Olá, fã da Marvel! Tudo certinho? Nosso parceiro Lucas Felpi preparou mais uma super dica para quem está se preparando para a redação do ENEM, vestibulares ou concursos! Você sabia que é possível usar VINGADORES: ULTIMATO dependendo do tema da redação?

avengers endgame GIF

Siiiiim! Bora anotar os assuntos ligados a esta série que a permitem ser referenciada em redações de diferentes temas?

redação

VINGADORES: ULTIMATO (FILME)

2019 • 3h02min • 12+

Sinopse: “O grave curso de eventos colocado em ação por Thanos, que dizimou metade do universo e fraturou os Vingadores, faz com que os Vingadores remanescentes tomem uma atitude final na grande conclusão dos 22 filmes da Marvel Studios.”

avengers endgame GIF

SEM SPOILERS:

  • SUPERPOPULAÇÃO E ESCASSEZ DE RECURSOS
    Thanos é um antagonista que planejou a longo prazo exterminar 50% dos seres vivos do universo, baseado apenas em uma teoria: a descrença na gestão ambiental. Para ele, cujo planeta de origem foi destruído pela superpopulação e guerras por recursos, não há chances de sobrevivência para o universo com a crescente demanda populacional e a oferta existente.
  • MALTHUSIANISMO
    A concepção de Thanos lembra a teoria demográfica do economista britânico Thomas Malthus na obra “Ensaio sobre o Princípio da População”, de 1798. Para Malthus, a população crescia em progressão geométrica (ex.: 2, 4, 8, 16,…), enquanto a produção de alimentos, em progressão aritmética (ex.: 2, 4, 6, 8,…). Sendo assim, não haveria recursos suficientes para a humanidade e essa explosão demográfica causaria um quadro global de fome, doenças e pobreza. Por isso, a corrente do malthusianismo defendia a castidade, o casamento tardio e o controle da natalidade.
  • GENOCÍDIO
    Entretanto, Thanos desvia da solução de Malthus para uma alternativa radical: assassinar metade da vida no universo como sacrifício para a prosperidade da metade restante. Como disse o biólogo Jeff Nekola, “desintegrar aleatoriamente as pessoas lembra as estratégias dos ditadores ao longo da história”: exemplos como o Holocausto na Segunda Guerra Mundial, os assassinatos em massa do Khmer Vermelho no Camboja, o genocídio em Ruanda em 1994, demonstram que a mesma solução de Thanos baseada no extermínio esteve presente desde o início dos tempos.
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    Para além do plano absurdo e maligno do vilão, é relevante discutir o tema do desenvolvimento paralelo à responsabilidade ambiental, já que ambos devem caminhar juntos. Segundo o antropólogo Aaron Jonas Stutz, “Quando você sai do cinema e pensa: ‘Ok, essa é a ideia de um vilão malvado e maluco para resolver o problema’. Como nós realmente tentamos resolvê-lo?”. A discussão em torno do desenvolvimento sustentável está muito presente nos dois últimos filmes dos Vingadores, referenciando a conjuntura geopolítica atual da Terra.

COM SPOILERS!!!

ATENÇÃO: NÃO CONTINUE A LER SE NÃO QUER VER SPOILERS!

Spoilers GIF

  • OS 5 ESTÁGIOS DO LUTO
    A morte em massa de 50% da vida terrestre afeta os Vingadores restantes de formas diferentes, mas cada um representa um dos 5 estágios do luto. (1) A negação alienadora de Tony Stark, que procura evitar lembrar do ocorrido para ficar com a filha. (2) A raiva descontrolada do Gavião Arqueiro, que, ao perder sua família, inicia uma rota de matanças pelo mundo. (3) A barganha incessante da Viúva Negra, que procura reverter o acontecido de qualquer forma possível. (4) A depressão de Thor ao se entregar no alcoolismo como válvula de escape. (5) A aceitação de Capitão América ao entrar em um grupo de apoio para compartilhar seus sentimentos e ajudar outros remanescentes.
  • MULHERES NO EXÉRCITO/EM COMBATE
    Em uma das cenas mais marcantes do longa, todas as heroínas femininas se reúnem em um quadro para proteger a Manopla do Infinito, que está com Capitã Marvel. A força de representatividade produzida pela crescente presença feminina no ramo dos super-heróis traz à tona o tema da desconstrução de papéis de gênero. As mulheres podem, sim, ser combatentes e lutarem nos campos de batalha, seja nas Forças Armadas, na vida real, ou nos grandiosos cenários dos filmes da Marvel.

Mobius marvel time head avengers GIF

  • ABUSO E NEGLIGÊNCIA FAMILIAR
    A relação de Thanos com suas filhas Gamora e Nebulosa constitui um triste exemplo de abuso familiar. Ele as criou para serem guerreiras e as colocava uma contra a outra, para se aperfeiçoarem e o auxiliarem em seu plano. É retratado um abuso frente às garotas tanto físico e violento, quanto emocional e psicológico. Em “Ultimato”, retorna-se ao momento do tempo em que ambas são controladas pelo pai e é mostrado o processo de libertação das duas quando abrem os olhos para a manipulação da relação (por exemplo, Gamora descobre que seria depois sacrificada em troca de uma Joia do Infinito).
  • MEMÓRIA COMO RESISTÊNCIA
    Thanos do passado, ao ver que sua versão do futuro fracassou (os Vingadores puderam voltar no tempo e reconquistar as joias), percebe onde foi cometido o erro: ele se esqueceu que os 50% restantes no planeta Terra teriam memória e recordariam das mortes ocorridas, não sendo possível prosperar. Então, ele decide que, dessa vez, apagaria a memória dos remanescentes para ter um recomeço. Fica clara a importância da memória como arma de resistência, já que somente com ela é possível fazer uma análise crítica do presente. É possível fazer uma correlação com livros de distopia como “1984”, “Fahrenheit 451”.

captain america endgame GIF by Nerdist.com

EXEMPLO:

Tema Fuvest 2019: “A importância do passado para a compreensão do presente”

Thanos, vilão do filme “Vingadores: Ultimato”, viaja para o futuro apenas para descobrir que seu plano de assassinar aleatoriamente metade da vida no universo fracassou: os Vingadores, sofrendo das perdas, descobrem uma forma de trazer todos de volta. Nesse sentido, o titã percebe que, em verdade, ele teria que apagar a memória dos 50% remanescentes, para que estes não tenham consciência do que ocorreu e prosperem alienados. Fora da ficção, é fato que o longa demonstra como o passado é essencial para a realização de uma análise crítica do presente, aquele funcionando como parâmetro de comparação para este.

do you trust me captain america GIF

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


LEIA MAIS:

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar a série COISA MAIS LINDA nas redações

Como usar a série PRETTY LITTLE LIARS em suas redações

Documentários disponíveis na Netflix para escrever melhores redações

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

11 alusões históricas para usar em suas redações

10 alusões literárias para você usar nas suas redações

Conjunto de citações por tema

Comentários do Facebook