Gênero: Carta argumentativa

Leia os textos que se seguem para redigir a carta argumentativa requerida.

Texto 1

Um em cada três focos de queimadas na Amazônia tem relação com o desmatamento

06 Setembro 2019     

Na Amazônia, 31% dos focos de queimadas registrados até agosto deste ano localizavam-se em áreas que eram floresta até julho de 2018. A conclusão é de uma análise feita pela equipe do WWF-Brasil, sobre focos de queimadas no bioma, com base em séries históricas de imagens de satélite e em dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Esse resultado revela que aproximadamente um em cada três focos de queimadas registrados em 2019 não tiveram relação com a limpeza de pastagens, mas sim com queimadas que sucederam o corte de áreas de floresta, no ciclo tradicional de corte e queima. Historicamente, na Amazônia, o uso do fogo é um dos estágios finais do desmatamento após o corte raso da floresta.

Os líderes dos países amazônicos devem assinar hoje (6/9), na cidade de Letícia, na Colômbia, um Pacto Pela Amazônia. A proposta consistia em coordenar esforços para defender o bioma nesta imensa crise. Mas o governo brasileiro pode pressionar para que o pacto seja fraco e apoiar a mineração e outras indústrias extrativistas, com grandes impactos ambientais, prejudicando toda a região.

O mês de agosto trouxe notícias preocupantes para a Amazônia brasileira: a área com alertas de desmatamento foi de 1.394 km2, um valor 120% maior do que o mesmo mês em 2018. Somente nos oito primeiros meses de 2019, a área total com alertas de desmatamento foi de 6 mil km2, um valor 62% maior do que o observado para o mesmo período em 2018.


Acompanhando o rastro do desmatamento, o número de focos de queimadas na Amazônia, entre janeiro e agosto de 2019, cresceu mais de 110%, na comparação com o mesmo período de 2018. Ao todo, foram registrados 46.825 pontos, segundo a medição do Programa Queimadas do INPE. Esse valor representa um aumento de 64% em relação à média dos últimos dez anos (2009-2018) para o mesmo período.

[…]

Fonte: www.wwf.org.br/ Acesso em 15/01/2020.

Texto 2

Austrália declara emergência por ‘queimada mais perigosa já vista’

Três pessoas morreram e mais de 150 casas foram arrasadas no sudeste do país

Por Da Redação – 11 nov 2019, 17h05

O governo de Nova Gales do Sul, a região administrativa mais populosa da Austrália, decretou estado de emergência nesta segunda-feira, 11, devido ao agravamento de incêndios florestais que ameaçam a região metropolitana de Sydney. Desde sexta-feira 8, as queimadas já resultaram em mortes e em prejuízos ambientais.

Há previsão de maior propagação do fogo para terça-feira 12. O ministro de Serviços Emergenciais de Nova Gales do Sul, David Elliott, afirmou que a queimada desta semana pode ser a “mais perigosa que esta nação já viu”.

O incêndio — de causas naturais — se alastra por cerca de 10.000 km² de florestas e plantações, área seis vezes maior que a da cidade de São Paulo, e atinge também o estado de Queensland, ao norte de Nova Gales do Sul.  O fogo já resultou na morte de três pessoas e destruiu mais de 150 casas. Cerca de 100 pessoas foram hospitalizadas, dentre elas 20 dos 1.500 bombeiros que lutam contra as chamas com auxílio das Forças Armadas.

Na sexta-feira 8, as autoridades australianas anunciaram que mais de 300 coalas de uma reserva no litoral de Nova Gales do Sul morreram por causa dos incêndios.

Fonte: www.veja.abril.com.br/ Acesso em 15/01/2020.

Após a leitura dos textos acima, redija uma carta argumentativa, com tamanho máximo de 30 linhas, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Sua carta será direcionada à população em geral por meio de publicação em jornais e revistas e seu objetivo maior é a conscientização. Você deve argumentar sobre como as atitudes individuais de cada cidadão impacta (positiva ou negativamente) o meio-ambiente, podendo gerar até mesmo catástrofes, como as queimadas.

QUERO USAR ESSE TEMA!

Leia também:

Gêneros textuais: Carta

Como escrever uma redação sem saber nada sobre o tema?

Tema de Redação: Lixo eletrônico e impactos socioambientais

Tema de Redação: Desastres ambientais

Tema de Redação: Saneamento básico no Brasil

Comentários do Facebook