Vantagens de praticar a escrita de redação

por | maio 12, 2021

Sabia que, ao praticar a escrita de textos, você alcançará muito mais que “apenas” uma nota alta na sua prova? Veja, a seguir, as 5 vantagens de praticar a escrita de redação!

Todos os anos, milhares de estudantes de cursos preparatórios se mobilizam para ir em busca da nota máxima nas redações de Enem e de vestibulares. Sendo assim, ao praticar a escrita de redação no decorrer do ano, você terá grandes chances de obter uma boa pontuação nas provas!

Porém o seu esforço não trará apenas isto como retorno. Notas altas são importantes sim, mas, o aprendizado adquirido com a prática da escrita de redação é algo que irá te acompanhar por toda a vida.

Escrever parece uma tarefa trabalhosa e cansativa; escrever redação, especificamente, parece, além de tudo, algo engessado e pouco útil. Estamos aqui para te mostrar que isso não é verdade! Por isso, trouxemos 5 vantagens de praticar a escrita de redação.

1. Melhora da escrita

Todo mundo sabe que, ao praticarmos a escrita textual com regularidade, a tendência é passar a conhecer, cada vez mais, as regras da gramática normativa de nossa língua.

Isso ajudará você a errar menos, pois, se antes você nunca tinha usado o verbo “corroborar” em sua escrita (por exemplo) e não fazia a ideia de qual seria a regência correta dele, com a escrita constante de redações e com as correções dos professores, com certeza esta é uma regra que você irá, em curto tempo, assimilar.

2. Você consegue organizar melhor as ideias, ao longo do tempo, e encontra formas de repassar informações de forma objetiva

Quem nunca se deparou com um texto em que o autor fala, fala, fala e não diz nada de relevante? Peças jurídicas, por exemplo, estão cheias de expressões prolixas, que pouco ou nada ajudam no desenvolvimento do conteúdo.

Todos nós, quando não praticamos a escrita, tendemos a não conseguir organizar nossas ideias no papel, e por isso parece tão difícil escrever um texto completo, com começo, meio e fim, em apenas 30 linhas. Mas, acredite, é possível que, com a escrita constante de redações, você se torne um expert em organização e objetividade textual!

Com a prática da escrita de redação você irá desenvolver estratégicas de organização, e com o tempo a objetividade se tornará algo natural em sua expressão escrita.

3. Você se torna mais criativo

No começo deste texto eu comentei que muitas pessoas (talvez você, inclusive) veem as redações como textos engessados e pouco úteis.

Apesar de cada gênero textual apresentar configurações específicas, com a escrita de redações você acaba se tornando uma pessoa mais criativa, justamente porque um texto não se faz sozinho: é preciso inserir ideias no papel, e isso só será feito quando você abrir a sua mente para tais ideias!

Desta forma, ao forçar seu cérebro a desenvolver narrativas, descrições ou argumentações, você irá se tornar, ao longo do tempo, uma pessoa com criatividade mais aflorada.

4. Conhecimento aprofundado dos diversos gêneros textuais

Quando falamos em escrita de redação, não estamos falando apenas de textos dissertativos. Os vestibulares costumam cobrar, em suas provas, gêneros textuais variados: contos, crônicas, cartas, textão de internet, resenhas críticas e muitos outros.

Os estudiosos costumam dizer que a língua é viva, ou seja, ela está em constante mudança, acompanhando as modificações da sociedade na qual está inserida. E assim também funcionam os gêneros textuais: a cada dia que passa, novos gêneros textuais vão se configurando.

Se não praticarmos a escrita destes diversos gêneros de redação, nunca saberemos como inseri-los em nossas vidas. É neste ponto que a prática da escrita de redação vai te ajudar, e você irá adquirir um conhecimento que irá, com certeza, te auxiliar em diversas outras etapas da sua vida.

5. Ampliação de conhecimentos

Por fim, é importante lembrar que, para escrever uma boa redação, é necessário ter conhecimento sobre o tema, certo? Não adianta nada você praticar a escrita de redação seguindo sempre o mesmo tema, ou então seguindo sempre os temas acerca dos quais já tem bastante domínio.

Na hora da sua prova este pode ser um tiro no pé, pois pode aparecer um tema muito distante daqueles que você conhece. Por conseguinte, é importante sempre escolher assuntos diversos para serem os temas, além de realizar pesquisas profundas a respeito destes assuntos, para ter embasamento teórico na hora da sua escrita.

Este processo, além de ajudar na construção do seu texto, irá ampliar seus conhecimentos, pois você passará a entender diversos termos e conceitos novos. Além disso, a frequente escrita de redação irá, com certeza, fazer o seu vocabulário se ampliar. No começo você terá bastante dificuldade para encontrar sinônimos dos vocábulos e não repetir as palavras em seu texto; porém, com a prática, este movimento irá se tornar corriqueiro.

Agora é hora de praticar! Acesse o nosso site e comece agora mesmo a praticar redação em nossa plataforma, onde você recebe correções feitas por professores especialistas em até 3 dias úteis!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/misraely/" target="_self">Misraely Wolfart</a>

Misraely Wolfart

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Cursando MBA em Gestão Educacional.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM