logo redação online

Dia do Diretor de Escola | 12 de Novembro

diretor escolar

O Dia do Diretor de Escola é comemorado anualmente em 12 de novembro. Esta data celebra o profissional responsável por gerir a escola garantindo o seu funcionamento com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores dos colégios.

O diretor é quem tem a responsabilidade de manter as normas em cumprimento e supervisionar o projeto pedagógico. Diferente do Dia do Professor, que possui uma única data para todo o país, o Dia do Diretor da Escola tem datas diferentes conforme o estado. Por exemplo, em alguns estados brasileiros, como São Paulo, é comemorado em 18 de outubro.

Quer saber por que o Dia do Diretor de Escola se comemora em 12 de novembro e indicações de citações e repertórios relacionados à diretor de escola? Continue lendo este artigo!

Como foi criada a função de diretor escolar?

Esse cargo surgiu no início do século XX, no primeiro dia de aula em 1894, quando os alunos da recém-inaugurada escola-modelo Caetano de Campos, no centro de São Paulo, estranharam o ambiente e era preciso ter alguém dentro da escola, surgindo o cargo de diretor escolar.

O que é necessário para se tornar diretor escolar?

É necessário a formação em Pedagogia, porém em algumas instituições de ensino, principalmente particulares, permitem que profissionais formados em outra licenciatura assumam o cargo.

No caso de instituições públicas, além da formação, também é exigido que o profissional tenha experiência na docência e preste concurso público ou eleição, ou em alguns casos, o diretor pode ser indicado.

Se o diretor escolar é escolhido por indicação ou eleição, esse profissional deve entrar em contato com a Secretaria de Educação da cidade ou estado para conhecer os mecanismos de seleção.

Além disso, ele precisa de manter atualizado, a busca por conhecimento deve ser constante, principalmente sobre gestão escolar e sobre as novidades do mundo educacional.

Qual é a importância dele?

O diretor escolar é um ser essencial e decisivo para o bom funcionamento da escola, em todos os seus aspectos: físico, político, material, emocional, pedagógico e financeiro e também precisa comandar toda a sua equipe.

Ele também tem o papel de engajar a sua equipe, a fim de entender as necessidades dos mestres para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos e alcançar desempenhos positivos para todos os envolvidos.

Atividades para o Dia do Diretor Escolar

As instituições de ensino e elas podem comemorar a data de diferentes formas. Podem, por exemplo, organizar atividades que homenageiem o diretor e que transmitam a importância do diretor escolar.

Sugestão: Os professores podem se reunir com os alunos para escreverem mensagens e juntar algumas fotos que mostrem a importância do diretor de sua escola para apresentar na semana do Dia do Diretor Escolar.

Frases sobre diretor escolar

  • “Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.” – Sócrates
  • “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” – Ayrton Senna
  • “A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o que fazer.” – Harry Truman
  • “Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho.”  – André Gide
  • “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” – Abraham Lincoln
  • “Não ensino meus alunos. Crio a condição para que aprendam.” Albert Einstein
  • “A escolha de um bom diretor na escola faz efeitos positivos no sistema educacional.” – Erasmo Shallkytton
Outras celebrações relacionadas à essa d:
  • Dia da Escola: 15 de março
  • Dia do Pedagogo: 20 de maio
  • Dia da Educação: 28 de abril
  • Dia do Estudante: 11 de agosto
  • Dia do Professor: 15 de outubro
  • Dia dos Estudantes: 17 de novembro

Repertórios socioculturais sobre diretor escolar

Filmes: Meu Mestre, Minha Vida (1989), Curtindo a Vida Adoidado (1986), A Voz do Coração (2004), Operação Supletivo – Agora Vai! (2018), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Ao Mestre, Com Carinho (1967), Matilda (1996), Escola de Rock (2003), Prova de Fogo – Uma História de Vida (2006). Escritores da Liberdade (2007), Educação (2009), Entre os Muros da Escola (2008).

Livros: Diretor Escolar: educador ou gerente (Vitor Henrique Paro), Gestão Escolar e o Trabalho do Diretor (Rodrigo da Silva Pereira), Ser Diretor: uma vagem por 30 escolas públicas brasileiras (Eder Chiodetto), Diretor de Escola Pública no Acre: Função, Formação e Remuneração (Mário Roberto Machado Torres), Diário de Um Diretor de Escola (Luiz Benedito Ponzeto), A Última Grande Lição: você já teve um professor de verdade? (Mitch Albom).

Documentários: Carregadoras de Sonhos (2010), A Educação Proibida (2012), Sementes do Nosso Quintal (2012), Quando Sinto Que Já Sei (2014).

Séries: Elite (2018), Sex Education (2019), Control Z (2020), A Diretora (2021).

É educador ou gestor educacional? O Redação Online é a maior plataforma de correção de redações para escolas, faculdades e cursinhos preparatórios. Ademais, nosso sistema de inteligência artificial é o mais completo do mercado, contando, inclusive, com detector de plágio e anti-cheating. Além disso, Quer aumentar aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos ou otimizar a correção de redações em processos seletivos? Conte com a nossa tecnologia!

POSTS RELACIONADOS