logo redação online

Como usar a série GREY’S ANATOMY nas redações?

A dica da série mais pedida, Grey’s Anatomy, nas nossas redes sociais finalmente saiu! Preparamos com muito carinho, junto com o Lucas Felpi, uma lista de temas relacionados à série! Bora anotar tudinho?

grey

GREY’S ANATOMY (SÉRIE)

2005– •  15 temporadas • 45min

Sinopse: Durante sua residência, Meredith Grey vive paixões profissionais e pessoais com seus colegas médicos em um hospital em Seattle.

SAÚDE PÚBLICA

No geral, a série “Grey’s Anatomy” descreve o cotidiano do Seattle Grace Hospital, um hospital em Seattle, e na vida dos médicos, cirurgiões e residentes. Sendo um hospital particular, vemos inúmeros casos de pessoas que não conseguem atendimento de qualidade em hospitais da rede pública e são levadas a gastar milhares de dólares ali, mesmo às vezes sem ter condições.

EMPODERAMENTO FEMININO

A série trabalha com personagens femininas com uma história de luta, dando posições de destaque para mulheres negras, pobres, que sofreram abuso ou maus-tratos, para contarem suas histórias e os espectadores acompanharem sua evolução. Além de retratar como a desigualdade de gêneros é vista na realidade, é possível traçar o caminho que elas passaram para estarem na posição em que estão.

ATENÇÃO: spoilers da 1ª temporada!

RACISMO

Miranda Bailey, uma das médicas do seriado, atende um jovem paramédico que chega ao hospital, mas esse se nega a ser atendido por uma negra, sem dar detalhes. No atendimento, George O’Malley, um interno, descobre uma tatuagem da suástica nazista em sua barriga – o mesmo era um neonazista, ainda comuns no século XXI e reemergentes, como visto no caso de Charlottesville em 2017.

QUESTÃO DOS REFUGIADOS

Um dia, Izzie Stevens recebe uma senhora japonesa que não sabe falar inglês, mas procura ajuda todo o dia. Ao final do dia, Izzie encontra a senhora escondida no estacionamento do hospital com sua filha ferida, sem poder entrar no hospital ou seria deportada.

ATENÇÃO: spoilers da 2ª temporada!

ÉTICA NA MEDICINA

Quando seu marido precisa de um novo coração, Izzie decide cortar o fio do DIV, que deixa seu marido estável, para que ele piore e suba na fila do transplante. Um ato antiético e errado, mas indiretamente consequência da falta de disponibilidade de doadores e das longas filas por sobrevivência.

EUTANÁSIA

Quando Meredith Grey e Derek Shepherd, no momento separados, descobrem que seu cachorrinho Doc está com um câncer em fase terminal, eles decidem juntos pedir ao veterinário Finn aplicar eutanásia no cachorrinho para que ele não sofra mais com sua doença.

giphy

ATENÇÃO: spoilers da 6ª temporada!

TERRORISMO/TIROTEIOS

Quando um senhor recém-viúvo aponta os médicos como responsáveis pela morte de sua esposa, um tiroteio acontece no hospital. Ele compra uma arma, e dispara tiros no estabelecimento, ferindo e matando diversas pessoas como vingança, suicidando-se em seguida.

ATENÇÃO: spoilers da 7ª temporada!

HOMOFOBIA

A cirurgiã Callie Torres se descobre LGBT na 4ª temporada, em um processo de estranhamento. Agora, quando seus pais vão a Seattle para seu casamento com a Dr. Arizona Robbins, eles não aceitam o ralacionamento homossexual e sua mãe trata a noiva de forma rude e homofóbica. No final, ela decide não comparecer ao casamento da filha.

ATENÇÃO: spoilers da 8ª temporada!

ADOÇÃO

Derek e Meredith, um casal que se vê incapaz de ter filhos biológicos, optam pelo processo de adoção. Vendo Zola, uma menina africana que chegou em um projeto de Arizona e Alex, se apaixonam pela doce menina e finalmente a adotam como sua filha.

ABORTO

Na 8ª temporada, Cristina Yang decide abortar uma gravidez, por não se sentir preparada para ser mãe e preferir focar em sua carreira de como médica. O processo exemplifica o dilema vivido por muitas mulheres na realidade que precisam conciliar planejamento familiar com carreira profissional.

ATENÇÃO: spoilers da 12ª temporada!

ALCOOLISMO

O personagem Richard Webber, cirurgião do hospital, tem problemas de alcoolismo ao longo da série. Em certo ponto, ele já havia perdido o posto de cirurgião chefe por voltar a beber. Depois da perda de sua esposa Adele, com Alzheimer, ele começa a lutar contra seus problemas com o álcool e ir a encontros de AA.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Na série, Betty Nelson é uma adolescente que fica grávida de um traficante de drogas. Durante a gestação, ela foge de casa por medo de seus pais, mas ao final dá a luz a seu filho, Leo, e ele vai para adoção. A linha narrativa de Betty demonstra realidades tanto das dificuldades de carregar um bebê na adolescência e quanto do uso de drogas, como vemos a seguir.

ATENÇÃO: spoilers da 15ª temporada!

DROGAS ENTRE OS JOVENS

Quando Betty começa a se envolver no mundo das drogas, ela se vê um buraco sem saída, mesmo indo a clínicas de reabilitação. Ao mesmo tempo, a gravidade de seus atos só começa a ser percebida quando ela perde o seu namorado por uma overdose.

ESTUPRO

Na 15ª temporada, a personagem Jo Karev descobre ser fruto de um estupro sofrido por sua mãe. Apesar de ter tido o bebê, a jovem universitária dá a filha para adoção, pois ela era uma lembrança constante da violência que havia sofrido. Em outra cena muito emocionante, uma vítima de estupro chega ao hospital mas não quer passar pelos corredores até a sala de cirurgia, por medo de sua reação ao ver os homens pelo caminho. Assim, todas as mulheres do hospital se reunem no corredor para que ela pudesse se sentir segura.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

@imperiogreys 

VEJA TAMBÉM:

Como usar a série ELITE em suas redações?

Como usar a série LA CASA DE PAPEL nas redações?

Como usar a série OLHOS QUE CONDENAM em suas redações?

Como usar a série DARK em suas redações?

Como usar a série THE SOCIETY em suas redações?

Como usar a série YOU em suas redações?

Como usar a série SEX EDUCATION em suas redações?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes