logo redação online

Relacionamentos líquidos entre os jovens | Tema de Redação

Você já parou para pensar na fragilidade dos relacionamentos entre os jovens hoje em dia? Essas relações voláteis são chamadas de relacionamentos líquidos e podem ser tema de redação em diferentes provas!

Leia os textos motivadores a seguir e, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema Relacionamentos líquidos entre os jovens.

Após ler a proposta, confira uma lista de repertórios socioculturais que preparamos sobre o tema!

 

TEXTO 1

 

O compromisso com outra pessoa ou com outras pessoas, em particular o compromisso incondicional e certamente aquele do tipo “até que a morte nos separe”, na alegria e na tristeza, na riqueza ou na pobreza, parece cada vez mais uma armadilha que se deve evitar a todo custo.

Sobre as coisas que aprovam, os jovens de língua inglesa dizem “cool”. Uma palavra adequada: independentemente das outras características que os atos e interações humanos possam ter, não se deve admitir que a interação esquente e particularmente que permaneça quente: é boa enquanto continua cool, e ser cool significa que é boa. Se você sabe que seu parceiro pode preferir abandonar o barco a qualquer momento, com ou sem a sua concordância (tão logo ache que você perdeu seu potencial como fonte de deleite, conservando poucas promessas de novas alegrias, ou apenas porque a grama do vizinho parece mais verde), investir seus sentimentos no relacionamento atual é sempre um passo arriscado. Investir fortes sentimentos na parceria e fazer um voto de fidelidade significa aceitar um risco enorme: isso o torna dependente de seu parceiro (embora devamos observar que essa dependência, que agora está se tornando rapidamente um termo pejorativo, é aquilo em que consiste a responsabilidade moral pelo Outro).

Parcerias frouxas e eminentemente revogáveis substituíram o modelo da união pessoal “até que a morte nos separe” que ainda se mantinha.

Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Disponível em < teuapp – 24381> Acesso: 16 mai. 2022 [texto alterado]

 

TEXTO 2

 

Os relacionamentos amorosos da contemporaneidade poderiam ser caracterizados pelos seguintes aspectos: menor durabilidade das uniões, menor tolerância aos conflitos, menos paciência e mais imediatismo. Há ainda a ideia de que nada dura para sempre, e a rapidez com que as pessoas constituem vínculos afetivos seria proporcional ao tempo que levam para rompê-los.

Nessa perspectiva, os jovens destacam como características contemporâneas dos relacionamentos: individualidade, liberdade, superficialidade, descartabilidade, busca do romantismo, prazer, igualdade de gêneros e impulsividade na tomada de decisões.

A redefinição dos papéis de homens e mulheres na sociedade foi influenciada pelo surgimento da indústria e urbanização, promovendo transformações na família e no casamento. Essas transformações vêm motivando os casais a viver de uma forma mais individualista, visando ao próprio prazer.

Todas essas modificações, ocorridas após a Revolução Industrial, influenciaram na caracterização e na estruturação desses relacionamentos. Assim, percebe-se, por meio do relato dos participantes de ambos os sexos, em especial os que se encontravam em uma relação estável, a predominância de projetos pessoais individuais, em que a prioridade dos indivíduos é a formação acadêmica, a construção de uma carreira, a estabilidade profissional e até mesmo o status social. Além do exposto, há a superficialidade e a descartabilidade.

Fonte: SMEHA, Luciane Najar; OLIVEIRA, Micheli Viera de. Os relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a óptica dos adultos jovens. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 15, n. 2, p. 33-45, ago. 2013 . Disponível em pepsic bvsalud > Acesso: 16 mai. 2022 [texto alterado]

 

 

Repertórios para o tema ”Relacionamentos líquidos entre os jovens”

 

E aí, o que achou do tema Relacionamentos líquidos entre os jovens? Antes de praticar a redação, confira os repertórios socioculturais que listamos a seguir. Eles podem ajudar você a entender melhor sobre o tema e até mesmo fundamentar a sua redação. Boa leitura!

 

Zygmunt Bauman| Relacionamentos líquidos

 

O sociólogo Zygmunt Bauman é estudioso da fragilidade dos relacionamentos nos dias atuais. Bauman acredita que o amor e os relacionamentos, estão se tornando cada vez mais descartáveis conforme a sociedade muda. Queremos nos relacionar, mas ao mesmo tempo não queremos.

Ou seja, queremos ter alguém, mas não queremos cobranças e responsabilidades que uma relação implica. A ideia de Bauman reflete uma tendência cada vez mais forte e comum de relacionamentos, principalmente entre os jovens. Porém, sim, é possível não seguir essa tendência e se dedicar a um amor que não seja descartável.

Saiba mais sobre as ideias de Bauman em um vídeo de Fred Elboni:

 

 

Modern Love | Série

 

Na série Modern Love, disponível no Amazon Prime, acompanhamos várias histórias reais que exploram o amor em diferentes formas: romântica, sexual, familiar e platônica. A série aborda os relacionamentos no dia a dia dos personagens e, sem citar especificamente o tema ”amores líquidos”, possui episódios que mostram como as pessoas lidam com o medo de se envolverem em uma relação amorosa por diferentes motivos.

 

 

Medianeras | Filme (2011)

 

O filme Medianeras, de 2011, conta a história de Martín e Mariana, duas pessoas solitárias que vivem em Buenos Aires e que têm dificuldades em se relacionar com o mundo. Por mais que sempre se cruzem nas ruas, nunca se viram. Na busca de alguém que os compreenda, eles afogam mágoas e alegrias.

Mariana e Martin apresentam diversas questões discutidas por Bauman: a fragilidade das relações amorosas e o sentimento de solidão em meio à urbanização e à hiperconexão das redes sociais.

 

 

(500) Dias com ela | Filme (2009)

 

O jovem Tom, assumidamente romântico, sonha em conhecer a mulher de sua vida, com quem casará e constituirá uma família. Trabalhando como escritor de cartões comemorativos, Tom conhece Summer, que é cética sobre o amor verdadeiro e duradouro.

O filme traz o romantismo incondicional de Tom e o desapego de Summer como contrapontos para uma relação fadada ao término, mesmo durando 500 dias, como sugere o título do filme.

 

 

Lei do Desapego | Thiago Brava

 

Muitas músicas sertanejas abordam o tema ”desapego”, tratando justamente sobre a volatilidade dos relacionamentos. Um exemplo é a música Lei do Desapego, do cantor Thiago Brava. A música aborda o desapego, a liberdade e a independência amorosa como aspectos que podem levar a pessoa à felicidade. Confira um trecho da música:

Que eu já tô que tô

Eu tô pegando mesmo

Tô praticando a lei do desapego

Que diz, que não preciso me apaixonar

Pra ser feliz eu não preciso me entregar

[…]

E sei que você vai ficar sabendo

Que tô feliz sem você do meu lado

Hoje eu tô livre, leve e desapegado

 

 

Conhece algum outro repertório sociocultural associado a este tema? Deixe nos comentários!

 

Gostou da proposta de redação da semana? Queremos muito saber o seu ponto de vista sobre o tema! Escreva a sua redação sobre este tema e envie em nossa plataforma que nós corrigimos em até 3 dias úteis!

 

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar