Como usar Zygmunt Bauman na redação?

Como utilizar Zygmunt Bauman na redação?

E aí, RedAluno! Você já se perguntou por que Zygmunt Bauman é o repertório queridinho dos estudantes? Quem nunca viu uma redação utilizando o conceito de Modernidade Líquida e ficou impressionado com a profundidade do tema? 🤔

No contexto do ENEM, vestibulares e concursos, a habilidade de incorporar pensadores como Bauman pode ser a chave para transformar uma redação mediana em uma nota 1000.

Seja para discutir as mudanças rápidas e superficiais na sociedade atual ou para criticar a volatilidade das relações humanas, Bauman é um exelente repertório sociocultural. Além de Bauman, outros autores clássicos como Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Hannah Arendt também podem ser incorporados para diversificar e fortalecer seus argumentos.

Desse modo, com essa abordagem, você não só demonstrará um domínio dos conteúdos exigidos pelos critérios de correção do ENEM, vestibulares e concursos, mas também mostrará uma capacidade analítica e crítica, essencial para alcançar nota alta.

Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês conhecido por suas análises profundas sobre a sociedade contemporânea. Suas obras são amplamente utilizadas em redações de vestibulares e concursos devido à relevância e aplicabilidade de seus conceitos.

Fonte: https://www.ebiografia.com/zygmunt_bauman/

🎥 Olha só o vídeo que a professora Chay preparou pra você sobre como usar Zygmunt Bauman na redação. Se você gosta de aprender assistindo, confira o vídeo que preparamos especialmente para você!

  • “Modernidade Líquida”: Discussão sobre a fluidez das relações e instituições numa era de constantes mudanças.
  • “Amor Líquido”: Explora como relações amorosas e laços humanos se tornam frágeis na modernidade.
  • “Vida para Consumo”: Analisa como o consumismo molda a identidade das pessoas na sociedade contemporânea.
  • “Medo Líquido”: Aborda como o medo e a insegurança permeiam as interações sociais no mundo atual.

Negligência Governamental:

Bauman sugere que a efemeridade das relações pode levar a uma governança que não atende adequadamente às necessidades sociais, resultando em negligência.

Individualismo:

A teoria destaca o aumento do foco individual em detrimento do bem-estar coletivo, facilitado pela fluidez das relações modernas.

Consumismo:

A obra de Bauman pode ser utilizada para discutir como o consumismo se tornou uma característica definidora das sociedades modernas, afetando profundamente as interações humanas.

Desigualdade social:

O autor aborda como a modernidade líquida pode agravar as desigualdades, deixando algumas camadas da população à margem dos benefícios sociais.

Bauman descreve a Modernidade Líquida como uma fase da sociedade moderna onde tudo é temporário e fluido. As relações, empregos e até valores mudam rapidamente, sem estabilidade.

Em contraste com a modernidade sólida, onde estruturas e normas eram mais fixas, a modernidade líquida é marcada pela constante incerteza e pela falta de permanência.

Bauman discute como o individualismo está enraizado na cultura do consumo, onde as relações são consumidas como produtos — fácil de adquirir e igualmente fácil de descartar. Esse pensamento pode ser utilizado em temas que abordam as relações humanas ou questões sociais relacionadas ao egoísmo e isolamento social.

Ele também critica a sociedade de consumo, onde tudo, inclusive as relações humanas, é mercantilizado. Este ponto é especialmente útil em redações sobre o impacto ambiental do consumo desenfreado, ética empresarial, ou a influência da mídia e publicidade nas escolhas pessoais e coletivas.

“As redes sociais são uma armadilha”

“Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”

“Em vez de construir muros, deveríamos construir pontes”.

“⁠Para a maioria dos estudantes, a educação é acima de tudo uma porta de entrada para o emprego”

“Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.”

“O velho limite sagrado entre o horário de trabalho e o tempo pessoal desapareceu. Estamos permanentemente disponíveis, sempre no posto de trabalho”

Fernanda Carolina, redação nota 1000 (2018)

“Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.”


Introdução

“Inspirado pela teoria da ‘Modernidade Líquida’ de Zygmunt Bauman, que examina como a fluidez das relações sociais reflete a fragilidade dos laços humanos em um cenário de constantes mudanças, percebe-se a relevância desse fenômeno para entender [local para inserir palavra relacionada ao tema]. De forma análoga, no Brasil, este conceito ressalta como [local para inserir o tema] se manifesta e persiste, exacerbando desafios sociais contemporâneos. Isso ocorre tanto por [local para inserir argumento 1], quanto por [local para inserir argumento 2], ambos necessitando de respostas políticas e sociais efetivas.”

Por fim, agora que você está equipado com conhecimento sobre como aplicar as ideias de Zygmunt Bauman em sua redação, você tem uma ferramenta poderosa para não apenas atender aos critérios de avaliação, mas também para refletir criticamente sobre o mundo ao seu redor. Não perca a oportunidade de praticar essa habilidade na nossa plataforma de correções de redações, onde você pode aprimorar suas técnicas e preparar-se para alcançar o sucesso em seus exames.

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As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. 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Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):