logo redação online

Todas as datas comemorativas de educação para 2023 – Guia para educadores

Todas as datas comemorativas de educação para 2023

Se você só lembra o Dia do Índio ou o da Independência para comemorar com seus alunos, prepare-se: fizemos a lista mais variada que existe de datas comemorativas por mês!

Ah, você sabia que algumas delas podem até cair nos vestibulares?

Assim, todas as datas comemorativas de educação para 2023 que vêm abaixo são perfeitas para fortalecer a identidade nacional de nossos jovens. Ademais, envolvem quase todas as disciplinas, além do vestibular. Então, aproveite!

Janeiro

11/01 – Centenário de nascimento de Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Marcus Rangel Porto)  – conhecido pelos textos humorísticos. 

12/01 – 110 anos de nascimento de Rubem Braga – jornalista brasileiro, cronista maior da nossa literatura. 

12/01 – Centenário da morte de Marc Ferrez – fotógrafo brasileiro de origem francesa, o qual fotografou lindamente o Brasil do Império e início da República. Vale a pena conhecer suas fotos no site Brasiliana

17/01 – 50 anos da morte de Tarsila Amaral  – pintora, cuja obra Abaporu é um marco do Modernismo. 

Fevereiro

13/02 a 17/02 – Semana de Arte Moderna – evento com desdobramentos em todas as áreas da arte nacional.

17/02 – 50 anos da morte de Pixinguinha  – maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro, que trouxe a modernidade à nossa música. 

19/02 – Dia do Esportista – esporte é instrumento de inclusão social – esse é um bom dia para lembrar isso!

Março 

01/03 – Centenário da morte de Rui Barbosa – jornalista, jurista, escritor e político brasileiro. Além disso, participou ativamente de nossa História, atuando contra a Monarquia. 

08/03 – Dia Internacional da Mulher – momento muito aproveitado para se reconhecer a participação da mulher em todos os aspectos de nossa vida. 

20/03 – 70 anos da morte de Graciliano Ramos –  romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro… nome obrigatório nas aulas de literatura. Vale ressaltar que tem presença constante nas provas de vestibular. 

22/03 – Dia Mundial da Água – ótimo momento para professores de biologia introduzirem o estudo desse recurso precioso e tudo que envolve a forma como é tratado hoje

Abril

18/04 – Dia Nacional do Livro Infantil – também dia do nascimento de Monteiro Lobato, o maior escritor de livros infantis do Brasil.

19/04 – Dia do Índio – aproveite para agendar um passeio inesquecível em Bertioga, no litoral de SP, onde ocorre nessa época a festa do índio. Lá pode-se estar lado a lado com indígenas de tribos de todo o Brasil. Bem mais realista que apenas pintar cocares…

Maio 

01/05 – Dia do Trabalho – um momento para se pensar em tantos profissionais que fazem parte de nossa vida.

Junho 

Datas variáveis – Festas Juninas – festas populares de origem colonial, variadas de acordo com a região do Brasil. Muitas tradições ficam evidentes em cada uma delas. 

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente – outro momento para trabalhar temas que envolvem recursos naturais. Temos até um tema relacionado ao lixo, que você pode usar nessa efeméride.

Julho 

20/07 – 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont – aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro, que levou o nome do Brasil às alturas, isto é, literalmente na Europa, no começo do século XIX.

Agosto

10/08 – 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias – poeta romântico sempre mencionado pelos professores de literatura. 

15/08 – 90 anos do nascimento de Rubem Alves – escritor brasileiro contemporâneo de contos, crônicas e ensaios. 

16/08 – Centenário do nascimento de Millôr Fernandes  – desenhista, humorista, com textos bem conhecidos no ambiente escolar 

22/08 – Dia do Folclore – todo país tem seu folclore, e o nosso é extremamente rico. Então, esse é o momento de colocar a nossa cultura acima das estrangeiras.

Setembro

07/09 –  Independência do Brasil – momento alto do patriotismo, a partir do qual nos tornamos um país autônomo. 

21/09 – Dia da Árvore – é tradição de muitas escolas plantar árvores nessa data – então, por que não unir-se à tendência?

Outubro 

08/10 – 160 anos do nascimento de Catulo da Paixão Cearense – Poeta do Sertão, um dos maiores compositores populares, que precisa ser apresentado aos jovens. 

09/10 – 130 anos do nascimento de Mário de Andrade – eclético artista de letras, figura expoente do Modernismo, além de historiador importantíssimo. Então, o que seria da cultura brasileira sem ele?!

12/10 – Dia da Criança – aproveite esta data para pensar nos direitos das crianças e de como são tratadas no Brasil. Inclusive, é um tema que costuma cair no vestibular.

12/10 – Centenário do nascimento de Fernando Sabino – cronista dos mais familiares nas salas de aula brasileiras.

15/10 – Dia do Professor – foi esse o dia em que D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil.

19/10 – 110 anos do nascimento de Vinicius de Moraes – o poetinha que encanta gerações até hoje!

Novembro

19/11 – Dia da Bandeira – símbolo maior de nosso país. Cai bem um estudo dos símbolos presentes nela, de como foi criada, e, por que não, da própria letra do hino à bandeira? 

20/11 – Dia da Consciência Negra – momento de saber mais sobre as etnias de matriz africana que formam o Brasil 

21/11 – 110 anos do nascimento de Tomie Ohtake – artista plástica japonesa naturalizada brasileira, de obras abstracionistas.

Dezembro

30/12 – 120 anos do nascimento de Candido Portinari – artista plástico brasileiro da época do Modernismo, com projeção internacional.

Outras comemorações em 2023

120 anos:

Criação da primeira Assembleia Constituinte brasileira. 

Centenários:

  • “A negra”, pintura de Tarsila do Amaral, que está no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAC.

90 anos: 

  • Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre 
  • Caçadas de Pedrinho e História do mundo para as crianças, de Monteiro Lobato
  • Bachianas brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos, obra musical do maestro e compositor que participou do Modernismo, introduzindo ritmos populares à música erudita. 
  • Maracatu de Chico Rei, obra musical de Francisco Mignone, um dos maiores compositores brasileiros

70 anos:

  • Fogo morto, de José Lins do Rego
  • Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, peça teatral de teor psicológico 

Que bom termos todas essas datas comemorativas de educação para 2023! Desse modo, suas aulas ficarão ainda mais criativas e seus alunos mais preparados com temas de vestibular! Então, por falar em estar mais preparado, já baixou seu e-book gratuito sobre como usar tecnologia em sala de aula?!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes