Checklist para escrever uma redação excelente no ENEM

por | nov 18, 2021

Finalmente, o ENEM 2021 está chegando! Como estão os preparativos por aí? Será que você sabe de tudo o que precisa para escrever uma redação excelente e tirar 900+? Foi pensando nisso que fizemos uma checklist de redação do ENEM para você se organizar e não esquecer de nenhum detalhe no dia da prova.

Nessa checklist, você verá o passo a passo do que fazer no planejamento, na escrita (introdução, desenvolvimento e conclusão) e revisão da redação. Pega o caderno e siga a leitura!

Planejamento da redação

O primeiro passo da lista é: planeje a sua redação! Acredite, o projeto de texto vai fazer com que você tire uma nota excelente na redação, além de ajudar você a desenvolver as ideias com mais clareza na hora da prova.

Mas antes disso, é claro, leia os textos motivadores. Ao fazer a leitura, circule as palavras-chaves que você acredita que são essenciais para o tema e que devem ser abordadas na redação.

Com a leitura feita, escolha um cantinho da folha de rascunho para esboçar o seu ponto de partida e o ponto de chegada, ou seja, defina qual será a sua tese, argumentos e proposta de intervenção para o problema.

Checklist para o planejamento da redação:

  • leia os textos motivadores e identifique as palavras-chaves;
  • analise o tema e o problema apresentado (por que o problema ocorre? Como ele pode ser resolvido?);
  • defina o seu ponto de vista (tese);
  • escolha os repertórios que serão utilizados ao longo do texto;
  • defina os argumentos para a defesa da tese;
  • defina a proposta de intervenção.

Depois de planejar o texto, é hora de colocar as palavras no papel. Escreva no rascunho seguindo a estrutura do texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Indicamos que você escreva a redação em torno de 30 linhas – pois as redações nota máxima giram em torno dessa quantidade – e estruture da seguinte forma: 1 parágrafo para introdução + 2 parágrafos para cada argumento + 1 parágrafo para conclusão.

A seguir, confira o que não pode faltar em cada uma dessas partes do texto.

Introdução

Na introdução é essencial que você faça uma contextualização do tema (sociológica ou histórica) e apresente o seu ponto de vista (tese) de forma objetiva. Além disso, apresente um bom repertório sociocultural relacionado ao tema para contextualizá-lo.

Checklist para a introdução:

  • repertório pertinente ao tema;
  • contextualização do tema;
  • tese explícita (ponto de vista defendido ao longo do texto);
  • 6 a 8 linhas de parágrafo.

Desenvolvimento

Após a introdução, defenda a sua tese! Escreva o desenvolvimento em dois parágrafos e apresente um argumento em cada um deles. Neste momento, lembre-se de apresentar as suas ideias com clareza e argumentos consistentes para a tese.

Para isso, escreva um tópico frasal logo na primeira linha do parágrafo. Lembra o que esse recurso significa? De maneira resumida, o tópico frasal é uma frase curta que expressa a ideia central e reforça o argumento que será defendido no parágrafo.

Checklist para o desenvolvimento:

  • tópico frasal (resumo da ideia central do parágrafo);
  • argumentos consistentes para a defesa da tese (um para cada parágrafo de desenvolvimento);
  • repertórios produtivos para o tema e tese;
  • desfecho crítico ou reflexivo do parágrafo (de modo a enfatizar sua tese/argumento); 
  • 6 a 8 linhas para cada parágrafo.

Conclusão

Na conclusão, você deve escrever uma proposta de intervenção a partir dos pontos que você levantou no desenvolvimento, isto é, propor uma solução para resolver – ou pelo menos amenizar – o problema do tema. Neste momento, escreva uma proposta que seja viável e que esteja conectada com os seus argumentos.

Ademais, lembre-se que na proposta de intervenção você deve apresentar os cinco elementos: ação (O QUE deve ser feito), agente (QUEM deve fazer), meio/modo (COMO deve ser feito), efeito/finalidade (PARA QUE deve ser feito) e um detalhamento sobre um desses elementos.

Checklist para a conclusão:

  • proposta de intervenção (O QUE? QUEM? COMO? PARA QUÊ?);
  • detalhamento de um dos elementos anteriores (qual outra informação pode ser acrescentada sobre a ação, agente, meio ou finalidade?);
  • desfecho da redação (uma breve conclusão); 
  • 6 a 8 linhas de parágrafo.

Quer saber mais sobre o que escrever em cada parágrafo de redação? A professora Chay, aqui do Redação Online, dá mais algumas dicas no vídeo a seguir:

Revisão da redação

Após colocar as suas ideias no rascunho, revise a sua redação. Confira se há problemas gramaticais e coesivos, se você usou os conectivos corretamente e se há repetição de palavras.

O uso de conectivos conta muito para a nota na competência 4, que avalia os recursos coesivos utilizados para a articulação de ideias do texto. Observe se você utilizou conectivos do tipo operador argumentativo, pois eles precisam estar presentes em pelo menos dois momentos do texto entre parágrafos.

Além disso, como cada conectivo possui uma finalidade, é importante que você avalie se eles foram usados adequadamente. Caso você identifique desvios e repetição de palavras, corrija e troque por sinônimos.

Checklist para a revisão:

  • verifique se há erros gramaticais e coesivos;
  • verifique se há conectivos nos parágrafos e pelo menos dois entre parágrafos (operadores argumentativos);
  • confira se há repetição de palavras (se tiver, troque por sinônimos).

Por fim, passe a redação a limpo na folha de entrega e capriche na letra! Na hora da prova, lembre-se de organizar o seu tempo para cumprir todos os tópicos dessa checklist: planejar o texto, escrevê-lo e revisá-lo – o ideal é que você dedique 20 minutos para cada uma dessas etapas.

Gostou da nossa checklist de redação para o ENEM? Esperamos que ela ajude você a alcançar uma excelente nota na redação e, claro, entrar no curso dos seus sonhos! Se gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos/as! O Redação Online deseja a você uma ótima prova! Ah, não se esqueça de enviar sua redação pra gente após a prova: nossos professores entregarão sua nota em até 3 dias úteis!

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/marinadias/" target="_self">Marina Dias</a>

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM