SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom SUCESSO15 em todos os planos!

O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea | Tema de redação

O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea

Vídeos de animais de estimação fofinhos inundam as telas e derretem nossos corações… Por que são tão queridos e tão importantes nas nossas vidas? É o que você vai descobrir hoje (e é um tema que pode cair na prova!).

As grandes bancas de vestibulares tem mostrado que esse é um tema que muito os interessa. A Unicamp já cobrou em tema de redação o uso de animais em experimentos científicos, o Insper já usou a questão dos animais como atração turística, enfim, são muitas as maneiras que um vestibular pode cobrar como tema de redação a questão dos animais de estimação.

O tema “O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea” já estava na nossa mira – acreditamos que possa cair no vestibular. Por isso gostaríamos que você escrevesse uma redação pensando no Enem, sobre ele. Então, pense bem nos argumentos e inclua proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos

Texto 1: Shurastey: caso de brasileiro e seu animal de estimação, um golden retriever vira enredo de filme

A Paris Entretenimento contará a história do influenciador brasileiro Jesse Koz e do companheiro de viagens dele, o cachorro da raça golden retriever Shurastey. A dupla, que morreu em maio de 2022, em uma estrada nos Estados Unidos, ficou conhecida por compartilhar suas aventuras pelo mundo a bordo de um Fusca de 1978, apelidado de Dodongo, nas redes sociais.

Os amigos percorreram estradas do Brasil e da América Latina, somando mais de 85 mil quilômetros em 17 países. O sonho da dupla de chegar ao Alasca a bordo do carro, no entanto, foi tragicamente interrompido em 23 de maio de 2022, quando a dupla sofreu um acidente em Oregon, nos EUA. A história virou notícia e comoveu o mundo inteiro.

fonte: metropoles – shurastey caso de brasileiro e golden retriever vira enredo de filme 

Texto 2: Os benefícios dos animais de estimação para a saúde e o humor 

(…)

Estudos mostraram que:

  • Donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação.
  • Pessoas com animais de estimação têm pressão arterial mais baixa em situações estressantes do que aquelas sem animais de estimação. Um estudo até descobriu que, quando pessoas com hipertensão limítrofe adotaram cães de um abrigo, sua pressão arterial diminuiu significativamente em cinco meses.
  • Brincar com um cachorro, gato ou outro animal de estimação pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, que acalmam e relaxam.
  • Os donos de animais de estimação têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol (indicadores de doenças cardíacas) do que aqueles sem animais de estimação.

traduzido livremente de help guide – mood boosting power of dogs

Texto 3: Conheça 6 benefícios dos animais de estimação na educação infantil

1. Ensinar sobre responsabilidade

O primeiro benefício dos animais na educação infantil é o ensinamento sobre responsabilidade. Independentemente do pet escolhido, existem diversos cuidados necessários para garantir que ele esteja confortável e saudável, como dar ração, limpar a casinha, levar para passear, entre outros. Além disso, essas tarefas podem ser passadas para os pequenos, o que gera um senso de cuidados em relação ao pet.

Essa ligação de cuidado criada entre crianças e animais estimula a capacidade cognitiva (que tem a ver com o ganho e o processamento dos novos conhecimentos). Nesse momento inicial da vida, ela está se desenvolvendo e ampliando. Ademais, esse estímulo será importante para a compreensão de regras e normas em casa, na escola e em outros ambientes.

(…)

6. Desenvolver empatia

Por fim, não tem como deixar de citar a construção e o aumento da empatia como um dos benefícios de ter animais na educação infantil. Com a presença deles, a criançada cria a capacidade de entender o mundo da forma como outros o percebem e de se colocar no lugar tanto de pessoas quanto de bichinhos.

Com a convivência, a criançada desenvolve a vontade de ajudar, cuidar e proteger quem é mais indefeso e precisa de uma atenção especial. Desse modo, a partir desse olhar mais humanizado e respeitoso, ela passa a ter o mesmo comportamento nas relações com a família, os coleguinhas da escola, os professores, a natureza e, é claro, durante a vida adulta também.
fonte: rihappy – animais na educação infantil

Texto 4: Saiba mais sobre o Dia do Animal de Estimação

O Dia Nacional do Animal de Estimação é comemorado em 14 de março. A princípio, algumas pessoas pensam que se trata apenas de uma homenagem, mas é muito mais que isso. 

A maioria das datas comemorativas tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para alguma questão. Nesse caso, o propósito é atentar para os direitos dos animais domésticos, silvestres ou exóticos.

(…)

De acordo com o Instituto Pet Brasil, há 149,6 milhões de animais de estimação em solo nacional. O ranking é liderado pelos cães (58,1 milhões), seguidos de aves (41 milhões), gatos (27,1 milhões), peixes (20,8 milhões), pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).
fonte: petz – dia do animal de estimação

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea”

Notícia – os animais de estimação são tão importantes que quando morrem é como se uma pessoa da família tivesse morrido. Desse modo, temos aqui algumas orientações sobre como superar esse luto tão especial

Opinião – saiba o que o filósofo Pondé acha sobre o aumento da opção por cães de estimação em lugar de filhos atualmente

Filme – “Sempre a seu lado”, de 2009, é a famosa história de um professor universitário, que encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita e o leva para casa. Assim, daí em diante você pode imaginar a afeição que um cria pelo outro…

Reportagem – até onde nosso amor pelos pets faz bem para eles, e a partir de que ponto os prejudica? este é um artigo muito interessante que mostra o processo de “humanização” dos cães

Notícia – o caso que você leu no Texto 1, acima, levou à criação de um dia dedicado a Shurastey e Jesse em SC – descubra que dia é esse

Livro – Meu querido Christopher é um livro sobre um animal de estimação muito querido da escritora Sy Montgomery; Entretanto, Christopher não foi um cão e sim um porco!

Foi um tema “fofo”, não foi?! Agora que você já leu os textos e os ótimos repertórios para sua redação sobre o valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea… Então, por que não agenda o envio da sua redação para nossa equipe de corretores

Leia também:

Perguntas frequentes

O que citar na redação sobre maus-tratos aos animais?

Em uma redação sobre maus-tratos a animais é interessante citar dados de maus-tratos animais. Se você tiver esse conhecimento, vale também citar estudos que mostrem o que faz uma pessoa ter esse tipo de comportamento. E claro, mostrar na redação as vantagens e benefícios que esses animais podem trazer aos humanos é também uma opção interessante, caso você queira argumentar os porquês de se ter um animal de estimação ou até sobre o uso em temas públicos como saúde e educação.

Como dar início a uma redação sobre animais de estimação?

Você pode dar início a uma redação sobre animais de estimação citando estudos que falem dos benefícios de se ter um animal. Também pode citar obras que falem sobre a relação entre humanos e animais, como os filmes “sempre a seu lado” e “Marley & eu”, ou então, citar fatos, como o caso do brasileiro Jesse Koz e seu Golden Retriever.

Qual a importância dos animais na vida das pessoas?

Além de amor, companhia e carinho, os animais são grandes auxiliadores na cura de doenças e acompanhamentos a pessoas com deficiência.

POSTS RELACIONADOS