logo redação online

Lista de repertórios por EIXO TEMÁTICO para usar na redação

escrevendo uma redação

Anote alguns repertórios por eixo temático para você se informar e poder produzir uma argumentação bem fundamentada na sua redação!

Você sabia da importância de conhecer repertórios dos diversos eixos temáticos? Entender os diferentes repertórios por eixo temático é crucial para argumentar com eficácia em qualquer tema de redação, seja no Enem ou em outros concursos e vestibulares.

Além disso, é importante explorar e interagir com uma variedade de conteúdos. Assista filmes, leia livros, ouça podcasts e anote as informações relevantes, organizando-as por eixo temático para uma aplicação eficaz em suas redações.

Consequentemente, ter um repertório bem desenvolvido é vital para se sair bem na competência 2 do Enem. Com um repertório diversificado, você estará preparado para enfrentar qualquer tema proposto, garantindo que sempre terá argumentos sólidos e relevantes à mão. Vamos conhecer os principais?

Repertórios por eixos temáticos: oque são eixos temáticos na redação?

Primeiramente, vamos entender o que são eixos temáticos. Eles são grandes áreas de abordagem que englobam uma variedade de assuntos. Na redação, esses eixos desempenham um papel crucial, pois ajudam a organizar e estruturar os argumentos de maneira lógica e coerente em torno de um tema central.

Por isso, a compreensão dos eixos temáticos é essencial. Eles não só facilitam a subdivisão dos argumentos dentro de um tema, mas também garantem que sua redação tenha uma abordagem abrangente e bem fundamentada. Afinal, conhecer os diferentes eixos e como eles se inter-relacionam pode enriquecer significativamente seu texto.

Repertórios por eixos temáticos: qual a importância do eixo temático?

Como não é impossível prever o tema da redação do Enem, a prática com base em temas específicos pode levar a desvios. Por isso, utilizar eixos temáticos na preparação para a redação simplifica os estudos e ajuda a evitar desvios do tema.

De fato, isso é crucial para não cometer erros que possam levar a uma nota zero, uma vez que os eixos temáticos funcionam como guias, permitindo a exploração de tópicos amplos e garantindo que os argumentos se mantenham relevantes.

Além do mais, na competência 2 do Enem, a importância dos eixos temáticos é ainda mais evidente, já que essa competência avalia a compreensão do tema e a aplicação adequada do repertório sociocultural. Por essa razão, o repertório utilizado deve ser pertinente, legítimo e produtivo, enriquecendo a redação dentro do contexto do eixo temático escolhido.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Redação Online (@redacaonline)

Quais são os principais repertórios por eixos temáticos?

Os eixos temáticos frequentemente abordados em redações são: Educação, Lazer, cultura e comportamento, Meio ambiente e sustentabilidade, Segurança, Direitos e cidadania e Linguagem, comunicação e tecnologias. Confira abaixo:


Imagem clicável para receber o material de um guia de repertório para estes temáticos no ENEM.

Repertórios por eixos temáticos: educação

Existem alguns documentos legais, programas governamentais, políticas públicas que podem ser tema de redação. Em 2017, a educação de surdos no Brasil foi o foco. Assim, conhecer a legislação é importante, e alguns artigos delas podem constar no seu texto. Então, anote alguns e leia-os na íntegra.

Repertórios por eixos temáticos: Meio ambiente e sustentabilidade

A ação humana na natureza causa fortes impactos, e a sociedade não pode ignorá-los. Portanto, veja quais repertórios podem enriquecer seus textos sobre essa temática:

Repertórios por eixo temático: Lazer, cultura e comportamento

Embora o cinema tenha sido tratado recentemente como tema de redação no Enem, nada impede que algo relacionado à cultura e ao lazer seja foco novamente. Além disso, devemos considerar o comportamento das pessoas na sociedade, as mudanças que atravessam as suas vidas e modos de usufruir desses bens. 

Em função da pandemia, por exemplo, as pessoas foram privadas de ter acesso à algumas formas de cultura, bem como o lazer ficou bastante restrito. O impacto disso, além de atingir a própria saúde mental das pessoas, também bateu forte na economia. 

Por outro lado, houve uma reinvenção em alguns setores, como a instituição das “lives” de shows, teatro virtual, entre outras formas de produzir e consumir entretenimento de forma segura. Então, na sequência, veja alguns repertórios que podem ajudar a trabalhar esse eixo temático nas redações.

  • Lei de incentivo à cultura
  • Lei do livro, cuja diretriz mais importante está em seu primeiro artigo, que diz que foi instituída para “assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro”.
  • Livro “Cultura e sociedade no Brasil“, de Carlos Nelson Coutinho, disponível na página da editora.
  • Black Mirror, certamente muitos dos episódios podem ajudar a tratar de questões comportamentais da nossa atualidade, concorda?

Segurança

Tratar da segurança na sociedade brasileira é bastante relevante, especialmente com os índices de violência cada vez mais alarmantes. Sobre isso, há uma infinidade de artigos de jornal, revistas, além de filmes e séries disponíveis nas plataformas on-line. 

Desde clássicos, como “Tropa de Elite” e Cidade de Deus”, até os mais recentes, como “Impuros”, o fato é que o assunto ao mesmo tempo que apavora também fascina as pessoas. 

O desejo por justiça e a clássica disputa entre “policiais e bandidos” fazem com que tais produções recebam bastante atenção. Algumas delas, certamente, podem fazer parte do seu repertório. Acompanhe as nossas sugestões:

  • Código penal brasileiro
  • “Por uma vida melhor”, filme da Netflix que discute o tráfico humano
  • “Bom dia, Verônica”, série baseada no livro homônimo de Ilana Casoy e Raphael Montes, trata de uma policial que se envolve na investigação de crimes contra mulheres e também discute a corrupção no setor de segurança.

Direitos e cidadania

Além de conhecer os principais artigos da Constituição, é importante acessar outras legislações que ajudam a preservar a nossa cidadania. Assim, conheça algumas delas:

 

Repertórios por eixo temático: Linguagem, comunicação e tecnologias

Certamente a nossa forma de nos comunicarmos mudou muito e está cada vez mais “mutante” conforme a tecnologia avança. Por isso, esse é outro nicho que chama muito a atenção da indústria do cinema e dos livros. 

Desde a clássica obra “1984”, de George Orweel, e a introdução da ideia do “Big Brother” – que depois inspirou reality shows – até filmes e séries mais recentes, como a própria “Black Mirror”, a verdade é que somos fascinados e moldados pela tecnologia. 

Desse modo, é importante sempre estar por dentro desses temas. Além disso, conheça pontos importantes sobre Portanto, confira nossas sugestões:

  • Filme “A chegada“, que mostra a ação de uma linguista convocada para decifrar mensagens de alienígenas. Embora trate-se de uma ficção científica, mostra a importância da linguagem e como ela nos molda e a importância da comunicação.
  • “Her”, filme que mostra a relação homem-máquina e o impacto da inteligência artificial no nosso cotidiano e nas relações afetivas (porém, como foi importante na pandemia ter acesso a isso, não é mesmo?).
  • “Eu, robô” e outras obras de Isaac Asimov.
  • “The post”, filme que mostra a importância da atitude corajosa de alguns jornalista, que arriscam suas carreiras para expor segredos de governo.

Então, gostou das nossas dicas? Evidentemente, há muito mais para você buscar e adicionar a seus repertórios por eixo temático. Assim, nossas indicações são apenas o começo da sua lista. Portanto, siga pesquisando artigos, filmes e séries. Além disso, acompanhe as principais notícias veiculadas na imprensa. É dessa forma que você estará pronto(a) para encarar qualquer temática que caia na prova de redação.

E lembre-se: o repertório legitimado pode estar em algo que você viu por lazer, despretensiosamente. Sim, sua série preferida pode ajudá-lo a escrever uma redação nota mil. Por isso, não se culpe por estar assistindo algo que você curte! Inclua esses momentos no seu cronograma de estudos.

Após usar estes repertórios incríveis, envie suas redações para receber as correções dos nossos professores em até 3 dias úteis! Confira nossos planos!

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes