Afinal, o que é coesão e coerência?
Quando nosso professor de redação nos fala que nosso texto está sem coesão e/ou sem coerência, temos dificuldade de perceber qual seria, de fato, o problema como o nosso texto.

Chega de dúvidas!

Confira o post que preparamos exclusivamente sobre esse tópico. Afinal, esses são alguns dos itens avaliados na redação ENEM.
De um modo simples, coesão é a forma como um parágrafo está relacionado a outro. Percebemos se o texto está coeso se, ao lê-lo, conseguimos sentir que as ideias de cada parágrafo estão alinhadas entre si, se há harmonia entre os conteúdos expostos.
Vale destacar o que aborda a Competência 4 da Redação ENEM:

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Nesse aspecto vai ser avaliado se o texto está bem articulado e coeso, ou seja, se ele está alinhado do início ao fim, sem contradições ou com termos mal-empregados.

E por que que sempre que falamos de coesão logo lembramos de coerência? Isso é simples, pois os argumentos que você escolhe para desenvolver seu texto implicam diretamente em se ele vai ter coerência. Ou seja, um fio condutor entre as ideias lançadas. Por exemplo, se o tema do texto for “redução da maioridade penal”, e você inicia o texto com argumentos contrários a redução da maioridade penal, e lá no terceiro parágrafo você traz um argumento dizendo que “reduzir a maioridade penal seria uma forma de diminuir a criminalidade”, consequentemente, seu texto perde coerência. Se os argumentos estão se contradizendo, a probabilidade de a coesão ficar comprometida é enorme, pois o texto já está incoerente.

Por isso, atente-se em escolher bons argumentos e desenvolve-los de modo que estejam em harmonia, construindo, ao longo do texto, uma ideia coerente e bem articulada.

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Comentários do Facebook