SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom SUCESSO15 em todos os planos!

Redação Unicamp: tudo que você precisa saber para conquistar a nota máxima!

UNICAMP e sua redação: Tudo que você precisa saber para conquistar a nota máxima!

Todo aluno acha a redação da Unicamp diferente de todos os outros vestibulares. Bem, diferente ela é, mas a gente vai provar agora que não é tanto assim quanto você poderia pensar… quer ver?

Sim, a prova de redação da Unicamp pede gêneros variados, e isso é diferente de outros vestibulares, que pedem geralmente a dissertação argumentativa. Nesse sentido, a Unicamp quer mesmo é saber se você vai conseguir se comunicar pela escrita quando estiver na faculdade ou no trabalho. 

Afinal, na vida real você vai escrever textos diferentes (raramente uma dissertação argumentativa!), então ela tem razão, não tem?

Por isso, veja como funciona esse tipo de redação baseada em gêneros que a Unicamp pede.

Qual o tipo de redação da Unicamp?

A Unicamp tem pedido 2 redações, escolhidas a partir de uma variedade de gêneros. Dessa maneira, os gêneros, caso você não saiba, estão ao seu redor desde que você aprendeu a ler! 

“Mas qual gênero vai cair? A Unicamp não fala! E agora?”

Afinal, é isso que você está pensando, não é?

Pois é, ela não fala mesmo, já que ela quer testar o quanto você andou envolvido com todo tipo de gênero! Quem tem hábito de ler todo tipo de texto tem uma vantagem aí – uma vez que não estamos falando só de livros não!

Por exemplo, quem lê comentários de outros usuários em fóruns na internet sabe como é o gênero “comentário”. 

Outro exemplo? Quem já leu um relato de alguém numa revista –isto é, o depoimento do que essa pessoa passou na vida – sabe como é o gênero relato.

Por exemplo, quem já leu a entrevista de um ídolo musical  sabe como escrever o gênero entrevista!

E assim por diante. 

Além disso, apesar de existirem infinitos gêneros, todos são baseados numa dissertação, numa descrição ou numa narração. Esses 3 tipos de composição estão por trás de qualquer texto que você tenha de escrever na prova (e na sua vida).

Então a redação da Unicamp não pede nada muito especial: se você é atento a todo tipo de material escrito, tem tudo para se sair bem!

Então, mantenha-se atento e lendo o que aparecer na sua frente e não vai ter segredo!

O que cai na redação da Unicamp?

Você queria saber quais temas caem na Unicamp, não é isso? Bem, caem todos os temas possíveis, que são de conhecimento geral. Mas não se preocupe com isso: o corretor não vai avaliar o quanto você sabe deles!

Por outro lado, a Unicamp vai fornecer textos de apoio e você só precisará usá-los corretamente (você só precisa ter habilidade para interpretar bem os textos, senão…). 

Infelizmente, não há como saber qual gênero será pedido, mas temos uma bela lista da maioria: 

  • Comentário
  • Entrevista
  • Artigo de opinião (olha a dissertação argumentativa aqui!)
  • Resumo
  • Relato
  • Crônica
  • Relatório
  • Artigo de blog (post)
  • Manifesto
  • Discurso
  • Carta
  • Carta aberta
  • Diário
  • Roteiro de podcast 
  • Abaixo-assinado
  • Notícia
  • Resenha
  • Texto de divulgação científica 
  • Convite

Atenção, um aviso importante: não fique só nessa lista, porque novos gêneros surgem de tempos em tempos (há 20 anos não existia o gênero artigo de blog nem o gênero podcast!). 

Repetimos: continue lendo tudo por aí (até bula de remédio)!

O que Unicamp espera da sua redação?

Ela vai testar, sem dúvida, sua capacidade de leitura e de compreensão do que ela pede, como já mencionamos, além de sua habilidade de escrever usando o português adequado (é lógico). 

Sabe aquele padrão que você aprendeu de dissertação? como Enem, a Fuvest, a Vunesp…

Pois então: esqueça um pouco ele.

Além disso, cada texto pedido na Unicamp seguirá um padrão, isto é, vai depender do gênero pedido. Por isso, vamos dar 2 exemplos para te ajudar a entender:

Exemplo 1

Se for pedida uma entrevista, pense assim antes de começar o rascunho:

  1. Como é a linguagem do entrevistado? e a do entrevistador? É exatamente essas linguagens que devem ir para o papel (nem sempre aquela formal da dissertação argumentativa).
  2. Quem é o leitor que desejaria ler aquela entrevista? Isso vai ajudar você a definir a linguagem para introduzir a entrevista.
  3. Como é uma entrevista no papel? É preciso saber como organizar as partes da entrevista para não confundir o leitor.

Exemplo 2

Se for uma carta, pense assim:

  1. Quem receberia e leria a carta? A linguagem, o vocabulário, dependem dessa resposta; ou seja, não vai dar certo usar os mesmo conectivos e as mesmas palavras que você usa numa dissertação argumentativa – cuidado com isso!.
  2. Onde vai ficar a carta (qual o veículo dela)? Será enviada ao destinatário  pelo correio? Ou será publicada num jornal para todo mundo ler? sem dúvida, isso vai depender a linguagem que você vai usar!
  3. Qual o objetivo de quem escreve a carta? ou seja, aqui é que entra o tipo de composição que citamos acima – por exemplo, é um texto mais narrativo, mais descritivo ou mais dissertativo?

O que a redação Unicamp tem que os outros vestibulares também têm?

Ademais, falando em tipo de composição, olha a dica de ouro que nossos corretores passam a todos os alunos que nos enviam redações: a Unicamp SEMPRE pedirá um gênero que use algum nível de argumentação

E por que será?

É que a argumentação, sobretudo, é a forma mais elaborada e completa para um corretor avaliar o domínio de escrita de um aluno. 

Olha que maravilha: sobretudo, seu treino com dissertação argumentativa vai ajudar muito para a Unicamp! 

Sabe a carta que estávamos usando como exemplo? Então: é um tipo de texto que tem alguma argumentação sobre um tema. Afinal, uma carta em que você pede a um deputado que vote a favor de uma certa lei vai se basear em argumentos seus! 

Outrossim, um gênero que usa a argumentação é o artigo de opinião – é 100% argumentação (e com primeira pessoa!). Por isso, dê uma olhada mais atenta nos artigos de jornal e vai concordar com a gente.

Quais os critérios que a Unicamp usa para avaliar sua redação

Se você está acostumado com dissertações para vestibular, atento agora, porque há algumas diferenças na Unicamp:

1. Proposta temática: siga o que a proposta pede em termos de tema, de assunto, como também tenha cuidado com algum detalhe que ela pode pedir no enunciado;

2. Gênero: aqui é que você precisa mostrar que sabe como se escreve um texto no gênero pedido (muita atenção quanto a 3 aspectos: 

  • onde o texto seria divulgado ou publicado? jornal impresso? internet? é uma folha enviada a uma pessoa em particular (carta)? é um informativo público (carta aberta)? é um texto para ser lido em voz alta em público (manifesto e discurso)?
  • qual a intenção do texto? convencer por argumentos? relatar um fato? descrever uma situação? pedir algo? descrever um gráfico? 
  • quem será o destinatário do texto? é uma autoridade? é um amigo? 

3. Leitura: os textos fornecidos serão base e o ajudarão, mas não faça cópias deles, a menos que a Unicamp peça isso;
4. Articulação escrita: o texto escrito pelo candidato é fácil de ler? tudo está bem conectado? o vocabulário foi bem escolhido? a gramática está OK?

Quando a Unicamp zera a redação?

  1. Fuga do tema (esse é clássico);
  2. Redação que não corresponde à tarefa pedida ou ao gênero pedido;
  3. Redação formada por trechos dos textos fornecidos em forma de colagem. 

Calendário da Unicamp 2024

Desse modo, veja as datas importantes para você:

  • De 31 de julho de 2023 a 31 de agosto de 2023 – Inscrições para o Vestibular Unicamp 2024 terão
  • Setembro e outubro – provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música 
  • 29 de outubro de 2023 – primeira fase (sem redação) 
  • 3 e 4 de dezembro de 2023 – segunda fase (com redação!)
  • De 7 a 9 de dezembro de 2023 – provas específicas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.

Conclusão

Por fim, você acabou de saber tudo que precisava para conseguir a nota máxima na redação da Unicamp! 
Sem dúvida, candidatos que estão sempre lendo textos variados têm mais chances, então continue lendo todo tipo de texto (até os das redes sociais!) e praticando a argumentação com a gente!

POSTS RELACIONADOS

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui,