Sempre estamos te dando dicas de filmes e séries cujos assuntos podem ser utilizados em redações com diversos temas e hoje resolvemos reunir as sugestões em um único artigo para que tudo fique acessível quando você precisar.

As ideias que vamos te dar estão disponibilizadas em plataformas diferenciadas, algumas gratuitas e outras pagas. A data de referência é abril de 2020.

Que tal aproveitar aquele tempo livre para um entretenimento de qualidade e que ainda pode ser super útil para a redação do ENEM? Nada mal, não é? Vamos às dicas.

A SOLUÇÃO PARA OS CINÉFILOS: 5 vantagens de assistir a filmes em ...

Filmes

  • A Casa

Ano: 2020

Plataforma: Netflix

Gênero: Suspense

Esta nova produção da Netflix é mais uma boa aposta de suspense espanhol criada pela marca.

O enredo conta a história de Javier, um publicitário de bastante renome, mas que perdeu seu emprego numa grande agência e está procurando por uma recolocação profissional.

Javier é reprovado em muitos processos seletivos e, quando aprovado, as ofertas de trabalho são vergonhosas. A busca por um novo emprego já dura um ano.

Como é de se imaginar, o desemprego faz com que o padrão de vida da família caia e Javier (junto de sua esposa e filho) são obrigados a deixar a belíssima casa alugada onde viviam.

As reprovações constantes, a queda no padrão de vida e, principalmente, a mudança de casa afetam profundamente a saúde mental de Javier e faz com que ele cometa atos inimagináveis.

O enredo permite analisar a importância da saúde mental e do cuidado com ela. Já há alguns anos, especialistas em redação do ENEM têm apostado em temas relacionados à saúde mental, muito por conta do aumento expressivo de casos de ansiedade e depressão no Brasil.

Este filme é aquela alternativa certeira quando você quer uma produção que prenda sua atenção e te surpreenda.

Pode ser usado em temas relacionados a transtornos mentais, obsessão, violência, desrespeito à mulher, condição de trabalho e uso de drogas.

Filme “A Casa” destaca o poder negativo da inveja

  • Felicidade por um fio

Ano: 2018

Plataforma: Netflix

Gênero: Comédia romântica/ Drama

O filme, inspirado no livro de mesmo nome, fala sobre Violet, uma mulher obcecada por beleza, perfeição e, principalmente, por seu cabelo. Parece uma trama um pouco “bobinha” à primeira vista, mas, pode ter certeza, não é.

Violet sofre uma imensa pressão social e familiar (por parte da mãe em especial) para se enquadrar no estereótipo do que é considerado ideal, mas isso terá grandes reflexos em sua vida.

Não vá assistir ao filme esperando por uma comédia romântica daquelas bem clichês, não é esse o foco de Felicidade por um fio.

Aqui, temos uma mulher num processo de descoberta de si e questionando o quanto os padrões sociais devem ou não determinar sua vida.

Pode ser usado em temas relacionados a autoconhecimento, pressão social e machismo.

Felicidade Por Um Fio (Nappily Ever After) | Trailer | Dublado ...

  • Dumplin

Ano: 2018

Plataforma: Netflix

Gênero: Comédia

Imagine a seguinte situação: mãe ex-miss e organizadora do concurso de misses da cidade, corpo perfeito, vaidade a mil, dietas, dietas e mais dietas (a mãe é representada por ninguém menos do que Jennifer Aniston, a Rachel, de Friends).

Do outro lado, filha acima do peso, sem vocação aparente para ser miss e com baixíssima autoestima. O que pode gerar a junção dessas duas? Momentos de tristeza, frustração, risos e muita reflexão sobre padrões.

Willowdean, a filha, vai fazer de tudo para provar que padrões não determinam o valor de uma pessoa. No enredo, também podemos ter contato com relações familiares conturbadas e seus efeitos, gordofobia e a importância da amizade.

Pode ser usado em temas relacionados a preconceito, pressão social, padrões sociais, gordofobia e baixa autoestima.

Porque todos deveriam assistir a Dumplin' – Viva Conosco

Séries

  • Grace and Frankie

Ano: 2015

Plataforma: Netflix

Gênero: Comédia

Grace e Frankie começam a primeira temporada (atualmente, a série está na sexta temporada) como esposas de Robert e Sol, mas, depois de muitos anos de casamento, surpresa! Seus maridos são homossexuais e formam um casal há décadas.

As duas, apesar de não se gostarem nem um pouco, dividem a casa de praia durante o processo de separação e aí vemos nascer uma bela amizade com muito, muito humor mesmo.

Grace and Frankie é uma série interessante, pois mostra outro lado da terceira idade que não estamos acostumados a ver, além de discutir sobre as necessidades específicas dessa faixa etária.

Pode ser usada em temas relacionados a relações familiares, homossexualidade, uso de drogas, terceira idade e envelhecimento saudável.

Série mais longa da Netflix, Grace and Frankie vai acabar após 7ª ...

  • A vida e a história de Madame C.J. Walker

Ano: 2020

Plataforma: Netflix

Gênero: Drama

Uma mulher negra que decide ser empreendedora num contexto de extremo preconceito, em que mulheres, ainda mais negras, eram relegadas a um patamar social mais baixo. O tema por si só já bastante curioso.

Mas tem mais, muito mais, Madame C.J. Walker sofreu muito em sua vida e seus sofrimentos a impulsionaram tanto a seguir em frente que ela se tornou a primeira mulher negra a ser milionária devido a seu próprio trabalho.

Mais um pouquinho sobre esta série maravilhosa? Ela á baseada em fatos!

Pode ser usada em temas relacionados a feminismo, empoderamento feminino, racismo, trabalho, preconceito social e condição de vida das mulheres.

20 Frases de A Vida e a História de Madam C J Walker » Fotos Com ...

Livros

  • A Ladeira da Saudade, de Ganymédes José. Publicado pela Editora Moderna

Um enredo simplesmente apaixonante com um casal que atravessa gerações: Marilia e Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga).

Você já deve ter ouvido falar em Marilia de Dirceu, a musa que inspirava o poeta Tomás Antônio Gonzaga a fazer belos versos à sua amada durante o período literário do Arcadismo. A Ladeira da Saudade é inspirado nesse contexto.

Marilia, chamada frequentemente de Lília no enredo, é de uma família rica em São Paulo e sua mãe, Flávia, faz questão de que ela mantenha o namoro com um jovem de grande influência social, mas o sentimento de Lília simplesmente acabou.

Por conta das férias escolares, Marilia vai passar algumas semanas com sua tia em Ouro Preto, Minas Gerais, e lá conhece Dirceu, um artista do teatro local. Os dois rapidamente engatam um romance de encher os olhos.

Mas o tempo passa e Marilia precisa voltar a São Paulo. Além disso, há outro detalhe bastante relevante: Dirceu é negro e Lília sabe que o rapaz não será aceito por sua mãe.

Além do drama que envolve o relacionamento dos dois, a obra retoma muitos pontos fundamentais sobre o Arcadismo e a Inconfidência Mineira, ótimo para dar aquela revisada.

O racismo e o preconceito- velado ou não- aos artistas também são temáticas que ocupam bom espaço no livro.

Pode ser usado em temas relacionados a racismo, desigualdade social, injustiça social, liberdade, repressão e padrões sociais.

  • Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Publicado pela Editora Companhia das Letras.

José Saramago dispensa qualquer apresentação. Apenas dizer que o livro é dele já é mais do que garantia de altíssima qualidade. Isso que é autoridade, minha gente!

Em Ensaio sobre a cegueira, que também tem a versão em filme (mas o livro é muitooooo melhor), uma cidade é acometida por uma misteriosa cegueira e aí começamos a ver a que ponto os seres humanos podem chegar quando estão diante de necessidades extremas.

A trama do enredo consegue nos mostrar todas as mazelas a que uma sociedade está sujeita e o resultado é simplesmente impactante.

O mais interessante é que o enredo é tão bem construído que, em dado ponto, você também começa a se questionar se está cego ou não, mesmo enxergando o livro em suas mãos. É Saramago, né, pessoal…

Pode ser usado em temas relacionados a comportamento humano, doenças infecciosas, desestruturação social e falta de recursos.

  • O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. Publicado pela Editora Melhoramentos.

O livro é antiguinho, sua primeira edição é de 1968, mas isso não invalida em nada a riqueza de seu enredo e ele continua igualmente relevante em nossos dias.

O protagonista do livro é Zezé, um garoto de seis anos que vive no Rio de Janeiro junto de sua família. O desemprego do pai gera um contexto de pobreza e necessidade aos familiares.

Além da questão da pobreza, Zezé vive num ambiente de violência e desequilíbrio, muito por conta do comportamento de seu pai, que desconta em Zezé a frustração por não conseguir um emprego.

Para essa leitura, você deve preparar sua mente e seu coração, pois, quando analisamos a vida de Zezé, vemos o quão miserável ela é.

Pode ser usado em temas relacionados a desemprego, violência, trabalho infantil, maus-tratos e pobreza.

 

Vamos usar seu tempo livre para assistir às nossas sugestões e ler os livros recomendados? Não se esqueça de dividir conosco suas opiniões, hein. Vamos adorar saber.

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Leia também:

10 erros que você NÃO DEVE cometer na redação do ENEM

Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?

Como se dar bem em todas as competências do ENEM

Como estudar redação para concursos?

Redação ENEM: Análise dos 11 últimos temas cobrados na prova

Comentários do Facebook