logo redação online

Dia da Redação | 16 de Setembro

meninas estudando redação online

O Dia da Redação é comemorado em 16 de setembro e tem como objetivo lembrar a importância da redação na vida de todos. Afinal, ela é de extrema importância para adultos, jovens e crianças, pois, além de incentivar e melhorar a escrita, pode abrir portas para o futuro, como o Enem, vestibulares e concursos públicos.

A escrita da redação está relacionada à produção de textos, que permitem que qualquer cidadão alfabetizado escreva sobre qualquer assunto. Para isso, é necessário que ela tenha conhecimentos atuais e que consiga se expressar através das palavras e normas gramaticais.

Além disso, nesta mesma data, 16 de setembro, também é comemorado o aniversário do Redação Online. Afinal,  A data de criação da plataforma que revoluciona a vida das pessoas é 16 de setembro de 2016.

Quer saber mais sobre o Dia da Redação, sua importância e indicações de repertórios socioculturais e atividades relacionadas a este dia? Então, continue lendo este artigo!

A importância da redação

A redação mescla diversos conhecimentos, exigindo uma boa escrita e um raciocínio rápido.

Sendo assim, a matéria é a mais importante nos vestibulares e responsável por fazer o aluno conseguir uma vaga em uma universidade.

Sem dúvida, ela possibilita que o candidato, por meio de um texto bem estruturado, possa alcançar até a nota 1.000 (nota máxima no Enem) ou que, pelo menos, chegue muito perto dela.

Qual é a importância da redação na escola?

A produção de textos é cobrada durante a trajetória de ensino dos jovens em todas as matérias. Porém, para a redação do Enem é cobrado um gênero especifico com suas particularidades. Além disso, o tipo textual em questão é o dissertativo argumentativo, que pede a apresentação de proposta de intervenção ao final da redação.

Ademais, esse exame tem sido bem exigente em sua proposta de avaliação, portanto, é essencial que as escolas contem com ferramentas voltadas para a preparação dos alunos na escrita específica deste modelo de redação, como é o caso do Redação Online, que tem auxiliado milhares de escolas e professores em todo o Brasil com sua plataforma de correção de redações!

Conquistando uma vaga na universidade com a nota da redação

O estudante deve estar bem preparado para a redação do Enem, pois ela vale 20% da nota e pode ser responsável pelo pleiteio de uma vaga na universidade com os programas: Prouni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ou até mesmo conseguir o Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Além da isenção em vestibulares tradicionais em diversas faculdades privadas.

Como fazer uma boa redação?

  • Desenvolva o habito de leitura: ela é essencial para você aprender a escrever bem e aumentar a sua lista de argumentos.
  • Crie uma linha de argumentação: você não pode jogar seus argumentos no texto de qualquer forma, e sim criar uma linha de argumentação que esteja coerente com a sua opinião.
  • Preste atenção à estrutura do texto: você deve ficar atento qual gênero textual está escrevendo e quais são suas particularidades, para respeitar essa estrutura.
  • Utilize informações confiáveis: na sua argumentação use dados de fontes confiáveis, como órgãos governamentais, empresas de pesquisa e veículos de comunicação.
  • Não fuja do tema: sempre se atente ao enunciado e revise o seu texto para ter certeza que não está fugindo do tema, pois isso pode zerar a nota.
  • Pratique bastante: inclua praticar redação na sua rotina, pois quanto mais você praticar, melhor vai ficar a sua redação.

Atividades para esse dia

As escolas de Ensino Fundamental (I e II) e a de Ensino Médio podem, por exemplo, fazer atividades na aula de português que incentivem a escrita e a pratica de redação, bem como o conhecmento da importância para o Enem, vestibulares e concursos públicos.

Sugestão 1: Na semana do Dia da Redação pedir para os alunos elaborarem redações sobre um tema em especifico e, após revisarem, trocarem de redação com os colegas, para eles darem sua opinião sobre o que acharam.

Sugestão 2: Propor uma aula ao ar livre e trazer redações nota 1000 para mostrar aos alunos, e no final fazer um debate sobre as redações.

Frases sobre redação

  • “A leitura traz ao homem plenitude; o discurso, segurança; e a escrita, precisão.” – Francis Bacon
  • “Uma palavra escrita é semelhante a uma pérola.” – Johann Goethe
  • “O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco.” – Júlio Dantas
  • “Uma palavra escrita é a mais fina das relíquias.” – Henry David Thoreau
  • “A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal.” – Emilia Ferreiro

Outras celebrações relacionadas

Repertórios para ajudar na redação

Filmes: A Hora da Estrela (1985), Centro do Brasil (1998), O Auto da Comparecida (2000), Cidade de Deus (2002), Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), Tropa de Elite (2007), O Grande Desafio (2008), Território Restrito (2009), O Menino e o Mundo (2013), Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), Que Horas Ela Volta? (2015), O Começo da Vida (2016), Aquarius (2016), Bacurau (2019), 1917 (2019).

Livros: A Revolução dos Bichos (George Orwell), A Peste (Albert Camus), A Metamorfose (Franz Kafka), Quarto de Desejo (Carolina Maria de Jesus), Sociedade do Cansaço (Byung-Chul Han), Olhos d’Água (Conceição Evaristo), A Nova Califórnia (Lima Barreto), Lima Barreto – Triste visionário (Lilia Moritz Schwarcz), A Civilização do Espetáculo (Mario Vargas Llosa), O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro), A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade (Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu), A Peste (Albert Camus).

Documentários: Brasil: uma história inconveniente (2000), Food Inc (2008), Obsolescência Programada (2010), O Dia que Durou 21 Anos (2012), Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014), Hiroshima: The Aftermath (2015), Imagens do Estado Novo (2016), Guerras do Brasil.doc (2018), Indústria Americana (2019), O Dilema das Redes (2020).

Séries: Grey’s Anatomy (2005), Modern Family (2009), Back Mirror (2011), Merlí (2015), Anne With an E (2017), O Mecanismo (2018), You (2018), Sex Education (2019), Olhos Que Condenam (2019), Maid (2021), Round 6 (2021).

Portanto, quer praticar redação na maior plataforma de correções do país? Então, acesse o site do Redação Online e adquira o seu plano!

QUERO ENVIAR MINHA REDAÇÃO

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes