logo redação online

Consequências dos desastres ambientais na sociedade | Tema de redação

Consequências dos desastres ambientais na sociedade

Notícias sobre desastres causados pela falta de cuidado com o meio ambiente não são novidade. Então, apostamos que o Enem poderia pedir uma redação sobre o tema. 

Mas como é tema muito extenso, decidimos discutir só as consequências (que já são problema suficiente) – continue lendo.

Imagine-se no dia da prova de redação do Enem: você bate o olho na prova e lê o tema: “Consequências dos desastres ambientais na sociedade”. Pois é esse o tema para esta semana: fale sobre os  impactos desses desastres e dê soluções possíveis. Os textos que deixamos abaixo têm muita coisa boa para usar!

Texto 1

Vazamento radioativo pelo ar

Ocorrido em Goiânia, no Brasil, em 1987. Na ocasião, o dono de um ferro-velho encontrou 19 gramas de um pó branco com uma luz azulada dentro de um aparelho antigo de radioterapia. Então, por sua beleza, e acreditando ser algo precioso, ele mostrou para sua família e amigos. O problema é que a substância em questão era cloreto de césio, causando efeitos colaterais nos envolvidos como vômitos e tontura e, consequentemente, quatro mortes. Até hoje, cerca de 120 pessoas foram contaminadas e outras mil continuam a serem monitoradas.

Incêndio em Cubatão

Em 1984, um erro humano causou 700 mil litros de gasolina vazados de um oleoduto da Petrobras e iniciou um dos maiores incêndios no Brasil, ocorridos na favela Vila Socó, em Cubatão, município de São Paulo. Com o acidente, portanto, estima-se que na época 500 pessoas perderam a vida, a maioria delas crianças. Apenas 86 corpos foram encontrados, tendo sido os outros completamente eliminados pelas chamas, que chegaram a atingir a temperatura de 1.000 °C.

fonte: ecoresponse (adaptado).

Texto 2

Quais as consequências do óleo nas praias do Nordeste?

Resultados científicos recentemente publicados, mostraram que os hidrocarbonetos leves que normalmente se volatizam rapidamente ainda estavam presentes no óleo, porque ele permaneceu submerso até encostar no litoral, o que aumenta seus efeitos negativos para os organismos e ecossistemas costeiros.

Por isso isso significa que as manchas de óleo que chegaram na nossa praia além da difícil remoção, devido ao seu aspecto de piche, tinham uma maior capacidade de contaminação para os organismos marinhos e para pessoas que tiveram contato direto com o petróleo.

Os levantamentos realizados até agora mostraram que estuários, manguezais e campos de gramas marinhas sofreram o maior impacto. Um total de 27 espécies costeiras ameaçadas ocorrem dentro da área atingida. Aproximadamente 870.000 pessoas, trabalhadores na pesca artesanal e no turismo local, foram afetados pelo derramamento de óleo. 
fonte: oceanoparaleigos (adaptado)

Texto 3

fonte: Câmara Legislativa

Texto 4

“O rompimento da barragem do Fundão liberou o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas de resíduos. A mistura, que era composta, segundo a Samarco, por óxido de ferro, água e muita lama, não era tóxica, mas capaz de provocar muitos danos. 

(…)

A liberação da lama provocou a pavimentação de uma grande área. Isso acontece porque a lama seca e forma uma espécie de cimento, onde nada cresce. Vale destacar, no entanto, que, em razão da grande quantidade de resíduos, a secagem completa do material poderá demorar anos. Enquanto isso, nada também poderá ser construído no local. Além disso, o material não contém matéria orgânica, sendo, portanto, infértil.

(…)

Impactos do acidente de Mariana em números

De acordo com o Governo Federal, o acidente afetou:

  • 663 km de rios e córregos;
  • 1469 hectares de vegetação;
  • 207 das 251 edificações de Bento Rodrigues;
  • 600 famílias, as quais ficaram desabrigadas.”
    fonte: brasil escola

Texto 5

5 impactos sociais causados pelo desmatamento

1. Conflitos sociais

Quantas vezes vemos notícias de enfrentamento entre madeireiros e agricultores ou indígenas? Não são somente líderes indígenas e pequenos agricultores que sofrem os efeitos desses conflitos, pois se estendem, muitas vezes, a pessoas ligadas à defesa do meio ambiente.

2. Genocídio de povos indígenas

A violência decorrente dos conflitos sociais por causa do avanço do desmatamento impacta fortemente a questão da demarcação de terras indígenas. Portanto, aqui, podemos identificar dois problemas sociais: o genocídio (extermínio deliberado de uma comunidade) de indígenas e o fator cultural, considerando a ligação ritualística e social que esses povos têm com o local onde vivem.

fonte:blog mackenzie (adaptado)

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Consequências dos desastres ambientais na sociedade”

música – Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, é uma música animada que fala sobre a destruição dos recursos naturais do planeta e seu impacto.

informativo do Governo – você precisa conhecer todos os tipos de desastres ambientais (tem mais do que você pensa!), e estão nesta matéria do Governo Federal 

vídeo Este é o primeiro de 3 videos produzidos pelo Instituto de Biologia da USP sobre as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal; muito repertório de gente que entende do assunto.

livro –  se você se interessa em ir mais a fundo no caso do rompimento da barragem de Mariana, este e-book gratuito tem tudo – foi organizado pela UFMG.

documentário – Uma Verdade Inconveniente é um documentário muito conhecido, para educar os cidadãos do mundo acerca do aquecimento global 

estatística – descobrimos este estudo cheio de números sobre as inundações no Brasil para o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

música – Terra, de Caetano Veloso, é canção muito bela, que fala do nosso planeta.

notícia – cite em sua redação esta notícia recente sobre uma forma de punir empresas que destroem o ambiente.

vídeo – falta conteúdo para sua redação? não falta mais! aqui estão muitas consequências das queimadas, obtidas num debate da Câmara dos Deputados.

vídeo – falando de consequências de desastres ambientais, precisamos saber como a lei aplica punições aos infratores – repertório fundamental neste vídeo do CIEE. 

artigo repertório sobre os impactos da mineração sobre o meio ambiente, no Jornal da USP. 

Material fantástico o que a gente reuniu sobre as consequências dos desastres ambientais na sociedade, não acha? Com ele vai ser mais fácil fazer uma redação 1000 – mas deixa nossa equipe corrigir sua redação enquanto é tempo!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes