O conflito entre gerações | Repertórios para o tema

por | jun 25, 2021

Início » Repertório para temas » O conflito entre gerações | Repertórios para o tema

Quer saber mais sobre o tema ”O conflito entre gerações”? Confira alguns repertórios que listamos para que você consiga desenvolver a sua redação!

O conflito entre gerações pode trazer consequências em diversos setores da sociedade, como no ambiente familiar e no trabalho, por exemplo. Por esse motivo, construímos uma proposta de redação com essa temática para vocês e, agora, daremos dicas de repertórios que podem ser usados no seu texto.

FILME | Sexta-feira muito louca

A prova de que essa discussão não “sai de moda” está no filme “Sexta-feira muito louca”, que, em 2004, já abordava o conflito geracional entre mãe e filha. Após muitos embates, Tess e Anna são acometidas por uma maldição chinesa que provoca uma troca de corpos. Vivendo “na pele” uma da outra, ambas reveem as suas atitudes.

Para quem não sabe, esse filme é um dos remakes do longa-metragem “Se eu fosse minha mãe”, de 1976. Em 2018, uma nova versão foi feita pela Disney.

FILME | Up: Altas Aventuras

Nesta animação, Carl, um idoso ranzinza e recluso, decide voar com sua casa utilizando balões de gás. Sem querer, ele leva Russell, um escoteiro focado em realizar boas ações, e terá que conviver com o menino em sua aventura. O filme aborda o conflito entre gerações muito distantes de forma muito divertida e adorável!

MÚSICA | Pais e filhos (Legião Urbana)

Ainda pensando nos atritos geracionais no seio familiar, que tal trabalhar com uma música?

Lançada no álbum “As quatro estações” em 1989, a canção “Pais e filhos”, escrita por Renato Russo ,traz, de forma alternada, a voz dos pais e de sua filha, que comete suicídio:

“Estátuas e cofres e paredes pintadas

Ninguém sabe o que aconteceu

Ela se jogou da janela do quinto andar

Nada é fácil de entender”

Em seguida, temos a voz dos pais, que parecem consolar a filha:

“Dorme agora, é só o vento lá fora.”

Mas é no trecho abaixo que a reflexão acerca do choque geracional fica mais clara:

“Você me diz que seus pais não lhe entendem

Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo

E isso é absurdo

São crianças como você

O que você vai ser

Quando você crescer?”

TEDx Talks | Conflito de gerações no Mercado de trabalho

E qual o impacto dos conflitos geracionais no mercado de trabalho? Lina Nakata, doutora em administração pela USP – Universidade de São Paulo – , discorreu sobre isso em um TEDx Talks.

Recentemente, a jornalista Renata Ceribelli lançou um podcast chamado “Prazer, Renata”, que, entre outras coisas, pretende refletir sobre as diferenças e as semelhanças entre mulheres de diferentes gerações.

O que os Millennials fazem que é “cringe” (mico) para a Geração Z?

Por fim, nada como obter repertório sociocultural e dar boas risadas ao mesmo tempo, não é mesmo?

Recentemente, um tweet da criadora de conteúdo Carol Tchulim deixou a internet em polvorosa: 

As respostas foram um tanto quanto engraçadas e deixam claro como certas coisas, tão corriqueiras para uma geração, podem ser muito “cringe” para outra.

https://twitter.com/luizhenrikkkke/status/1405729103035072513

E aí, qual é a sua geração? 😂

Pelo emoji ali em cima, você já deve saber qual é a minha.

Os materiais que listamos vão, com certeza, ajudar você a refletir sobre o tema. Lembrou de algum outro repertório que trate sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outros estudantes!

Agora, organize estes repertórios listados e escreva a sua redação! Lembre-se de que enviando a sua redação em nossa plataforma, você a recebe corrigida em até 3 dias úteis!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
Juliane Motta

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Professora de Gramática e Redação. Graduanda em Pedagogia. Experiência de 7 anos com redação do ENEM.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM