logo redação online

Dia do Concurseiro | 30 de setembro

Correção de redação para concursos

Dia do Concurseiro é comemorado em 30 de setembro e tem como objetivo homenagear os concurseiros que lutam e estudam para ter um futuro melhor passando em um concurso público. Além, é claro, de lembrar das dificuldades impostas por cada banca de concurso, como a FCC, FGV e Cebraspe.

A data se comemora em 30 de setembro para simbolizar o primeiro concurso público realizado no Brasil, ocorrido no segundo semestre de 1937, além de homenagear o poeta Paulo Bomfim, conhecido como ”O Príncipe dos Poetas”, que nasceu em 30 de setembro de 1926.

É considerado concurseiro aquele que se dedica em tempo integral ou parcial, durante 2 anos ou mais, aos estudos voltados para a preparação aos concursos que pretendem prestar. Para ser um concurseiro é preciso estar disposto a se esforçar para atingir o objetivo de aprovação, o que demanda muito estudo e conhecimento acerca do processo seletivo.

O termo concurseiro é classificado pelo vocabulário ortográfico da língua portuguesa (VOLP) como um adjetivo. Essa palavra é usada para se referir a alguém que se esforça para ser aprovado em concursos públicos, como é o caso dos vestibulandos, que estudam para passar em vestibulares.

Quer saber mais sobre o Dia do Concurseiro e algumas indicações de estudos que podem ajudar em concursos públicos? Continue lendo esse artigo!

Quando ocorreu o primeiro concurso público no Brasil?

Foi realizado no segundo semestre de 1937 e havia mais de 5 mil candidatos para esse concurso público. Os concurseiros daquela época concorriam para vagas no IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários).

O IAPI foi foi o órgão precursor dos concursos públicos no país, esse instituto teve a ideia de preencher o quadro de vagas por meio de critérios técnicos, para garantir a eficiência dos serviços, afinal, ele atendia a mais de 1 milhão de associados. Naquela época o recrutamento de funcionários públicos era por meio de indicação de lideranças públicas.

Foi o IAPI o primeiro a ter a ideia de preencher as vagas seguindo a classificação dos candidatos no concurso. Os candidatos tinham que passar por um exame psicotécnico e uma prova escrita. Na prova escrita eram cobrados conteúdos de português, matemática, previdência social e legislação do trabalho.

Como funcionam os concursos públicos hoje?

Hoje em dia, a aprovação em um concurso público é o sonho de muitos brasileiros, por causa da estabilidade, salário acima da média e a possibilidade de realizar uma função de relevância para a sociedade.

Ademais, os processos de realização de um concurso público são burocráticos, pois envolvem a formação de um grupo de servidores para acompanhar os procedimentos, procedimento para contratar uma empresa organizadora e a elaboração de um edital detalhando todos os pontos principais da seleção.

No geral, todos podem fazer concursos públicos, só precisam estar atentos aos requisitos mínimos exigidos pelos órgãos e escritos no edital. Existem concursos que exigem alguns pontos específicos, como idade, nível de escolaridade mínimo, ou, até mesmo altura. Os concursos abrangem diversas áreas, como carreiras administrativas, policiais, fiscais, de controle, no poder judiciário ou legislativo.

Além disso, lembre-se que é preciso se dedicar, pois a concorrência destes editais é alta e o nível de exigência é grande.

Como se preparar para um concurso público?

É importante estar por dentro do funcionamento de um concurso público, para assim saber quais são as exigências e buscar atendê-las. De forma geral, existem alguns pontos a serem levados em consideração:

  • Saiba quais são os seus objetivos: ter em mente o cargo ou área do serviço público que deseja atuar servirá como base para a busca por eles em concursos.
  • Fique atento à abertura de novos concursos: os concursos surgem conforme as demandas, então é preciso ficar de olho, lembrando que quando o concurso for aberto o edital é lançado oficialmente no Diário Oficial da União (DOU) de cada cidade e estado.
  • Foque no edital: analise o edital com atenção, pois ali as regras para cada processo seletivo podem variar. Além disso, é importante saber quais são os conhecimentos cobrados na avaliação tornará a organização dos estudos mais assertiva.

Quais os tipos de redação mais cobradas em concursos?

Entre os principais textos cobrados estão os dissertativos, principalmente os de caráter expositivo e informativo.

Ademais, na redação expositiva, o autor elabora o texto para apresentar fatos inquestionáveis e sem a necessidade de convencer o leitor sobre algum assunto. Desse modo, usa-se esse modelo em veiculações feitas em portais de notícias.

Já a dissertação argumentativa exige que o escritor faça uma reflexão sobre determinado tema e, ao produzir o texto, exponha argumentos contundentes que convençam o leitor.

Frases sobre Concurseiros

  • Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.” – Muhammad Ali
  • Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta.” – Paulo Coelho
  • As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.” – Zig Ziglar
  • Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.” – Dalaí Lama
  • Eu faço da dificuldade a minha motivação. A volta por cima vem na continuação.” – Charlie Brown Jr

Outras celebrações relacionadas ao Dia do Concurseiro

  • Dia do Revisor: 28 de março
  • Dia Nacional da Biblioteca: 9 de abril
  • Dia da Literatura Brasileira: 1 de maio
  • Dia da Língua Portuguesa: 5 de maio
  • Dia do Funcionário Público Aposentado: 17 de junho
  • Dia das Nações Unidas para o Serviço Público: 23 de junho
  • Dia do Escritor: 25 de julho
  • Dia do Servidor Público: 28 de outubro
  • Dia Nacional do Ministério Público: 14 de novembro

Repertórios para ajudar os concurseiros nos estudos

Filmes

Sociedade dos Poetas Mortos (1990), Gênio Indomável (1998), A Vida é Bela (1999), Erin Brockovich (2000), Gladiador (2000), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), Homens de Honra (2001), Duelo de Titãs (2001), Coach Carter – Treino para a Vida (2005), Poder Além da Vida (2006), À Procura da Felicidade (2007), Sete Vidas (2008), Mãos Talentosas (2009), O Discurso do Rei (2010), O Homem que Mudou o Jogo (2011), Sem Limites (2011), O Lado Bom da Vida (2012), Concurso (2013), Jobs (2013), O Lobo de Wall Street (2014), Um Homem Entre Gigantes (2015), Que Horas Ela Volta? (2015), Estrelas Além do Tempo (2016), Extraordinário (2017), Radioactive (2019), O Menino que Descobriu o Vento (2019), Era Uma Vez Um Sonho (2020).

Livros

Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos (Lia Salgado), Manual do Direito Constitucional (Nathalia Masson), Provas & Concursos: Informática Para Concursos (João Antonio), Código Interativo Alfacon – Careiras Policiais (Equipe Alfacon), Concursos Públicos – Terminologias e Teorias Inusitadas (Cleber Masson), Introdução à Teoria Geral da Administração (Idalberto Chiavenato), Gramática Para Concursos (Marcelo Rosenthal), Contabilidade Geral e Avançada (Ricardo Ferreira), Aumente o Poder do Seu Cérebro (John Medina), Foco Triplo (Daniel Goleman e Peter Senge).

Documentários

Promessas de Um Mundo Novo (2001), Terra 2100 (2001), Entreatos (2004), Nascido em Bordéis (2004), A Caminho de Guantánamo (2006), Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei (2008), Restrepo (2010), Inside Job (2010), Como o Cérebro Cria (2019).

Séries

Law & Order (1990), C.S.I: Investigação Criminal (2000), The Big Bang Theory (2007), Suits (2011), Brooklyn 99 (2013), House Of Cards (2013), Como Defender Um Assassino (2014), Better Call Saul (2015), Unidade Básica (2016), A História e Vida de Madam C.J. Walker (2020), Cidade Invisível (2021).

É concurseiro e precisa estudar redação para concurso público de qualquer banca? Então, conte com as correções feitas em até 3 dias úteis por nossos professores especialistas em concursos públicos! Assim, envie agora suas redações e receba comentários detalhados de acordo com o edital do concurso para o qual você está se preparando!

POSTS RELACIONADOS