logo redação online

7 filmes de comédia para usar na redação

 

Filmes de comédia podem ser usados na redação? Siiiim! Se engana quem pensa que apenas filmes do gênero drama, histórico e ficção científica fazem boas críticas sociais e podem ser usados como repertórios.

Existem muitos filmes de comédia que, apesar de apresentarem uma narrativa com tom mais leve, ainda assim abordam questões importantes e fazem críticas sociais dignas de referência em redações do Enem e vestibulares.

Pensando nisso, selecionamos 7 filmes de comédia para você dar umas boas risadas nas horas livres e ainda usar em sua redação. Confira!

 

1 – Tempos modernos (1936)

 

O nosso primeiro filme da lista é o clássico Tempos modernos (1936), de Charles Chaplin. O filme, protagonizado pelo próprio Chaplin, narra a história de Carlitos, um operário de uma fábrica que enfrenta a precarização do trabalho e as exigências de seu chefe. 

O filme, apesar de ser uma comédia, faz uma forte crítica ao sistema fordista, ao capitalismo e à precarização do trabalho. Confira o trailer a seguir:

 

 

2 – De repente uma família (2018)

 

O filme De repente uma família (2018), de Sean Anders, conta a história do casal Pete e Ellie que decidem adotar uma criança que se chama Lizzie. No entanto, Lizzie tem dois irmãos e o casal acaba adotando as três crianças de uma vez só. 

O filme retrata as dificuldades das crianças de forma descontraída e é uma ótima aposta para temas que abordam questões sobre adoção e configuração familiar. Disponível na Netflix. Confira o trailer a seguir:

 

 

3 – Saneamento básico (2007)

 

Em Saneamento básico (2007), de Jorge Furtado, os moradores de uma pequena vila se reúnem para tomar providências para a construção de uma estação de tratamento de esgoto. No entanto, a prefeitura não possui verba para realizá-la, apenas possui R$ 10 mil para a produção de um vídeo de ficção.

Para conseguir a verba para a construção, os moradores decidem realizar um filme de ficção sobre um monstro que vive nas obras da construção de uma fossa. O filme faz uma crítica social à falta de incentivo do governo, as burocracias diárias que mais atrapalham do que ajudam e como a falta de saneamento e condições básicas são um problema para os cidadãos. Disponível na Globo Play.

Assista ao trailer: 

 

 

4 – Como se fosse a primeira vez (2004)

 

Você provavelmente já viu esse filme! Como se fosse a primeira vez (2004), de Peter Segal, é um filme de comédia romântica típico de sessão da tarde para ver com pipoca, mas acredite: até ele é possível usar na redação!

No filme, a personagem principal Lucy Whitmore possui a síndrome de Susac, uma doença que faz com que ela se esqueça de tudo o que fez no dia seguinte. O filme aborda como as pessoas que vivem com doenças raras possuem dificuldade para se relacionar e como os laços afetivos que estão ao seu redor são importantes em suas vidas.

Confira o trailer:

 

 

5 – Adivinhe quem vem para jantar (1967)

 

Em Adivinhe quem vem para jantar (1967), Joanna e John são um casal interracial que estão prestes a se casar. Por conta disso, Joanna leva seu namorado John para conhecer os seus pais. No entanto, seus pais, Matt Drayton e Christina Drayton, se chocam em saber que sua filha branca está namorando um homem negro.

O filme de comédia romântica retrata a sociedade racista nos anos 60 em pleno auge da luta pelos direitos civis nos EUA. Disponível no Youtube.

 

6 – O Auto da Compadecida (2000)

 

O filme O auto da Compadecida, com direção de Guel Arraes, é uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna, que conta as aventuras dos nordestinos João Grilo e Chicó no sertão de Paraíba. 

O filme, de forma bem humorada, retrata as tradições nordestinas, crenças religiosas e faz críticas sociais pertinentes à sociedade brasileira. As referências ao cordel e figuras como cangaceiros, coronéis e Nossa Senhora da Aparecida são frequentes no filme, tornando-se uma ótima fonte para redações com temas que abordem a cultura brasileira

Disponível na Globo Play.

 

7 – O Grande Hotel Budapeste (2014)

 

O Grande Hotel Budapeste (2014) é um filme de comédia dramática do diretor Wes Anderson. A narrativa se passa no período entre as duas guerras mundiais, em que um gerente de um hotel europeu se torna melhor amigo de seu empregado.

A partir daí eles vivem aventuras, como o roubo de um famoso quadro renascentista e a batalha por uma fortuna de uma família rica. O filme é uma boa referência para temas que abordam as transformações históricas na Europa ocorridas no século XX. Assista ao trailer:

 

 

E aí, gostou das nossas indicações de filmes de comédia para usar na redação? Que tal aproveitar para assistir em um fim de semana e ainda tomar notas para a sua próxima redação? Prepara a pipoca e divirta-se!

Continue acompanhando o nosso blog e o nosso Instagram para mais dicas sobre redação para vestibulares, Enem e concursos. Até a próxima leitura! 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes