Oi, pessoal! Tudo bem?

Nosso parceiro Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica muito legal de como usar a série 13 REASONS WHY em suas redações! Bora pegar o caderno e começar a anotar tudinho?

SÉRIE: 13 REASONS WHY

2017- • 3 temporadas • 60min • TV-MA

Sinopse: Parece que todo mundo em Liberty High está escondendo alguma coisa… Mas a mentira tem perna curta, e a verdade está prestes a vir à tona.

BULLYING

Hannah Baker é nova em Liberty High e sai com Justin Foley, que secretamente tira uma foto íntima sua. No dia seguinte, a foto circula por todos os colegas e ela passa a ser humilhada, objetificada e assediada nos corredores. A garota, recém chegada na escola, começa a ser excluída e os amigos que ela vai encontrando no caminho sempre a desapontam ou abandonam.

Ainda sobre bullying:

INVASÃO DE PRIVACIDADE

Além de Justin, outros agentes participam da frequente invasão da privacidade e intimidade de Hannah sem seu consentimento. Tyler Down persegue Hannah e a fotografa pela janela de seu quarto, divulgando uma imagem sua beijando Courtney Crimsen. Em outro caso, Ryan Shaver rouba um poema de Hannah e o publica na revista sem a sua autorização, sendo exposta e ridicularizada.

Privacidade é um assunto complexo e cada vez mais falado na atualidade, inclusive quando falamos do meio digital. Confere o artigo em que falamos sobre isso: Tema de redação: assédio por intrusão (stalking)

ASSÉDIO SEXUAL E ESTUPRO

Desde seu encontro com Justin, Hannah é vítima de assédio sexual pelos atletas da escola. Alex Standall a coloca na lista de melhores corpos da turma; Marcus Cole a humilha com propostas sexuais e agarrando sua perna; Bryce Walker passa a mão nela enquanto está na fila; ela presencia Bryce estuprando Jessica Davis; Bryce estupra a própria Hannah na banheira.

OMISSÃO NA ESCOLA

Numa última tentativa de sobreviver, Hannah recorre a seu conselheiro escolar, Kevin Potter. Em um exemplo grave de negligência e irresponsabilidade institucional, Potter parece não prestar atenção aos sinais alarmantes da fala de Hannah. Ela conta que foi estuprada e ele duvida da história e diz que, se não for apontar o agressor, ela deveria esquecer o caso e seguir adiante.

INCONSEQUÊNCIA ADOLESCENTE

No âmbito da adolescência, 13RW faz uma análise do tema das repercussões de nossas ações, das relações causa-efeito, já que os adolescentes tendem a não pensar nas consequências de suas escolhas. Justin vazando a foto de Hannah leva a Alex com a lista, levando os atletas a abusarem do corpo de Hannah, assim por diante. Outro exemplo disso está a seguir:

BEBIDA E DIREÇÃO

Na fita 5, Hannah descreve o episódio em que pega carona com Sheri Holland, que ainda está embriagada após uma festa. Ela bate numa placa de trânsito e insiste em não chamar a polícia. Por causa disso, outro aluno, Jeff Atkins, não para no local apropriado e morre em um acidente de carro.

Leia também: Tema de redação: o problema do alcoolismo na sociedade brasileira

SUÍCIDIO

Depois da conversa com Mr. Potter, Hannah desiste de sua vida e comete suicídio. A cena (agora apagada pela Netflix) foi polêmica por representar graficamente o ato, indo contra normas mundiais. Hannah deixa as fitas e aponta responsáveis por sua morte, causando uma nova tentativa de suicídio por Alex.

CUIDADO: SPOILERS DA SEGUNDA TEMPORADA!

IMPUNIDADE SELETIVA

Na segunda temporada, vemos o desenrolar do caso dos pais de Hannah Baker contra Bryce Walker, em que o agressor ganha e sai impune, havendo estuprado diversas garotas. Como o próprio ator que o interpreta disse, “Nossa série é uma obra de ficção mas também representa a realidade. Bryce é privilegiado, vem de uma família rica e poderosa, é homem, branco e hétero e por isso é muito fácil se livrar dessas situações. Vemos isso acontecer diariamente e é terrível. Fãs ficarão com raiva, mas devemos ficar com raiva, porque é a realidade.”

CUIDADO: SPOILERS DA SEGUNDA TEMPORADA!

ESTUPRO MASCULINO

Outra cena polêmica foi o estupro de Tyler Down, quando Monty de la Cruz e outros atletas o encurralam e o estupram com um cabo de vassoura. O estupro masculino é um assunto ainda mais velado e menos divulgado, já que o estereótipo de que o homem não pode expressar sensibilidade faz com que as vítimas sintam ainda mais vergonha.

TIROTEIOS ESCOLARES

Ao final da temporada, presenciamos outro efeito do ato de bullying e assédio: o tiroteio escolar. No baile, Tyler Down aparece com sua coleção de armas (abrindo espaço para o tópico porte/posse de armas) com a intenção de matar seus colegas. Claramente, não há justificativa para atos como esse, mas vemos as origens de um instinto desumano. No mesmo dia em que a 2a temporada foi disponibilizada, 9 estudantes e 1 professor morreram em um tiroteio em uma escola no Texas.

Já falamos sobre violência escolar aqui no Redação, confere: Tema de redação: violência nas escolas

CUIDADO: SPOILERS DA TERCEIRA TEMPORADA!

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E ABORTO

Chloe Rice, ex-namorada de Bryce Walker e sobrevivente de estupro deste, se descobre grávida e decide abortar. A série retrata, assim como nos outros tópicos, a difícil realidade dessa decisão: o peso emocional, a dificuldade burocrática, e a pressão social.

HOMOFOBIA COMO HOMOSSEXUALIDADE REPRIMIDA

Em uma reviravolta na série, é revelado que Monty de la Cruz, um dos mais homofóbicos atletas de Liberty High e que estuprara Alex por isso, já havia se envolvido com garotos. Ele se descobre homossexual e, assim como em outros casos, sua homofobia estava enraizada no medo de assumir-se como um. Há 2 dias atrás, um dos maiores líderes da terapia “cura gay“, McKrae Game, se declarou homossexual.

A homofobia não é um problema exclusivo da sociedade norte-americana, o Brasil ainda é um país com alto índice de ocorrências de homofobia. A gente já falou sobre isso aqui, confere: Tema de redação: desafios para superar a homofobia no Brasil

DETERMINISMO

13 Reasons Why demonstra como comportamentos dos personagens foram internalizados por influências externas, como na teoria do Determinismo. Monty era abusado por seu pai em casa todo dia, depois reproduzindo essa violência; Justin foi abandonado pela mãe viciada em drogas, tornando-se um viciado ele mesmo; Bryce vivia sob a pressão de mostrar-se másculo com a presença de pai e avô machistas e agressivos, construindo um caráter frio e insensível.

EXEMPLO:

Tema: “A epidemia de atiradores em ambientes escolares no Brasil”

18 de maio de 2018. Em uma escola no Texas, EUA, nove estudantes e um professor morrem por tiros de um estudante. No mesmo dia, estreia a 2a temporada da série “13 Reasons Why”, que, para a surpresa dos telespectadores, desenha a rota de eventos até um tiroteio no colégio: Tyler Down, excluído, estuprado e sozinho, desenvolve um desejo irracional de vingança. Fora das telas, atos de violência nas escolas brasileiras têm crescido exponencialmente, injustificáveis mas advindos de fatores como a cultura do bullying e a instabilidade emocional adolescente.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


LEIA MAIS:

Como usar a série SEX EDUCATION em suas redações

Como usar a série The Umbrella Academy em suas redações?

Tema de redação: as novas configurações da família contemporânea no Brasil

5 formas de melhorar seu repertório sociocultural para a redação

Tema de redação: inclusão de autistas no Brasil

Tema de redação: racismo velado

Tema de redação: ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

Comentários do Facebook