O papel da literatura na formação do pensamento crítico | Tema de redação

O papel da literatura na formação do pensamento crítico | Tema de redação

Lembra quando os livros de literatura da escola pareciam um mar de palavras difíceis? Pois é, quem diria que você ia desenvolver tanto seu pensamento crítico com eles, esse é o papel da literatura! Dessa forma, Literatura tem tudo a ver com pensamento crítico! É sobre isso que você vai escrever esta semana!

Então, leia os textos abaixo, dê uma olhada no repertório no final do artigo, e escreva uma dissertação argumentativa mostrando sua opinião sobre “o papel da literatura na formação do pensamento crítico”. Qualquer ponto de vista é aceito, desde que você dê argumentos convincentes.

Texto 1 sobre o papel da literatura

A literatura ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico

Os alunos que lêem para compreender acham muito mais fácil pensar criticamente do que aqueles que se apressam para terminar”, escreve a autora da história, Meghan Moll, professora profissional de ciências, matemática e ACT da Varsity Tutors. “A análise de um livro exige que você se aprofunde e pondere questões complexas.”

Minha própria experiência com literatura confirma isso. Em seus romances best-sellers “Jurassic Park” e “The Lost World”, Michael Crichton não me levou apenas em um divertido passeio de montanha-russa. Meu autor favorito reacendeu minha paixão infantil por animais pré-históricos, despertou meu intenso interesse pela ciência e alimenta continuamente minha criatividade.

(…) a literatura pode ajudar os alunos a desenvolver as habilidades de pensamento crítico que muitos empregadores consideram que faltam aos graduados universitários de hoje.

Relato de Miles Maxcer presidente do conselho estudantil da Escola Secundária Moscow em Idaho, EUA.
traduzido livremente de hidahoed news – reading develops critical thinking skills

Texto 2

A importância da literatura na formação do leitor crítico

Segundo pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e desenvolvida pela ONG Ação Educativa e pelo instituto Paulo Montenegro em 2016, mesmo tendo concluído o ensino médio, 13% da população é analfabeta funcional, como também no ensino superior são 4% no total.

(…)

Ainda segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo

Instituto Prolivro e realizada pela equipe IBOPE Inteligência em 2016, o principal fator para a baixa perspectiva de leitura no Brasil é a falta de tempo (43%), com destaque para o uso de computadores e celulares (como redes sociais, whatsapp e outros).

Nesse sentido, essa observação foi constatada entre leitores e não leitores, sendo que os leitores ocupam seu tempo livre em atividades mais variadas que os não leitores.

Logo, vemos de fato que a falta de tempo pode ser encarada como algum tipo de pretexto para a não prática da leitura pelos pesquisados.
fonte: periodico rease

Texto 3 sobre o papel da literatura

O poder das palavras: como os cursos de literatura cultivam habilidades de pensamento crítico

É assim que a literatura afeta as habilidades de pensamento crítico de um leitor ou aluno:

Facilitar uma compreensão mais profunda da natureza humana: Como a literatura exige pensamento crítico, ela proporciona ao leitor uma melhor compreensão do cenário do problema e das pessoas envolvidas, mesmo que sejam personagens fictícios.

Nesse sentido, trata-se de compreender a situação doméstica em relação ao tempo, ao espaço e ao ambiente social: como uma narrativa é produzida dentro de um determinado ambiente, as provações e atribulações dos personagens, por que fazem certas coisas, seus motivos e muito mais. Isto também se aplica a circunstâncias e cenários da vida real.

Formação e sustentação de argumentos: Existem inúmeras e variadas interpretações de uma obra literária, portanto, enquanto você estuda literatura, você não apenas lê; ou seja, você também escreve. Isto é, melhora as habilidades analíticas e promove o desenvolvimento de habilidades de compreensão de muitas perspectivas.
traduzido livremente de blog upes – the power of words how literature courses cultivate critical thinking skills

Texto 4

Desenvolvimento infantil: a importância da leitura na infância

A prática da leitura na infância é importante para o desenvolvimento de diversos aspectos: melhora e aumenta o vocabulário, contribui no desenvolvimento da escrita, permite que a criança tenha uma visão mais ampla do mundo, mais sensível e humanizada e contribui para que ela comece a ter, desde cedo, pensamento crítico e opinião própria.  Estes são apenas alguns dos benefícios da leitura na infância, e por isso é necessário incentivar a prática desde cedo.

Ademais, uma estratégia que pode contribuir para que a criança desenvolva o hábito de ler é o incentivo dos pais; criar rotinas de leitura com a criança é fundamental.

Por outro lado, oato de ler para uma criança desperta nela a curiosidade acerca da história sendo contada e dos seus desdobramentos, gerando uma ansiedade, no bom sentido, de aprendizado.
fonte: fadc org – a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “O papel da literatura na formação do pensamento crítico”

vídeo –  para você entender o que é pensamento crítico e usar o conceito como repertório, encontramos esta série de vídeos didáticos!
livro – Vincent Jouve é professor de literatura na França, e seu livro, Por que estudar literatura? sem dúvida, é sucesso entre os leitores; nele o autor demonstra como a literatura ajuda a termos consciência de quem somos.

Obras da nossa literatura que fomentam pensamento crítico:

Por fim, está aí o papel da literatura na formação do pensamento crítico! Não é só matéria para prova na escola ou vestibular, como você tinha pensado 

Ela é a melhor forma de desenvolver pensamento crítico (porque você não quer ter aquela forma “infantil” de pensar, não é mesmo?!). 
A gente vai adorar saber que você andou lendo um dos livros acima – afinal, queremos ver sua redação por aqui!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg