logo redação online

Motivações para estudar: saiba como dar um gás na sua rotina

Encontrar motivações para estudar pode ser um pouco complicado. Principalmente, quando o volume de conteúdos parece ser muito grande e impossível de concluir. Esse problema faz parte do dia a dia de muitos estudantes que estão buscando a sua tão sonhada vaga em uma universidade.

Banner com o tema "quer tirar nota máxima na redação?" e uma mulher com expressão de surpresa.

A concorrência por vagas em alguns cursos pode ser muito grande, especialmente em instituições públicas de Ensino Superior. Mas não desanime! Com muito trabalho duro e dedicação, é possível chegar lá! E para isso, desenvolver atividades que te ajudem a manter o foco e o incentivo para estudar é fundamental.

Ter os estímulos corretos na hora de por a “mão na massa” é tão importante quanto ter uma organização que aumente a produtividade nos estudos. E se o que você está procurando é uma mudança de hábitos que irá te ajudar nisso, aqui no Redação Online temos a resposta certa. Continue lendo para conhecer dicas essenciais que irão fazer a diferença.

Conheça as dicas mais efetivas para ter motivações para estudar

Montar cronogramas e ter o seu dia a dia dedicado a cada matéria é algo que aprendemos desde cedo quando o assunto é ENEM e vestibular. Mas e quanto à energia e concentração necessárias para cumprir essas tarefas? Às vezes parece uma tarefa difícil conseguir começar e terminar um assunto ou tópico sem desanimar.

Por isso, dispor das estratégias corretas e que contribuam para a melhora da sua rotina de aprendizado ou revisão é fundamental. E a melhor parte é que, as dicas presentes nesse post não servem apenas para o período de cursinho ou pré-vestibular. Você pode aplicá-las durante a graduação, no trabalho e em qualquer contexto que exija dedicação e emprenho.

Então vamos para o que realmente interessa, pois quando estamos motivados, com certeza temos maiores chances de aprender e absorver melhor os conteúdos.

1. Defina qual é o seu sonho e lute por ele

Defina bem qual é o seu objetivo. Para isso, é importante se perguntar: o que eu desejo alcançar com a minha nota no ENEM? É o curso dos meus sonhos? Se a resposta for sim para um ou duas das opções, não deixe essa oportunidade ir embora! Toda vez que for estudar, pense no seu alvo e em como alcançá-lo. Dar razões para o seu estudo é uma ótima maneira de não se desviar do caminho traçado.

Saber que ao fim de todo o esforço há a tão buscada aprovação é o combustível que todos precisam para ao menos começar. E assim como diz a tradução livre de um provérbio do filósofo chinês Laozi, “Uma jornada de mil milhas (ou quilômetros) começa com um único passo”. Então, por mais que pareça distante, lembre que tudo é uma construção e tem um início.

Uma das maiores satisfações é poder ver seu nome na lista de aprovados no curso dos sonhos.

2. Programe-se para cumprir uma meta por dia

Programe seus estudos. É importante criar uma meta de estudo por dia para não se sobrecarregar e acabar tendo o efeito contrário do esperado. Por exemplo, separar a quarta-feira para estudar matemática, plano cartesiano, matriz e resolver os exercícios das páginas 7 e 8 da apostila.

O importante nessa etapa é ser específico e se organizar de acordo com os dias da semana dedicados ao estudo. Pode parecer bobo, mas se perde muito tempo indo de uma tarefa por a outra sem ter um cronograma bem definido. Quando chegar ao final do dia você já estudou e pôs em prática tudo aquilo que foi visto em sala de aula.

Ajudinha extra: estude aquilo que foi aplicado na escola ou no cursinho naquele dia, assim fica mais fácil lembrar e fixar o conteúdo aprendido.

3. Divida o seu material de acordo com o seu ritmo

Muito alinhada à técnica anterior, ter uma boa divisão dos tópicos ajuda a facilitar e muito na sua motivação. Isso porque umas das coisas que desanimam os estudantes, especialmente os de cursinho, é o tamanho das apostilas elaboradas para cada matéria, que podem chegar a uma média assustadora de 800 páginas.

Não deixe que isso seja um fator desanimador na sua rotina. Divida as tarefas em grupos menores e que façam sentido com as suas possibilidades. Por exemplo, ao estudar 10 páginas por dia é possível finalizar o material em 80 dias. Claro, não há necessidade de “correr”, o importante é aproveitar cada momento e realmente absorver o conhecimento sem se cobrar tanto.

Por esse motivo, aprenda a manter a calma na hora de estudar e sempre considere quanto tempo é possível dedicar a cada tópico.

4. Não perca tempo e elimine as distrações do seu ambiente

É comum começar uma sessão de estudos e se pegar pensando em um milhão de coisas, como arrumar o quarto, lavar o banheiro, finalizar toda a apostila, etc. Nesse momento, acabamos gerando sentimentos de insatisfação, sensação de estar sobrecarregado e etc.

E os efeitos disso podem ser vistos na quebra de concentração, na falta de ânimo em geral e muitos outros sentimentos negativos que impactam no seu rendimento. Por isso, ao estudar em casa, por exemplo, procure eliminar aos elementos que podem prejudicar o seu foco. Isso inclui celular, espaços desorganizados, barulho, entre outros.

5. Xô desanimo! Dopamine o seu cérebro!

O hormônio conhecido como dopamina é o responsável por dar energia e gás para realizarmos atividades. E quando o nosso corpo recebe pouco estímulos, o cérebro tende a diminuir a produção ou até mesmo bloquear a passagem da dopamina, nos fazendo sentir cansados e desmotivados.

Quando isso acontecer, escute aquela música que mais te anima ou levante-se e faça um alongamento até sentir que é possível continuar. Se movimentar contribui grandemente para a nossa saúde em geral, inclusive nas sinapses neurais. Por isso, fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada hora de estudo ajuda muito.

Outra boa estratégia é ouvir uma boa playlist. Escolha o que te faz melhor, pegue um bom chá ou suco e vá com tudo, porque a sua vaga está te esperando!

E para descobrir outras técnicas relacionadas a vestibular, ENEM ou redação em geral, não deixe de conferir o nosso blog. Aqui temos uma infinidade de conteúdos que irão dar uma turbinada no seu conhecimento. Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes