logo redação online

Últimos temas cobrados pela UEL e repertórios que poderiam ter sido usados

Últimos temas cobrados pela UEL e repertórios que poderiam ter sido usados.

Você que vai prestar UEL precisa muito deste artigo! Por isso, vamos mostrar quais repertórios poderiam ser usados em cada tema que já caiu na prova. O bom é que você pode usar esses mesmos repertórios para vários outros temas!

Nos últimos anos os temas da UEL foram bem variados, então esta lista de repertório vai servir para outros vestibulares, e foi por isso que decidimos divulgá-la. Não deixe para ver em cima da hora da prova, ein!

1) Redação UEL 2018

Proposta 1

Redigir um texto opinativo, sobre o tema ”agressão contra a mulher”. 

Assim, para este tema temos os seguintes repertórios:

filme – “Angela Black” (2021) é a história de uma mulher com um marido carinhoso, dois filhos saudáveis e uma carreira de sucesso. Entretanto, por trás das aparências, o marido é um homem violento e temperamental que lhe causa abusos físicos e psicológicos. Angela, a personagem central, acaba conhecendo o homem contratado pelo próprio marido para segui-la!

livro – talvez você não saiba, mas a Câmara Federal tem uma livraria virtual com preços muito convidativos, e encontramos o livro “Violência contra a mulher”, o qual fala do papel da mulher na sociedade, como acontece o ciclo da violência doméstica, como parar com ele, onde buscar ajuda e quais os direitos que a mulher tem pela Lei Maria da Penha. Um livro assim é uma referência garantida para sua redação

estatística – números bastante úteis em uma redação sobre a agressão contra a mulher numa matéria do Correio Braziliense.

Proposta 2 

Redigir um texto dissertativo-argumentativo, apontando, assim, as motivações que levam as pessoas a fazerem justiça com as próprias mãos. 

filme – “Código de conduta”: um filme de 2009 que mostra um pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e filha. O assassino pega uma pena branda, mas anos depois é encontrado morto. Pode ser um caso de justiça feita com as próprias mãos, na tentativa de acabar com a impunidade.

estatística –  parece que o Brasil é onde mais se lincha no mundo!

2) Redação UEL 2019

Proposta 1

Elaborar um texto no qual as dificuldades com a leitura no Brasil sejam discutidas, e iniciativas para reverter esse quadro sejam propostas. 

estatística –  esta notícia traz números sobre o analfabetismo no Brasil, bem como sobre a nossa capacidade de compreensão de leitura.

notícia números muito animadores divulgados pelo governo do estado do Ceará: muitas cidades cearenses são líderes no ranking do Ideb!

vídeo – o professor Cortella é uma fonte ótima para você citar na redação, e neste vídeo ele fala sobre o analfabetismo funcional.

Proposta 2

Comentar sobre nossa exigência de ética e respeito ao nosso redor, que convive com a falta de ética e respeito que caracteriza nosso comportamento social.

vídeo opinião valiosa do historiador Leandro Karnal sobre o que é ética.

filme – “Uma prova de amor”, filme de 2009, narra a história do casal Sara e Brian que descobrem que a filha tem  leucemia. Por isso, o médico sugere que um bebê de proveta seja concebido, para fornecer material de doação para a filha – questão que envolve o conceito de ética.

3) Redação UEL 2020

Proposta 1

Elaborar um texto no qual apresente o seu ponto de vista a respeito das causas e consequências da desigualdade social no Brasil.

filme – “A Bolsa ou a Vida”, de 2021, traz a questão: uma elite acumulará riqueza ou haverá qualidade de vida para todos? sendo um filme nacional, é um repertório dos mais valiosos!

estatística – um tema desses merece números, e esta matéria da BBC tem muitos deles para você usar em sua redação.

livro – Uma História da Desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil – este livro de Pedro H. G. Ferreira de Souza é bem didático sobre o assunto, além disso inclui dados estatísticos para seu repertório.

Proposta 2

Expor o que se depreende sobre o ensino domiciliar.

livro – Educação domiciliar no Brasil, organizado por Maria Celi Chaves Vasconcelos, é um livro absolutamente fundamental sobre o assunto: os vários autores cujos textos foram por ela organizados não são radicalmente contra ou a favor do ensino domiciliar, e isso ajuda a analisar racionalmente o assunto. 

vídeo – o saudoso psiquiatra Flávio Gikovate comenta a diferença entre a imagem que temos de nós  mesmos e a que os outros têm de nós; um repertório e tanto vindo de um nome de prestígio.

notícia veja o caso de MG, em que os pais adeptos do ensino domiciliar estão sendo obrigados a matricular os filhos nas escolas do estado.

4) Redação UEL 2021

Escrever um texto dissertativo-argumentativo no qual se discuta as razões que levam as pessoas a, propositalmente, transgredir as medidas de enfrentamento do coronavírus.

literatura – o conto de Machado “A Igreja do Diabo” é primoroso! cheio de ironia, o texto faz a gente pensar sobre esse nosso comportamento contraditório de querer regras e desobedecê-las.

opinião o psicólogo Christian Dunker explica por que desobedecemos leis, nesta matéria.

notícia relembre os casos de desobediência ao uso de máscara durante a pandemia, com esta notícia de São Paulo.

5) Redação UEL 2022

Redigir um texto dissertativo-argumentativo que coloque em discussão a afirmação: “Eu tenho direito a ser igual quando a diferença me inferioriza e tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza”.

filme – “Crip Camp: a revolução pela inclusão” é um seriado baseado na história real, por trás da criação de leis de inclusão para PCDs nos EUA; tudo começa num acampamento de verão para jovens PCD. 

video – Eslen Delanogare é um neurocientista brasileiro e neste vídeo ele explica por que é preciso ter coragem para ser diferente da maioria.

notícia – conheça o projeto de inclusão de deficientes no trabalho, da prefeitura de São José do Rio Preto, SP.

Conclusão

Mais uma lista de repertórios que você só encontra no blog do Redação Online, desta vez, baseado em temas anteriores da UEL.

E antes que você se vá, lembre-se: precisando de um professor para corrigir sua redação, estamos aqui!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes