Competência 4 da redação Enem: Tudo que você precisa saber

Conheça os critérios de avaliação da competência 4 da redação Enem e prepare-se para atingir o nível 5 nela. Saiba o que os avaliadores esperam encontrar no texto na hora de atribuir a sua nota.

Continuando nossa sequência de postagens sobre as competências avaliadas na redação Enem, hoje vamos conversar um pouco sobre a competência 4. Certamente você já ouviu falar em elementos coesivos, mas sabe como utilizá-los adequadamente? Caso ainda sinta dificuldades de entender sobre isso, calma! Vamos explicar! Então, prepare-se para agregar mais conhecimento sobre a prova e assim poder atingir o nível 5 nesse critério, melhorando muito a construção da sua argumentação! Vamos lá!

Antes de mais nada, vamos ver o que diz a matriz de referência sobre a avaliação da competência 4 da redação Enem, de acordo com o Inep. Segundo ela, o participante precisa:

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Isso significa dizer que a avaliação dessa competência aborda a coesão textual. Então, será analisado como o participante faz uso dos recursos coesivos para articular os enunciados de seu texto. Mas quais são recursos e como saber usá-los?

A coesão apresenta-se na superfície textual e é responsável por unir ideias. Dessa forma, permite que visualizemos um texto articulado, claro, coeso. No entanto, não basta apenas a presença, na redação, de palavras que funcionam como elementos coesivos. Para que o texto dissertativo-argumentativo seja bem avaliado nessa competência, é preciso haver uso adequado e diversificado desses elementos linguísticos. Em especial, é necessário saber da importância dos operadores argumentativos.

ATENÇÃO! Saber variar os elementos coesivos e estabelecer corretamente os elos semânticos na construção dos textos não significa escrever “difícil”. Ao contrário do que muitos pensam, o autor que “exagera” nesses usos desorienta seu leitor. No caso do texto dissertativo-argumentativo, a objetividade é o mais importante. Lembre-se de que é isso que se pede na prova, e não uma peça judicial cheia de termos complicados e em desuso.

No gênero textual dissertativo-argumentativo, são dois os principais tipos de coesão encontrados:

  • referencial: retomando elementos já mencionados ou introduzindo aqueles ainda a serem mencionados (por meio de pronomes, por exemplo);
  • sequencial: procedimentos linguísticos por meio dos quais são estabelecidos diversos tipos de interdependência semântica e/ou pragmática entre enunciados. Garantem, assim, a progressão do texto.

Certamente, esses elementos precisam ser muitos e diversificados, mas, como o próprio Inep menciona (grifos nossos),

(…) não basta que estejam abundantemente distribuídos em quase todas as linhas, denunciando uma tentativa forçada de usar o máximo possível de coesivos. Longe disso: trata-se de avaliar em que medida os operadores estão, de fato, contribuindo para a articulação dos argumentos ao longo de todo o texto.

Portanto, assim como visto na competência 2 em relação aos uso pertinente de repertório, na competência 4 temos a mesma lógica. Ou seja, não adianta apenas ter várias referências ou, no caso da 4, saber vários elementos coesivos se eles não são eficazes na construção do texto. Afinal, é por meio da coesão que são estabelecidos os sentidos (e o uso equivocado pode provocar, até mesmo, uma contradição).

Operadores argumentativos

Esses elementos do repertório linguísticos encadeiam os enunciados. Assim, determinam a orientação argumentativa, dando estrutura ao texto. Em um texto dissertativo-argumentativo, eles são, portanto, componentes essenciais, e justamente por isso as notas mais altas exigem que eles estejam presentes.

Para que uma redação seja considerado de nível 5, é necessário que ela tenha:

  • presença expressiva de elementos coesivo inter e intraparágrafos e raras ou ausentes repetições. Além disso, não devem haver inadequações. Coesivos do tipo operador argumentativo devem constar em pelo menos dois momentos do texto entre parágrafos. Também deve ser identificado ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos.

Confira alguns operadores argumentativos que você pode utilizar em seus textos (INEP, 2019):

  • Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão: também, ainda, nem, não só… mas também, tanto… como, além de, além disso (…)
  • Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão: inclusive, até mesmo, nem, nem mesmo (…)
  • Operadores que deixam subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes: ao menos, pelo menos, no mínimo (…)
  • Operadores que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, embora, ainda que, posto que, apesar de (…)
  • Operadores que introduzem uma conclusão com relação a argumentos apresentados em enunciados anteriores: logo, portanto, pois, por isso, por conseguinte, em decorrência, resumindo, concluindo (…)
  • Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior: porque, porquanto, pois, visto que, já que, para que, para, a fim de (…)
  • Operadores que estabelecem relações de comparação entre elementos, visando a uma determinada conclusão: mais… (do) que, menos… (do) que, tão… quanto (…)
  • Operadores que introduzem argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas: ou… ou, quer… quer, seja… seja, (…)
  • Operadores que introduzem no enunciado conteúdos pressupostos: já, ainda, agora (…)
  • Operadores que funcionam numa escala orientada para a afirmação da totalidade ou para a
    negação da totalidade: Afirmação: um pouco, quase (…) Negação: pouco, apenas (…)

Dica para se dar bem na competência 4 da redação Enem:

Após escrever o rascunho, releia seu texto atentamente. Além dos ajustes sintáticos e gramaticais, verifique se entre todos os parágrafos existe um elemento coesivo. Normalmente, esse operador argumentativo aparece no início, mas ele também pode aparecer no meio ou final do primeiro período. Caso não exista esse elemento, insira-0, de acordo com seus argumentos e a intencionalidade do texto.  Em seguida, veja se no interior dos parágrafos você também fez uso de elementos coesivos e complete as orações caso não tenha usado. Lembre-se de que é preciso variá-los. Portanto, se houver repetições, troque alguns deles por elementos de mesma intenção (sinônimos, semelhantes).

Pois é, quando dizemos que para ir bem na redação é preciso TREINO, não estamos brincando! Conhecer a competência 4 e os critérios avaliativos é um passo para conseguir desenvolver um bons textos, mas, sem treinar, você não conseguirá habilitar essa percepção sobre sua própria escrita, avaliá-la e adequá-la. Precisa de ajuda para descobrir se está usando os operadores e coesivos adequadamente? Conheça a nossa plataforma! Mande sua redação e nós lhe daremos um feedback sobre esses e mais aspectos fundamentais para arrasar na prova!

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O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. 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A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui, sem dúvida, você encontrará as datas importantes para FUVEST, UNESP, ENEM, UNICAMP e UERJ. Afinal, não queremos que você nenhum prazo e esteja preparado para conquistar sua vaga com o Calendário vestibular 2024! Calendário vestibular 2024: principais vestibulares Nesse sentido, confira abaixo o calendário detalhado de cada vestibular e marque essas datas no seu calendário. Por isso, anote este conteúdo e não se esqueça de nenhum prazo importante. Além disso, lembre-se que cada um desses vestibulares possui uma prova de redação que avalia aspectos estruturais, gênero textual, modalidade formal, coerência, coesão, projeto de texto e atendimento ao tema. 📅 Calendário FUVEST 2024 O que é a FUVEST? A FUVEST é a Fundação Universitária para o Vestibular, responsável pelo processo seletivo para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), ou seja, é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Datas Importantes: Agora, confira este vídeo sobre como funciona a redação da FUVEST:A professora Chay preparou com carinho este vídeo para você aprender tudo o que precisa saber sobre a redação da FUVEST. 📅 Calendário UNESP 2024 O que é a UNESP? A UNESP (Universidade Estadual Paulista) é uma das principais universidades públicas do Brasil, conhecida por seu alto nível de ensino e pesquisa. Isso porque o vestibular UNESP é bastante concorrido e atrai milhares de candidatos todos os anos. Datas Importantes: Então, confira este vídeo sobre tudo o que você precisa ir bem na redação do vestibular da Unesp:A professora Chay explica detalhadamente os critérios de avaliação da banca VUNESP, já que é responsável pelo vestibular da UNESP. 📅 Calendário ENEM 2024 O que é o ENEM? O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Além disso, suas notas são utilizadas para ingresso em universidades públicas e privadas, bem como para obtenção de bolsas de estudo. Datas Importantes: Aliás, confira este vídeo sobre como escrever cada parágrafo da redação do Enem:A professora Chay ensina como estruturar cada parágrafo da redação do Enem. 📅 Calendário UNICAMP 2024 O que é a UNICAMP? A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é uma das principais universidades do Brasil, conhecida pela excelência acadêmica e pesquisa. Dessa forma, o vestibular da UNICAMP é altamente disputado. Datas Importantes: Confira este vídeo sobre como funciona a redação da Unicamp:A professora Chay preparou este vídeo com todas as informações sobre a redação da Unicamp. 📅 Calendário UERJ 2024 O que é a UERJ? A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é uma das principais universidades públicas do Brasil. Ademais, o vestibular UERJ é conhecido por suas fases de qualificação e exame discursivo. Datas Importantes: Por fim, confira este vídeo sobre como escrever a redação em três passos:A professora Chay ensina de forma simples e prática como escrever a redação em três passos. Como se preparar para a redação de cada vestibular: Primeiramente, conheça os critérios de avaliação. Cada vestibular possui seus próprios critérios, mas geralmente incluem: Confira este vídeo sobre como é feita a correção do Enem:Entenda como é realizada a correção da redação do Enem com a professora Chay. Exemplos de critérios de avaliação Estabeleça uma Rotina de Estudo Pratique e corrija suas redações A prática é fundamental para melhorar na redação. Afinal, corrigir suas redações e receber feedback detalhado é essencial para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Sem dúvida, Na nossa plataforma de redação, oferecemos suporte completo para nossos alunos, incluindo: Portanto, agora que você conhece o calendário vestibular 2024, que tal se organizar e começar a estudar agora mesmo? Utilize nossa plataforma de correção de redação para se preparar para os vestibulares da FUVEST, UNESP, ENEM, UNICAMP e UERJ. Desse modo, Não esqueça de acessar nossos mais de 400 temas de redação e prepare-se com materiais exclusivos e correções detalhadas. Então, não perca essa oportunidade de conquistar sua vaga!