A aplicação das competências do ENEM na redação é mais do que uma simples formalidade. Ela auxilia você a se preparar para escrever um bom texto. Porém, para ir bem na redação, não basta apenas que se exercite a escrita. Você precisa ter um embasamento argumentativo bom e realista, de quem compreende o mundo à sua volta e consegue propor soluções palpáveis para os problemas que enxerga. O que te ajuda, neste momento, é a arte. A arte é a expressão humana perante os conflitos com que a sociedade lida. Sendo assim, preparamos uma lista de 9 filmes para usar na redação.
Tenha a certeza de que eles irão lhe ajudar a pensar sobre os problemas que estão na sua volta, elaborar soluções e construir uma argumentação que te dará um Oscar de redações.
Continue a leitura e confira!
Cidade de Deus
Para começar nossa lista de filmes para usar na redação, trouxemos uma das obras brasileiras mais conhecidas ao redor do mundo. O racismo na sociedade é algo muito mais profundo do que simples piadas desconfortáveis. O filme Cidade de Deus mostra muito bem o abismo social entre quem mora na favela e quem mora em bairros comuns. Você verá a realidade de quem nasce nesse ambiente, as dificuldades que enfrenta para conseguir sobreviver e possíveis causas do que levam pessoas a entrarem para o crime, principalmente o tráfico. O que você propõe para reverter o quadro social dessas pessoas?
Pantera Negra
Esse filme é uma versão moderna da antiga discussão de Malcolm X versus Martin Luther King. Enquanto o vilão da história, Kilmonger, propõe uma luta violenta contra a opressão que negros enfrentam e que se pegue em armas para lutar contra essa diferença social, o herói do filme, o Pantera Negra, se coloca como alguém que propõe que se tenha diplomacia com a sociedade, conversando e interagindo de maneira construtiva, se aliando às diversas nações para reverter a situação opressiva. Todavia, por mais que se chame o Kilmonger de vilão, ele está em uma área moral cinza, assim como o herói.
Será que Kilmonger é tão vilão assim? Será que o discurso dele não tem um ponto? Os argumentos dele são tão inválidos? Todavia, o herói também tem seu ponto. Se ele pode ajudar a construir uma sociedade melhor sem dar um tiro, por que desperdiçar sangue possivelmente inocente de pessoas que só são descendentes de quem causou essa situação? Esse é um daqueles filmes que você termina de assistir e se questiona com quem você realmente concorda. De qualquer forma, as falas de Kilmonger são ótimas críticas que nos lembram como a sociedade africana foi tratada pelos europeus. Além de ajudar a contextualizar sua argumentação na redação, esse filme lhe dá dois caminhos possíveis para soluções a aplicar para combater o racismo, mesmo se você não for de maneira extrema para qualquer um dos dois lados propostos.
Narradores de Javé
Mais um filme do Brasil para a lista de filmes para usar na redação. Narradores de Javé é uma obra prima brasileira. Esse filme conta a história de um pequeno povoado que sofre ameaça de ter suas casas inundadas devido à construção de uma represa na região. Para evitar que isso aconteça, eles decidem escrever a história da cidade, para colocá-la como patrimônio cultural a ser preservado. O problema é que ninguém sabe exatamente a história da cidade e cada um tem uma história diferente para contar e agregar ao que se está escrevendo.
Esse filme lhe ajuda a pensar sobre a construção de um texto, com certeza, mas traz outros dois pontos interessantes. Primeiro, até onde vai o direito da sociedade de ter “progresso” em sacrifício de pessoas que simplesmente não tem o poder aquisitivo de evitar que isso aconteça? Segundo, nos lembra como a arte e a cultura são uma expressão do ser humano, sendo a literatura, a música, a pintura, etc, todas surgidas das mãos do povo.
O Menino e o Mundo
Animação brasileira que, por ter sido indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016, já vale ser assistida e utilizada como argumento de como muitas vezes não apreciamos o que é patrimônio cultural nosso. Todavia, a discussão principal que esse filme traz não é essa. O Menino e o Mundo contam a história de um menino que sai de sua aldeia para ir atrás do seu pai que foi trabalhar na cidade. O filme mostra como o trabalhador é tratado, nos remete também ao êxodo rural e às pessoas que abandonam o próprio lar para ter uma chance de comer. Ele mostra a pobreza e como as camadas sociais mais baixas vivem fora dos ambientes urbanos. Essa é a nossa realidade social e que pode ser levada para a redação, junto com uma proposta de solução.
O Menino do Pijama Listrado
Quando começa o preconceito? Quando deixamos de ver o outro ser humano como nosso semelhante, independente de gênero, raça, religião? Quando deixamos que essas tristes ideias entrem em nossa filosofia de vida? O Menino do Pijama Listrado é um filme que nos ajuda a questionar sobre isso. Ao contar a história da amizade de uma criança alemã e uma criança judia, que conversam através das grades de um campo de concentração, esse filme nos traz a inocência de quem não conhece o ódio. Estaria a solução para o preconceito escondida em como educamos nossas crianças? Podemos, também, educar adultos para que tenham novamente a inocência de uma criança perante o ódio ou já está dessensibilizado demais para que comece a ter empatia com o próximo? Esses são exemplos de questionamentos que você pode trazer do filme para a redação e tentar responder.
O Auto da Compadecida
A vida no sertão pode já ser muito bem conhecida para quem mora nele, mas quem vive fora mal pode imaginar como é viver com escassez de comida e água potável, e o que se pode fazer para sobreviver nesse cenário. O Auto da Compadecida conta a história de João Grilo tentando sobreviver a um ambiente de fome e violência, enquanto possuindo uma fé fervorosa que o mantém de pé. Outros personagens com problemas e soluções diferentes, mas no mesmo cenário, vão aparecendo, também entrando em embate moral-religioso quando têm de confrontar seus pecados colocados na sua frente durante o julgamento divino.
A religião e a moral religiosa são muito fortes na sociedade brasileira. O cristianismo, você acredite nele ou não, é bastante presente no dia a dia, com certas partes do povo nem sequer se questionando sobre as próprias crenças. Essa é a realidade delas e pronto. Você pode usar esse filme para debater como a religiosidade no Brasil e como a moral cristã estão presentes na nossa sociedade.
Capitã Marvel
Comparado com os outros filmes para usar na redação que trouxemos, este pode parecer mais um filme comum e clichê de super herói. A discussão nele, no entanto, é mais profunda do que parece. O quão nossa sociedade subestima e impede o protagonismo feminino? E essa pergunta tem duas camadas. O protagonismo feminino tem pouca representatividade na arte, principalmente por quase sempre as personagens mulheres terem seus dilemas relacionados a questões amorosas. E o protagonismo feminino tem pouca representatividade nos papéis sociais, pois a mulher é pouco valorizada como pessoa forte e capaz. As exceções são tratadas como pessoas “fortes e capazes, apesar de ser mulher”. Pense para a redação: nossa arte tem dado bons personagens para que as mulheres se enxerguem e se sintam inspiradas? Isso é, fora filmes românticos onde o único sonho da protagonista é se casar, o que sobra? Você pode levar para a redação o direito da mulher de também ser um super-herói e todas as leituras possíveis sobre essa afirmação.
Tropa de Elite
Quer você concorde ou não com a disciplina e a mão forte da polícia, é fato de que esse grupo social vive sob com muita pressão. Seja por viverem todo dia como se fosse o último, pois podem morrer a qualquer momento em uma troca de tiros, seja por serem submetidos a um regime rigoroso de hierarquia e obediência, ou seja por ainda terem que conviver com situações de corrupção vindas justamente de quem comanda as ações anticrime, estão sufocados por diversas situações pesadas!
Sobreviver a guerras diárias, obedecer ordens firmes e fortes, e aguentar hipocrisia de quem veste a mesma farda, são os fatos de um dia a dia só podem resultar em pessoas de mente e ações violentas. Qual o verdadeiro papel da polícia na sociedade? A estrutura interna da polícia é justa e efetiva? Basta prender? É preciso matar? O indivíduo polícial é um vulcão de tanta pressão esperando para expelir sua lava, então você pode levar para a redação maneiras de evitar essa erupção e preservar a saúde do trabalhador.
O Doutrinador
Ao assistir a um filme brasileiro de super-herói, você pode colocá-lo ao lado de filmes norte-americanos e fazer comparações. O que sairá deste exemplo de filmes para usar na redação é uma discussão de como as culturas se influenciam internacionalmente, como a globalização é forte e como enxergamos a nossa própria cultura. Ainda mais do que isso, a discussão do modernismo sobre antropofagia, ou seja, se “alimentar” de algo externo e produzir algo seu com a sua cultura, é profunda se você souber comparar os filmes. Se somos capazes de absorver a arte de outros povos e criar em cima dela, pense nos impactos positivos e negativos dessa interação e como podemos conduzir a sociedade para que a parte positiva desse fenômeno cultural seja predominante sobre a parte negativa.
Pipoca e caderno
Assistir a esses filmes para usar na redação poderá ser uma experiência prazerosa para quem aprecia a arte do cinema. Porém, você não pode pegar apenas suas guloseimas, sentar na poltrona e curtir. Você deve olhar as cenas com uma visão mais analítica e crítica, de quem está disposto a observar as camadas de questionamento presentes nessas obras. Provavelmente, você será capaz de enxergar até mesmo pontos mais profundos do que enxergamos aqui!
Desejamos a você uma boa sessão caseira de cinema! E que você termine os filmes não só com sorriso no rosto, mas com a mente mais afiada do que antes. Quando os últimos créditos subirem, você estará 9 passos a frente no caminho de uma boa redação.
Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações
Como usar a série PRETTY LITTLE LIARS em suas redações
Como usar a série COISA MAIS LINDA nas redações
Como usar VINGADORES: ULTIMATO em suas redações
10 alusões literárias para você usar nas suas redações