logo redação online

Como usar a série LA CASA DE PAPEL nas redações?

Oi, galerinha! Tudo certo com vocês?

O Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica maravilhosa para vocês: como usar a série LA CASA DE PAPEL nas suas redações! Bora pegar o caderno e começar o BELLA CIAO?

SÉRIE: LA CASA DE PAPEL

2017- • 3 temporadas • 45min • 16+

Sinopse: Oito ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda da Espanha. Seu líder manipula a polícia para realizar um plano. Será o maior roubo da história, ou uma missão em vão?

CRISE ECONÔMICA

A trama do grande roubo discute uma possível consequência das crises econômicas: a propensão ao crime. Em resposta à crise do euro e à situação da economia espanhola, o grupo do Professor decide invadir a Casa da Moeda e produzir notas de dinheiro, fazendo sua própria “injeção de liquidez” para os mais pobres.

DESIGUALDADE SOCIAL

Outro desencadeador do plano da gangue é a tamanha desigualdade social existente. Vindos de origens miseráveis e raízes pobres, os integrantes do grupo procuram por justiça em um mundo capitalista. É fato que La Casa de Papel retrata o sentimento dos desfavorecidos do sistema que se vêem sem saída.

ROBIN HOOD E A LINHA TÊNUE DO MANIQUEÍSMO

Assim como na lenda de Robin Hood, o Professor articula um plano com o objetivo de equilibrar a balança financeira espanhola: roubar dos mais ricos para dar aos mais pobres. Isso, é claro, constitui crime, mas ganha a afeição e a compaixão do público em geral. A inversão de valores da simpatia pela vilania se vê também em casos como o de Jack Sparrow em “Piratas do Caribe”, Frank Underwood em “House of Cards”, e Nazaré Tedesco em “Senhora do Destino”, e revela que é possível confundir mocinhos com bandidos, bem com o mal.

MACHISMO

Na série, as integrantes femininas são constantemente rebaixadas e colocadas sob comando masculino, com comentários negativos e opressão. Além disso, a inspetora Raquel é enclausurada pelo seu chefe extremamente machista, coronel Prieto. A frase que simboliza a quebra dessa tradição é a tomada de liderança de Nairóbi sobre Berlim, com a famosa fala “Que comece o matriarcado“.

Interessado em temas relacionados à igualdade de gênero? Leia: Tema de redação: ações para alcançar a igualdade gênero no Brasil

CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Falando em Nairóbi, ela diz nos primeiros episódios que possui um filho pequeno de 7 anos, do qual perdeu a guarda. É explicado que ela perdeu a guarda do menor por ele se encontrar em um ambiente de extrema vulnerabilidade e envolvendo-se no tráfico de drogas e nas atividades criminais da mãe. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê direitos básicos para crianças e adolescentes, mas, mesmo assim, apenas na cidade de São Paulo 77 mil jovens estão em situação de abuso, negligência e exploração. Você pode entender um pouco mais a pobreza no Brasil aqui.

SÍNDROME DE ESTOCOLMO

Cada personagem na trama ganha nome de uma cidade, e não é a toa que Mônica Gaztambide é nomeada “Estocolmo”. A funcionária do banco mantida como refém se apaixona por um dos assaltantes, Denver, e cria uma relação com ele, um claro exemplo do fenômeno psíquico chamado de Síndrome de Estocolmo. A síndrome é um estado em que uma vítima passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade pelo seu agressor, considerada uma doença psicológica aleatória e vista pela primeira vez no famoso assalto de 6 dias de Norrmalmstorg, em Estocolmo, na Suécia.

TORTURA NO SÉCULO XXI

A parte 3 de “La Casa de Papel” foca em fazer justiça a um dos ladrões que é capturado pela polícia. Rio é preso e levado para local desconhecido sem que houvesse nenhuma notícia ou relato de sua captura, causando suspeitas da equipe de que houvesse acontecendo atividade policial ilegal. De fato, o que estava acontecendo era uma tortura com o prisioneiro em busca de informações sigilosas, um crime retrógrado mas ainda recorrente em pleno século XXI.

EXEMPLO:

Tema: “Efeitos da crise econômica contemporânea no Brasil”

Madrid, Espanha. Oito ladrões entram na Casa da Moeda com macacões vermelhos e máscaras de Dali, com o plano de imprimir dinheiro para sustentar suas miseráveis vidas. Essa é a trama da célebre série “La Casa de Papel”, de 2017, que retrata ficcionalmente uma das consequências da crise especulativa no país europeu: o sentimento de subversão do sistema e a tendência à criminalidade. De fato, no caso brasileiro, presencia-se o aumento nas taxas de violência pela crise econômica recente, necessitando-se, portanto, analisar os impactos não somente financeiros, mas também sociais dessa.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi


LEIA MAIS:

Como usar a série DARK em suas redações

Como usar a série The Society em suas redações

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar a série COISA MAIS LINDA nas redações

Como usar a série PRETTY LITTLE LIARS em suas redações

Documentários disponíveis na Netflix para escrever melhores redações

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

11 alusões históricas para usar em suas redações

10 alusões literárias para você usar nas suas redações

Conjunto de citações por tema

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes