Como fazer uma boa redação no ENEM? Aprenda com o Redação Online!

por | jun 6, 2022

Início » Dicas de Redação » Como fazer uma boa redação no ENEM? Aprenda com o Redação Online!

Saber como fazer uma boa redação no ENEM é essencial para quem está buscando a tão sonhada vaga em uma universidade. E por grande parte delas terem altas notas de corte e número excessivos de pessoas por vaga, quanto melhor for a sua redação, mais chances de se destacar você terá.

Portanto, dominar as técnicas da boa escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Para que isso aconteça, conhecer seu lado teórico, como as diferenças entre tipos e gêneros textuais, é muito importante. Aqui você encontra um resumo das teorias e dicas de como fazer uma redação de alta qualidade.

E, claro, para que elas funcionem, você precisa colocar os ensinamentos em prática, pois o treino é tão importante quanto o jogo, não é mesmo? Então continue lendo esse post para conferir as dicas que preparamos para te ajudar a alcançar os seus objetivos e melhorar ainda mais as suas habilidades textuais.

Como fazer uma boa redação no ENEM: entenda seus elementos

Para tornar o nosso trabalho mais simples, vamos abordar cada parte e aspecto do texto de forma separada. Portanto, entender bem sobre as teorias e aspectos que tornam cada texto, não só adequado ao seu meio de circulação mas, também, com qualidade semântica, é essencial para qualquer aluno ou potencial candidato à uma vaga no Ensino Superior.

Como falamos anteriormente, existem muitos tipos e gêneros textuais e cada um deles possui suas próprias características e regras que devem ser seguidas. No caso do Exame Nacional do Ensino Médio, um dos mais recorrentes é o texto argumentativo-dissertativo, que promove a abordagem de diversos assuntos por meio da argumentação bem elaborada.

Então corra e pegue seu bloco de notas antes de acompanhar cada detalhe sobre os elementos estruturais e linguísticos que devem ser considerados antes de começar sua escrita.

1. Adapte a linguagem da sua produção

Imagine apresentar um artigo de uma organização de jogos eletrônicos para um senhor de 75 anos que só joga palavras cruzadas? O sentido das palavras se perderá e a mensagem não será passada, não é mesmo? E não é à toa, saber adequar o tom e a linguagem de acordo com o público-alvo é uma das tarefas mais fundamentais de quem se propõe a escrever qualquer coisa.

Por esse motivo, antes de tudo, leia bem o comando e saiba quem será o leitor. Com essa informação em mãos, fica mais fácil saber como direcionar sua escrita, se pede por termos mais rebuscados ou se pode ser mais solta e mais voltada à linguagem formal na norma culta e não linguagem coloquial.

Lembre-se que o texto é para quem irá ler e não para quem escreve. Mesmo que uma prova ou exame como ENEM sejam ambientes de simulação de situações, a intenção é a mesma. Comunicar a proposta de forma que ela chegue ao seu público e faça sentido.

2. Mantenha sua linha de raciocínio

Perder o foco e desviar do assunto é uma dos erros que mais penalizam os escritores em qualquer tipo de avaliação ou processo seletivo. Se desviar do assunto faz com que o seu leitor se perca no que está sendo proposto pelo seu texto e faz com que ele perca sua finalidade.

Para isso, procure escrever com simplicidade. Prefira frases curtas que facilitem o domínio do que está sendo discutido, essa técnica ajuda a diminuir as chances de você se perder no texto. Amarre as frases e organize bem as ideias, sempre tomando cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentação.

3. Procure manter a clareza e a objetividade

Nesse ponto, o segredo está em não deixar nada subentendido, nem assumir que os seus leitores sabem tudo sobre o que você quer dizer. Com isso em mente, elabore sua redação de forma que evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas ideias, narrando um fato. O mais importante é que a mensagem seja passada da forma correta.

E não há como realizar essa tarefa sem mencionar o quão importante é a objetividade. Sem ela, você corre o risco de divagar, se perder do tema e ainda tornar um assunto longo demais sem necessidade alguma, cansando seu público-alvo. Procure o equilíbrio entre a necessidade de expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras.

Para tanto, não repita ideias e não use palavras demais ou outros recursos que sirvam somente para que o número de linhas aumente. Essa tática, a famosa “encher linguiça” não é bem vista por nenhuma banca avaliadora. Portanto, concentre-se no que é realmente necessário para o texto, uma pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que deve ser usado e o que deve ficar de fora.

Utilize bem os textos de comando que o ENEM apresenta aos candidatos, eles são excelentes guias do que é esperado na redação.

4. Dê atenção à coerência textual

Um bom texto deve ter unidade e ser coeso, por mais longo que seja. E atingir esse objetivo pode não ser uma tarefa simples. Faça um esqueleto prévio do que você pretende abordar ao longo da sua produção e trace uma linha coerente do começo ao final, assim fica mais difícil se perder e fugir do assunto.

O importante é não perder de vista essa trajetória. Para isso, elimine o desnecessário e o que não é essencial para que a ideia seja comunicada de forma eficiente. Lembre-se que mesmo no seu esboço, use a seguinte ordem: introduçãoargumentação e conclusão da ideia. Esse pequeno exercício te ajuda a delimitar quais pontos serão discutidos e os que devem ser ignorados.

Outra boa estratégia é obedecer uma ordem cronológica, que é muito efetiva, apesar de não expressar tanta criatividade. Nessa linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação, mas precisam de cuidado.

5. Dê ênfase aos pontos corretos

A ênfase é uma das ferramentas mais eficientes quando o objetivo é chamar a atenção para o assunto. Mas como fazer isso de modo equilibrado? Use palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Esse ótimo recurso também é excelente para destacar trechos importantes.

Além disso, investir em uma boa conclusão é fundamental quando se busca mostrar o quão importante é o tema escolhido. Essas estratégias também podem ser utilizada para remeter o leitor à ideia inicial, o que é, comprovadamente, uma boa maneira de fechar o texto.

6. Leia e Releia

Assim como é fundamental e necessário pensar, planejar e escrever bem o seu texto, também é importante fazer a releitura desse material. Pois, mesmo com todos os cuidados, é possível que você não consiga se expressar de forma que pretendeu. Em contextos que fazer uma boa redação no ENEM é primordial, o tempo e a pressão podem atrapalhar.

Sendo assim, com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, confusos ou se faltou alguma coisa. Aproveite esse exercício para verificar se não houve repetições ou uso excessivo de termos. Todos esses são pontos que podem ser deduzidos da sua nota final, então dedique uma parcela do tempo para essa atividade.

À medida que você relê o texto, é natural que algumas falhas apareçam, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Mas não se apegue ao escrito e refaça se for necessário. Por fim, passe tudo a limpo antes de entregar. E se você estiver praticando, não deixe de repetir esse processo, pois ele é mais do que essencial.

Prontinho! Com essas dicas o seu processo de produção textual ficará mais simples e descomplicado. Lembrando essas sete dicas você terá mais chances de alcançar boas notas e arrasar no ENEM. E se você quer saber mais sobre esse assunto, que tal conferir o checklist para escrever uma redação excelente no ENEM e arrasar na sua prova?!

Continue lendo o nosso blog para encontrar as melhores dicas sobre redação, com diversas temáticas, propostas textuais e dicas de estudo com filmes, séries e muito mais!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM