logo redação online

Escrita criativa: o que é e como exercitar?

A escrita criativa é toda escrita autoral e não técnica, que tem o propósito de levar o leitor à imaginação. Diferente do que muitas pessoas pensam, a escrita criativa não é um dom natural, ela pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, com muito treino e técnica.

Esse tipo de escrita é muito importante para estudantes e profissionais, em especial aqueles das áreas criativas, como o marketing. Neste artigo, nós vamos explicar o que é a escrita criativa e dar dicas de como exercitá-la. Continue a leitura para conferir!

O que é escrita criativa?

Você provavelmente já percebeu que alguns textos seguem um certo padrão, como uma receita, um relatório técnico, um texto acadêmico e até mesmo uma redação do Enem. Nesses gêneros textuais não é possível sair muito do modelo preestabelecido.

Na redação do Enem, por exemplo, você precisa respeitar as competências cobradas pela banca avaliadora e escrever um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, não é possível inovar na sua estrutura.

A escrita criativa, ao contrário desses gêneros textuais citados, possui uma liberdade maior para a criação. Trata-se de uma escrita autoral, ou seja, original e inovadora, que instiga a imaginação e a reflexão de quem lê. Alguns gêneros textuais muitos comuns que fazem uso da escrita criativa são as narrativas ficcionais e ensaios.

Leia também: A redação do Enem precisa ser criativa e inovadora?

A importância da escrita criativa para a vida profissional

Algumas profissões demandam uma escrita criativa, como o marketing, por exemplo, mas sabemos que muitas vezes com a correria do dia a dia os profissionais e estudantes dessas áreas acabam deixando a criatividade de lado por falta de tempo e prática.

Se você é um profissional ou estudante das áreas criativas – ou mesmo almeja ser um dia –, saiba que existem algumas práticas que podem ajudar você a estimular a sua criatividade, seja para melhorar a sua performance no trabalho ou nos estudos. Selecionamos algumas dicas a seguir. Continue lendo!

Como praticar a escrita criativa?

Como falamos anteriormente, a escrita criativa se desenvolve com prática! Mas que tipo de exercícios podemos fazer para exercê-la? Confira a seguir!

Inclua o hábito de leitura na sua rotina

Se você é estudante ou um profissional que trabalha muito com a leitura, sabemos que às vezes a leitura por prazer pode ser deixada de lado por causa da correria do dia a dia. Mas mesmo assim tente incluí-la na sua rotina, nem que seja lendo umas 5 páginas antes de dormir.

Inclua leituras prazerosas e que estimulem a sua criatividade, além de gêneros textuais diferentes que você não está acostumado a ler – isso estimula muito a criatividade!

Crie um bom repertório e explore áreas do saber diferentes

Um bom repertório é sempre importante para tornar o seu texto mais interessante, original e prazeroso de ler. Leia livros, assista a filmes, escute músicas, leia pesquisas e qualquer outro conteúdo que for interessante. 

Além disso, lembre-se de explorar áreas de conhecimento diferentes, pois sair da zona de conforto ajuda a estimular a criatividade. Todo conhecimento é válido na hora de criar um conteúdo original e que tenha a sua cara!

Faça anotações de ideias que surgem no dia a dia

Uma das melhores técnicas de quem exerce a escrita criativa é ter um caderno para anotações. Sabemos que a inspiração na escrita é um mito, mas é comum que ideias e referências surjam em um momento que você não está escrevendo – como no meio do banho ou em uma caminhada, por exemplo. 

Escreva em um caderno essas ideias, quem sabe elas sejam úteis para o seu texto!

Exercite a escrita com frequência

Como falamos anteriormente, ao contrário do que muitos pensam, a escrita criativa não é um dom natural. Ela se desenvolve com o tempo, com muito treino e técnica. Por isso, a prática diária é tão necessária.

Escreva diariamente, nem que seja por uma hora. Uma boa forma de manter o hábito de escrita é escrever em um diário. Reserve um momento do seu dia, à noite ou logo pela manhã, para escrever pensamentos, ideias e o que for importante para você. O ideal é deixar a mente fluir nas páginas, sem julgamentos!

Tente impressionar o leitor

Lembre-se de que você sempre escreverá para alguém. Por isso, pense no seu público-alvo, tente trazer analogias, exemplos e emoções para ajudar o leitor a se envolver com a sua escrita e se conectar com a mensagem que você quer passar.

Não espere a inspiração chegar: escreva!

Por fim, não espere a inspiração chegar: escreva logo! Reserve pelo menos uma hora do seu dia para se dedicar à sua produção textual. Defina um objetivo, organize a estrutura do seu texto, selecione boas referências e mãos à obra!

A melhor dica é escrever sem críticas, mesmo não gostando do resultado. Depois de escrever, deixe o texto descansar por algumas horas e, depois, retorne para revisá-lo.

Com a cabeça mais tranquila, se coloque no lugar de quem irá ler o texto, corte as ideias que você acredita não ser necessárias, ajuste os trechos truncados e aperfeiçoe o texto. Temos certeza de que o resultado será perfeito!

Você já conhece o Redação Online? Somos uma plataforma de correção de redações do Enem, vestibulares e concursos públicos. Nossos professores e corretores especializados em redação ajudam os estudantes e concurseiros do Brasil todo a aperfeiçoar a sua escrita e alcançar a nota máxima tão esperada!

Conheça nosso Instagram e canal no Youtube e continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog. Até logo!

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler também estes artigos:

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes