logo redação online

Explicando: Redação UFPR – como fazer e exemplos

Explicando redação UFPR

Um dos processos seletivos mais exigentes entre todas as federais do país, o vestibular da UFPR tem algumas diferenças quando comparado aos de outras universidades federais. Uma dessas diferenças é a redação. Pensando em te auxiliar na sua prova, escrevemos este artigo explicando a redação da UFPR em um passo a passo de como fazer. Vamos conferir?

Como é a redação da UFPR?

A prova de redação do vestibular da Universidade Federal do Paraná reserva algumas diferenças, quando comparada as demais provas Brasil afora. Por mais que ela costume pedir um texto dissertativo, o aluno tem apenas 12 (doze) linhas para desenvolver o seu texto. Além disso, o texto deve atender as exigências do enunciado da redação, e se vincular ao texto base. O mais importante é organizar as ideias, para cumprir direitinho com o que o enunciado pede, vamos lá?

Explicando redação UFPR: como fazer?

A primeira coisa que você deve ter em mente ao fazer a redação da UFPR é qual o gênero cobrado. Lembre-se: são três textos de diferentes gêneros. Os gêneros mais comuns cobrados nessa prova são o resumo e o texto dissertativo.

Além disso, você deve também ficar atento(a) ao tema da redação. Fuga do tema, em qualquer vestibular, te faz perder pontos.

Agora, vamos ao passo a passo para uma boa redação no vestibular da UFPR:

1. Leia o enunciado com atenção

Nessa leitura, o aluno deve se ater ao gênero pedido. Algumas palavras podem indicar esse gênero, como: “comente”, “avalie” ou “julgue”. Nesse caso, espera-se que o aluno apresente um texto argumentativo sobre o tema exposto.

Além disso, preste atenção se o enunciado pede mais alguma coisa como, por exemplo, dar um exemplo atual sobre o assunto em pauta.

2. Leitura do texto base

Nesse momento, o aluno deve observar os argumentos que o autor utilizou para construir dada opinião. Anote em um rascunho esses argumentos, pois na hora de escrever o seu texto, você deve deixar claro se concorda ou não com o texto base e por quê.

3. Introdução do texto

Ao começar sua redação, deixe muito claro o assunto sobre o qual vai escrever, e o seu ponto de vista sobre o texto base. Lembre-se: você pode estar de acordo ou não, mas não esqueça de referenciar com o que você está baseando sua opinião. O aluno deve, também, citar a fonte do texto base, ou seja, o autor e local de publicação. Para essas primeiras informações, reserve em média três (3) linhas de sua redação.

4. Apresentação dos argumentos

Em seguida, você deve apresentar os seus argumentos, sempre relacionando ao texto base. Para essa parte, você pode dedicar em torno de sete (7) linhas.

5. Conclusão do seu argumento

As duas linhas finais são para você retomar seu argumento, reforçando e dando um desfecho ao texto.

Dicas extra para uma boa redação na UFPR

Na redação da UFPR o importante é saber administrar as ideias no espaço de doze (12) linhas e, claro, cumprir com que pede o enunciado. Por isso, não deixe de destacar as palavras-chave (do enunciado) e, antes de entregar a prova, confira se está tudo certinho.

Além disso, atente-se aos aspectos avaliativos. São eles:

  • Fidelidade a proposta;
  • Coesão e coerência;
  • Domínio da estrutura de texto proposta;
  • Domínio da língua culta: concordância, regência e colocação;
  • Pontuação adequada;
  • Legibilidade.

Explicando redação da UFPR: como me preparar?

A primeira coisa a fazer para se preparar para a redação UFPR é entender o que será cobrado. Isto é, neste artigo citamos outros gêneros textuais, mas, tudo indica que o gênero, assim como em 2022, será dissertativo-argumentativo. Logo, começar a treinar para este gênero é essencial.

Além disso, utilize provas dos anos anteriores para treinar a escrita no gênero e tamanho cobrado pela universidade.

Também vale dar uma olhada nos possíveis temas, nas apostas dos professores para este vestibular.

Você pode nos enviar as redações feitas que fazemos a correção por aqui. Assim, você consegue observar como está seu desempenho e pode melhorar com nossas correções.

No dia da prova, esteja relaxado e tranquilo. Lembre-se, o que você podia fazer, já foi feito durante o ano.

Por fim, boa sorte!

Leia também:

Quantas linhas tem a redação da UFPR?

A redação da UFPR é um texto pequeno, de no mínimo 12 linhas e no máximo 15 linhas.São três textos de diferentes gêneros, cada um no valor de 20 pontos, somando 60 pontos.

Tem redação na primeira fase da UFPR?

Não, a redação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontece apenas na 2ª fase. Na primeira, o candidato faz uma prova com 90 questões objetivas. Já a segunda fase conta com questões dissertativas (para alguns cursos) e três produções textuais de diferentes gêneros.

Qual foi o tema da redação UFPR do vestibular de 2022?

O tema do vestibular da UFPR em 2022 foi: vacinação e seus diferentes pontos de vista. Era necessário produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes