, organizar uma reunião com alunos e professores para mostrarem a importância da alfabetização na vida de todos.

Sugestão 1: Reunir dados importantes do índice de analfabetização no Brasil e como isto impacta na vida das pessoas.

Sugestão 2: Promover um evento comunitário para que qualquer cidadão não é alfabetizado possa aprender a ler e escrever.

Frases sobre Alfabetização

  • “Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar.” – Augusta Schimidt
  • “A alfabetização é uma ponte da miséria para a esperança.” – Darcy Ribeiro
  • “A alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo.” – Paulo Freireun
  • “A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal.” – Emília Ferreiro
  • “O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objetivo social complexo que é a escrita.” – Emília Ferreiro
  • “A criança em processo de alfabetização é uma grande desbravadora. Enfrenta grandes mares de palavras e termos desconhecidos sem se deixar limitar.” – Crianças desbravadoras
  • “O aluno aprende a fazer-se homem em contato com seus mestres, e, portanto, o mestre é sempre um modelo a seguir.” – Rosseau

Outras celebrações relacionadas à Alfabetização

Repertórios socioculturais sobre esse assunto

Filmes: Gênio Indomável (1997), Central do Brasil (1998), O Bom Rebelde (1998), Um Passo Para a Liberdade (1996), Matilda (1996), Rádio (2004), Com Estrelas na Terra (2007), O Leitor (2008), Mãos Talentosas: A História de Ben Carson, Uma Lição de Vida (2010), A Vida Que a Gente só Ouve Falar (2014), Sementes Podres (2018), Amador (2018), O Menino Que Descobriu o Vento (2019), O Som do Silêncio (2020).

Livros: Alfabetização e Letramento (Magda Soares), Reflexões Sobre Alfabetização (Emília Ferreiro), A Criança na Fase Inicial da Escrita: a alfabetização como processo discursivo (Ana Luiza Bustamante Smolka), Consciência Fonológica em Crianças Pequenas (Marilyn Jager Adams).

Documentários: Carregadoras de Sonhos (2010), História de um Brasil Alfabetizado (2012), A Educação Proibida (2012), Projeto AJAM – Alfabetização de Jovens e Adultos (2020).

Séries: Sua Escola, Nossa Escola (2017), Anne com E (2017).

É educador ou gestor educacional? O Redação Online é a maior plataforma de correção de redações para escolas, faculdades e cursinhos preparatórios. Ademais, o nosso sistema de inteligência artificial é o mais completo do mercado, contando, inclusive, com detector de plágio e anti-cheating. Além disso, quer aumentar aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos ou otimizar a correção de redações em processos seletivos? Então, conte com a nossa tecnologia!

TESTE NOSSA PLATAFORMA POR 2 MESES GRÁTIS

POSTS RELACIONADOS