Oi, pessoal!

Nosso parceiro Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, trará muitas dicas legais de livros, filmes e séries que podem ser usados em redações. Começaremos hoje falando sobre a série Game of Thrones, amada por muitos de vocês! Bora anotar os assuntos ligados a esta série que a permitem ser referenciada em redações de diferentes temas?

redação

SÉRIE: GAME OF THRONES

2011-2019 • 8 temporadas • 52min • 16+

Sinopse: “Game of Thrones adapta para a TV a série literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. A série se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse possivelmente assegurará a sobrevivência durante o inverno que está por vir.”

got jon snow GIF by Game of Thrones

GERAL

  • DISPUTAS POLÍTICAS E TERRITORIAIS
    A trama da série é baseada no confronto de interesses dos reinos e das famílias de Westeros, que competem por terras e castelos, guerreiam entre si, pelo poder regional e nacional. Ao longo do tempo, são vistas mudanças abruptas nos status e localizações de personagens e famílias e presenciadas diversas batalhas e conquistas territoriais.
  • CONSTRUÇÃO SOCIAL DA SEGREGAÇÃO
    É marcante na narrativa a separação entre o mundo civilizado, ao sul da Muralha, e o mundo selvagem, ao norte dela. Essa segregação, determinada pela construção de uma gigante muralha de gelo, está cercada de preconceitos e construções sociais estereotipadas sobre o que seriam os “selvagens”. Hoje em dia, uma situação semelhante ocorre em fronteiras no mundo ocidental, como entre Estados Unidos e México, com a proposta similar de muro para separação física.

1ª TEMPORADA

  • INCESTO
    O ato de incesto diz respeito a relações sexuais entre membros da mesma família. A família Targaryen já praticava com frequência entre seus descendentes para “manter a linhagem pura” e na série é bem retratada a relação extraconjugal entre os irmãos Cersei e Jaime Lannister, ponto inicial para muitas das intrigas do enredo.
  • SUBMISSÃO FEMININA E OBJETIFICAÇÃO
    Em Essos, Daenerys Targaryen é forçada por seu irmão Viserys a se casar com o líder Dothraki Khal Drogo para garantir um exército. O casamento arranjado demonstra uma mentalidade machista e coloca Daenerys como mero objeto de prazer ao novo marido, embora gradualmente a relação se tornou mais consensual e real.
  • CORRUPÇÃO
    A morte de Jon Arryn, mão do Rei, marca um dos primeiros acontecimentos da série, mas que, em essência, é um assassinato tramado que inicia a corrupção em Westeros pela conquista do Trono de Ferro. Peter Baelish (ou Mindinho) e Varys são os principais conspiradores na rede de transmissão de informações sigilosas.

i'm out game of thrones GIF by Amanda

2ª TEMPORADA

  • ESTADO E RELIGIÃO
    Da mesma forma que os filósofos do Antigo Regime defendiam que os monarcas possuíam o “direito divino”, isto é, a autoridade como vontade sagrada de Deus, Melisandre, uma sacerdotisa do Deus Vermelho, dizia que este havia escolhido Stannis Baratheon para ser o rei de Westeros, e utilizava a crença religiosa para justificar sua legitimidade.
  • HOMOFOBIA
    Renly Baratheon, casado com Margaery Tyrell, é, em verdade, apaixonado por seu irmão, Loras Tyrell. Porém, como a homossexualidade não é permitida no reino, ele é obrigado a esconder e fingir um relacionamento com Margaery, mesmo não sendo capaz de consumí-lo.
  • INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL
    Renly e Margaery bloquearam o abastecimento de comida para Porto Real, deixando a população da capital faminta. A inércia e ineficácia do Rei Joffrey para resolver a fome causou uma das maiores revoltas da cidade.

3ª TEMPORADA

  • EFEITOS DA TORTURA
    Ramsay Snow, bastardo de Lorde Bolton, após capturar Theon Greyjoy em Winterfell, o tortura e chega a castrá-lo. Sádico, Ramsay afeta profundamente a identidade de Theon, passando a chamá-lo de Fedor, e o faz servir a suas vontades e estranhas manias. Theon, ou Fedor, vive traumatizado e fragilizado após a tortura.
  • MORTE DE INOCENTES EM CONTEXTO DE GUERRA
    O famoso Casamento Vermelho, no 9º episódio, pode ser relacionado à realidade de mortes de civis e inocentes em guerras atuais. No contexto de Westeros, o conflito Bolton-Stark não poupa ninguém e, sem piedade, são mortas mulheres e crianças – inclusive Talisa, grávida e esfaqueada com o bebê em sua barriga.
  • ESCRAVIDÃO
    Os Imaculados eram escravos soldados em Astapor, treinados agressivamente desde a infância e castrados para tornarem-se guerreiros isentos de desejos sexuais e conexões emocionais. Daenerys os compra, liberta-os e inicia um grande processo de abolição da escravidão por toda a chamada Baía dos Escravos (renomeada Baía dos Dragões após o feito).

redacao-online-enem

4ª TEMPORADA

  • PRECONCEITO À DEFICIÊNCIA
    Ao longo de toda a série, é retratado o preconceito que a família Lannister tem com Tyrion, o único membro com nanismo na linhagem. Sendo excluído e muitas vezes rejeitado, ele é o primeiro a ser acusado pela morte do Rei Joffrey e posto sob um injusto julgamento. No Brasil, o dia 25 de outubro foi instituído em 2017 como o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo.
  • VINGANÇA
    Oberyn Martell viaja a Porto Real com a missão secreta de vingar sua irmã e seus sobrinhos, mortos cruelmente por Montanha na rebelião de Robert Baratheon. Oberyn decide então arriscar sua vida e participar do julgamento por batalha de Tyrion apenas para enfrentar Montanha e alcançar a vingança.
  • PENA DE MORTE
    Ao final da caminhada pela libertação dos escravos, Daenerys assume o controle de Meereen e ordena matar 163 governantes da cidade em justiça às 163 crianças escravas crucificadas por eles. O caso gera uma controvérsia e certa oposição à Khaleesi, por sua opção pela pena de morte. A decisão retoma o lema “olho por olho, dente por dente”.

game of thrones king GIF

5ª TEMPORADA

  • INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
    Surge nessa temporada a seita dos Pardais, crentes da Fé dos Sete, mas que, radicais, não aceitam qualquer desvio à religião ou fé diferente da sua. É estabelecida a Fé Militante, um exército religioso para combater infiéis e caçar homossexuais, um possível paralelismo à Inquisição medieval.
  • VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ESTUPRO
    É arranjado o casamento entre Sansa Stark e Ramsay Bolton, que, assim como fazia com Theon, passou a maltratar constantemente a mulher. Porém, o episódio decisivo está na noite de núpcias, em que Ramsay estupra Sansa e a mantém em cativeiro.
  • RITUAIS DE SACRÍFICIO RELIGIOSOS
    A feiticeira Melisandre, baseada na religião do Deus Vermelho, aconselha Stannis, para melhorar seu desempenho na guerra, a fazer um sacrifício: queimar sua filha Shireen viva, pois ela possui sangue real. Ele aceita, desesperado.

6ª TEMPORADA

  • PERSEGUIÇÃO POLÍTICA
    No dia do julgamento de Loras e Margaery Tyrell e Cersei Lannister pelo Alto Pardal, Cersei não comparece ao Grande Septo de Baelor e orquestra a destruição do lugar com todos dentro, a fim de eliminar os seus maiores inimigos no jogo do poder. Margaery competia com ela na manipulação do Rei Tommen e sabia controlá-lo muito bem; o Alto Pardal a manteve em cativeiro e a humilhou profundamente. Ela emprega então fogovivo para explodir o Septo e atinge os seus objetivos de forma ilegal.
  • SUICÍDIO ENTRE JOVENS
    Após sua intensa manipulação pelo Alto Pardal e a morte de sua amada, o jovem despreparado e fragilizado Rei Tommen decide saltar da janela de seu aposento e suicidar-se. A pressão imposta sobre ele de reinar e atender a todos os interesses se torna excessiva para si, semelhante aos jovens da atualidade.
  • FEMINISMO E EMPODERAMENTO
    Na sexta temporada, Arya se conecta com sua identidade e consolida sua personalidade forte e empoderada. Ao acompanhar Jaqen H’ghar em Braavos, ela se aperfeiçoa em lutar e cumpre algumas missões, mas sendo punida severamente por desobediência. No final, ela se rebela e consegue independência da ordem dos Homens Sem Rosto, continuando firmemente sua missão pessoal.

got GIF by Game of Thrones: #PrepareForWinter

7ª TEMPORADA

  • TRATAMENTO DE DOENÇAS
    Samwell Tarly, após ir a Cidadela e obter conhecimentos da vasta biblioteca dos sábios Meistres, consegue encontrar um tratamento para a trágica Escamagris, doença que atordoava personagens há 6 temporadas. O caso revela a constante evolução científica no ramo da saúde até os tempos atuais, nos quais novas medicações e tratamentos são descobertos para doenças antes fatais.
  • EXPLORAÇÃO MINERAL
    O combate aos Caminhantes Brancos levou à necessidade da exploração do Vidro de Dragão (material capaz de matá-los), intensificada cada vez mais e comprometendo a estrutura natural da ilha Pedra do Dragão.
  • MANIPULAÇÃO ALIENADORA
    Lorde Baelish (ou Mindinho), o personagem alegórico da manipulação de agentes sociais, demonstra seu poder de controle ao gerar um conflito entre as irmãs Arya e Sansa Stark. Ele é capaz de selecionar o que é apresentado e visto por cada uma e traçar uma história que resulte no seu próprio benefício.

got GIF by Game of Thrones: #PrepareForWinter

MUDANÇA CLIMÁTICA

Por fim, é interessante explicar uma relação muito inteligente, ressaltada inclusive pelo George R.R. Martin, entre a série Game of Thrones e um fenômeno contemporâneo: o aquecimento global.

Os Caminhantes Brancos são uma ameaça à sobrevivência de todos na série, mas os reinos persistem em brigar internamente entre si por interesses próprios e pequenos. Alguns inclusive não acreditam na existência dessas criaturas, como um mito, mesmo com evidências e relatos feitos. Troque “reinos” por países e “Caminhantes Brancos” pela mudança climática. Ambos são fenômenos da natureza irrefreáveis, que constituem uma ameaça iminente a todos e demandam a união para a sobrevivência.

Mais do que qualquer coisa, Game of Thrones veicula a mensagem da articulação entre os humanos por um bem maior. É preciso abrir mão da política individual, dos interesses pessoais e da ambição para o combate ao inimigo maior. Como disse Davos, “Se não superarmos nossas inimizades e nos unirmos, morreremos. E então não importará qual esqueleto sentará no Trono de Ferro”.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

@gameofthrones.brasil

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


LEIA MAIS:

Documentários disponíveis na Netflix para escrever melhores redações

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

11 alusões históricas para usar em suas redações

10 alusões literárias para você usar nas suas redações

Conjunto de citações por tema

 

Comentários do Facebook