logo redação online

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023

Chegou ao blog certo: só aqui você tem as informações todas (todas mesmo!) sobre como será o Enem 2023. Veja as datas e tudo sobre a redação

Antes de ver tudo o que você precisar saber sobre o Enem 2023, anote aí as datas pra quem vai fazer a prova – foram alteradas recentemente (não sabemos por quê): 

Inscrições: 5 a 16 de junho

Provas: 5 e 12 de novembro (no dia 5 de novembro você fará sua prova de redação)

Divulgação do gabarito: 24 de novembro

Resultados: 16 de janeiro de 2024

Documentos para fazer a prova  do Enem 2023

Nos dias da prova você pode levar seu documento de identificação no bolso ou de forma digital, se preferir. Então pode usar o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o RG digital. Só não leve em forma de print ou em PDF – eles têm que estar nos aplicativos oficiais. 

Enem digital em 2023

Não vai ter mais Enem digital. Foi uma decisão do Inep, porque não  havia muito interesse dos alunos nessa versão, e, ainda tinha o fator custo: era mais caro que a versão impressa.

Número de questões na prova do Enem 2023

No primeiro dia de prova do Enem, você encontrará as seguintes questões:

Tudo isso precisa ser feito em 5,5 horas.

Como no segundo dia de prova do Enem não há mais a redação, você terá 5 horas somente para resolver as questões, que são as seguintes:

  • 45 questões de Matemática
  • 45 questões de Ciências da Natureza

Tanto no primeiro quanto no segundo dias de prova, as questões são sempre objetivas, e nosso cálculo é também de 3 minutos para cada uma, no máximo!

A ideia de incluir questões dissertativas está suspensa momentaneamente, até que o Novo Ensino Médio seja readequado e voltar a valer. Siga nosso blog que vamos avisar imediatamente quando as questões dissertativas forem implantadas. 

Os alunos comentam que 3 minutos para cada questão é o ideal – nada mais que isso. Na redação, 1 hora e 50 minutos tem sido o tempo máximo ideal. Claro que isso vai depender de você: se você leva mais de 3 minutos em cada questão, seu tempo de redação será reduzido.  

Ainda falando do tempo, os alunos comentam com a gente que levam muito tempo para responder as questões do Enem, porque os enunciados são bem longos. Então treine cronometrando seu tempo! 

E, por favor, não chegue atrasado para a prova: os portões fecham às 13h, e a prova começa às 13:30 (horário de Brasília).

Redação Enem 2023

Vamos agora mostrar como vai ser a redação do Enem 2023, que é a nossa especialidade

Se você vai prestar Enem pela primeira vez, este é o básico que precisa saber sobre a redação:

  • O tema sempre será um problema social para discutir com sua opinião;
  • Você deverá explicar por que tem aquela opinião sobre o caso – são seus argumentos;
  • Você deverá sugerir soluções para o problema.

A imagem abaixo faz parte da cartilha do enem, e mostra o que você precisa fazer na sua redação, mas não indica necessariamente a ordem dos itens.

Logicamente você vai primeiro entender o tema, mas você pode dar soluções para o caso em qualquer ponto do seu texto.

Estamos alertando para isso, porque muitos alunos acham que a proposta de intervenção deve vir na conclusão, Isso não é verdade – ela pode vir até na introdução, como diz o Inep na cartilha dos corretores. 
A imagem mostra apenas a sequência do seu pensamento – afinal você só pode imaginar proposta de intervenção depois de analisar o problema, não é mesmo?

Critérios de nota da redação Enem 2023

Os corretores do Enem vão analisar sua redação e dar a nota seguindo vários critérios, e são tantos que eles agrupam os critérios em 5 competências. 

Se você é competente numa habilidade, é porque você a domina. Por exemplo, se você é competente em escrever com a gramática correta, é porque você domina a gramática 

Então as 5 competências são todas as habilidades que os alunos precisam ter para tirar a nota máxima – 1000 – no Enem. 

Esta tabela abaixo (da cartilha de corretores do Enem) mostra todas as competências e o que é analisado dentro de cada uma – você tem todas essas competências?

competências do enem

E a nota funciona assim: os 1000 pontos máximos são divididos em 200 por 5 competências. Assim, cada competência vai te garantir no máximo 200 pontos. 

A gente já tinha explicado antes como as redações são corrigidas no Enem – e os corretores são sempre professores. Aliás, são 2 professores que vão corrigir sua redação.

Se por acaso as notas que cada um der tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, ou se alguma das competências tiver uma diferença de mais de 80 pontos, entra em cena o terceiro corretor. 

E se a diferença de notas continuar, a redação vai ser avaliada por uma banca inteira de especialistas. 

Então, se você é o tipo do aluno dedicado, fique tranquilo porque a correção é séria.

O título na redação Enem 2023

Não precisa pôr título na sua redação. O título não é obrigatório e não receberá nota, nem pode fazer você perder nota. Só tem um detalhe: se você decidir colocar título, não use nada que possa zerar sua redação como explicamos abaixo. 

O que pode zerar a redação Enem 2023

Nossos corretores nos contaram que sempre recebem redações com algum problema que poderia levar à nota zero. 

Então temos a obrigação de lembrar você do que leva um corretor do Enem a zerar uma redação. Primeiro, as razões ligadas principalmente a falta de atenção (ou quando o aluno “dá bobeira”):

  • redação com até 7 linhas somente;
  • cópia de texto fornecidos;
  • desenhos e rabiscos na folha de redação;
  • trecho que não tem nada a ver com o tema da proposta, do tipo orações, piadas, bilhetes para o corretor;
  • xingamentos;
  • sua assinatura na folha de redação;
  • folha de redação em branco;
  • letra ilegível, a ponto de os corretores não entenderem a redação.

E agora as razões ligadas a falta de treino (e a candidatos iniciantes), portanto, que podem prejudicar até quem é atento. São essas que nossos corretores dizem que mais aparecem nas redações que eles recebem:

  • fuga total ao tema – para não fugir do tema, tenha certeza de que o leitor está entendendo do que você está falando, mesmo que esse leitor não tenha lido a proposta; não adianta apenas citar o tema, é preciso falar dele realmente.
  • cópia de textos fornecidos – pode copiar trechos de textos fornecidos, mas é preciso fazer algum comentário sobre eles; lembre-se, também, de que longos trechos de cópia não são considerados trechos seus realmente, e isso pode afetar o número de linhas.
  • fuga do tipo dissertativo-argumentativo – fugir do tipo argumentativo é, por exemplo, contar uma história, que seria um tipo narrativo. Enfatizamos que você precisa dominar a dissertação argumentativa, e nós temos um artigo só sobre ela.
  • texto escrito em língua estrangeira, mesmo que seja em parte dele – claro que você pode escrever alguma palavra em idioma estrangeiro, isso faz parte da redação; mas se o corretor de português tiver de corrigir um trecho em outro idioma, a redação toda é zerada!

Estamos tranquilos depois deste artigo: ele tem tudo que você precisa saber sobre o Enem 2023. Mas tudo mesmo! Podemos combinar uma coisa? Deixe que a gente te ajuda com a redação – nós temos professores treinados para corrigir o modelo Enem de um jeito que só aqui!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes