Olá, pessoal! Como estão?

O Lucas Felpi, nosso parceiro, preparou uma dica muito legal para os fãs da série ELITE! Sabia que é possível usá-la em suas redações, dependendo do tema? Pois é! Bora pegar o caderno e anotar tudo?

SÉRIE: ELITE

2018- • 2 temporadas • 60min

Sinopse: Após três jovens da escola pública serem transferidos para um conceituado colégio de elite, o conflito entre classes acaba levando a um assassinato.

ATENÇÃO: CUIDADO COM OS SPOILERS

BULLYING NAS ESCOLAS

Quando uma escola pública desaba por obras mal feitas, três alunos recebem bolsas de estudo para Las Encinas, o colégio mais exclusivo da Espanha. Lá, eles são discriminados por sua condição material inferior, vistos como vírus contagiosos ou animais desumanizados pelos alunos das famílias milionárias, resultando em um assassinato.

A violência e outros problemas escolares já foram assunto aqui no blog, confere:

LUTA DE CLASSES

Em “Elite”, como o próprio nome indica, a principal temática é o conflito entre as classes sociais de Las Encinas. Relacionando-o com a teoria de Karl Marx, vemos o conceito de luta de classes aplicado entre o grupo opressor, dos alunos de famílias ricas, e o oprimido, dos bolsistas, buscando reivindicar seu espaço e seus direitos. De acordo com o filósofo, a luta de classes é uma constante na história humana, já que a condição material determina os demais aspectos da vida.

Não tem como falar sobre luta de classes e não relacionar ao tema “desigualdade social”, que nós já abordamos por aqui:

HIV NA ADOLESCÊNCIA

Um dos motivos para a discriminação com alunos de famílias pobres foi a transmissão do vírus HIV de um ex-aluno bolsista para Marina, uma das garotas do colégio. Ao longo da série, vemos como sua condição com o vírus molda a visão dos outros sobre sua vida sexual e o tratamento de seus pais com relação a ela.

Relacionando as doenças sexualmente transmissíveis à nossa sociedade, aproveita pra ler:

XENOFOBIA E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Nadia, uma das bolsistas vinda de família muçulmana, é proibida de usar o hijab (o véu islâmico que cobre o cabelo das mulheres) pela direção da escola, com risco de expulsão em caso de desobediência. “Aqui, todos usam acessórios – bolsas caras, relógios de ouro… Tudo isso quer dizer: sou mais rico do que você. Por que não posso usar um símbolo da minha fé?’’, ela fala.

HOMOFOBIA

O caso entre Omar, irmão de Nadia e vindo de uma família conservadora muçulmana, e Ander, filho da diretora da escola, revela as facetas da homofobia em diferentes famílias e as dificuldades no processo de abertura da sexualidade. Omar tem medo de ser expulso de casa pelos pais rigorosos, e Ander esconde sua orientação sexual temendo ser excluído pelos amigos e perder sua carreira no tênis.

RELAÇÕES POLIAMOROSAS

Outra relação a ser mencionada é o trisal Christian (um dos bolsistas), Carla e Polo (que antes formavam um casal). Os últimos dois decidem juntos experimentar novas configurações com outras pessoas e usam o novo colega Christian, que ao final resulta em uma conexão maior. Os três se envolvem emocionalmente, Polo se descobre sexualmente e eles formam um trisal.

CORRUPÇÃO

O pai de dois personagens principais comanda a construtora responsável pelo colapso da escola pública, acobertado pelas bolsas de estudo. O mesmo tinha um esquema de corrupção com o pai de outro colega, documentado em arquivos dentro de um relógio. Quando o relógio é roubado, eles fazem de tudo para recuperá-lo e proteger os segredos, incluindo assassinato.

GRAVIDEZ PRECOCE

Marina secretamente se envolve em um caso com Nano, irmão de Samuel, do qual descobre estar grávida. Além de lidar com a pressão e as consequências de uma gravidez precoce, ela não pode divulgar quem é o pai da criança. Quando Marina é assassinada, seu bebê também morre.

USO DE DROGAS POR JOVENS

Os jovens de “Elite” fazem festas com frequência e não tem dificuldade para obter bebidas alcóolicas ou drogas (Omar, por exemplo, é um pequeno traficante). Guzmán, irmão adotivo de Marina e contrário ao uso de drogas após descobrir que seus pais biológicos morreram devido ao consumo dessas, aparece na 2ª temporada abusando de entorpecentes após a perda da irmã.

VAZAMENTO DE FOTOS ÍNTIMAS

Na 2ª temporada, Nadia tem um vídeo íntimo seu com Guzmán vazado por Valério e Lucrécia, que sente ciúme dos dois juntos. A menina tem que contar aos seus pais, rigorosamente religiosos, mas é perdoada e recebe apoio desses. A situação reflete um problema comum entre jovens que mancha a reputação das vítimas e causa impactos duradouros com os membros da família.

INCESTO

Lucrécia e Valério são meio-irmãos (filhos do mesmo pai) com um histórico de casos românticos desde crianças, um caso de incesto. Uma das revelações mais chocantes da nova temporada, a paixão entre os dois toma uma proporção maior quando a família descobre o romance numa cena um tanto perturbadora de jantar.

CONDENAÇÕES INJUSTAS

Após a morte de Marina, Nano é acusado de cometer o crime contra sua amante secreta e encarcerado injustamente: até seu julgamento oficial, ele teria de ficar 2 anos na cadeia. Samuel, seu irmão, faz de tudo para provar que ele é inocente, inclusive forja seu desaparecimento e morte para levar Carla a confessar que Polo é o culpado.

As deficiências da justiça também são pautadas em outra série: OLHOS QUE CONDENAM

EXEMPLO DE TEMA DE REDAÇÃO:

Tema: “Caminhos para a inclusão de portadores de IST’s no Brasil”

Na série televisiva “Elite”, Marina vem de uma família rica e privilegiada, que tenta a todo momento esconder que sua filha é portadora do vírus HIV. Ao longo da narrativa, são retratadas as dificuldades de lidar com uma infecção envolta por tabus, mitos e preconceitos, inclusive gerando na trama a intolerância dos alunos do colégio para com os bolsistas, já que havia sido um deles o transmissor do vírus. Fora das telas, fica claro que jovens diagnosticados com IST’s encontram obstáculos para sua inclusão e aceitação, principalmente por desinformação generalizada e medo infundado.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


LEIA MAIS:

Como usar a série 13 REASONS WHY em suas redações

Como usar a série SEX EDUCATION em suas redações

Como usar a série The Umbrella Academy em suas redações?

Tema de redação: as novas configurações da família contemporânea no Brasil

5 formas de melhorar seu repertório sociocultural para a redação

Tema de redação: inclusão de autistas no Brasil

Tema de redação: racismo velado

Comentários do Facebook