logo redação online

Análise do tema de redação do Enem 2022

Tema - Desafios da Inteligência Artificial

O tema da redação Enem 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Sendo assim, um tema bem adequado ao nível médio e presente na mídia constantemente.

Então, vamos analisar passo a passo a prova e você vai entender o que poderia ser escrito na redação – continue lendo!

Como de praxe, o Enem pedia uma dissertação-argumentativa sobre esse tema, incluindo proposta de intervenção respeitando direitos humanos. 

Analisando a prova de redação Enem 2022

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” pressupõe que nossos povos tradicionais não têm sido suficientemente valorizados, percebeu? 

Muito bem… e qual seria o real valor dos povos tradicionais para o Brasil? Será que serviriam apenas como lembrança de um tempo distante, colonial? Não seriam importantes para o mundo de hoje?

O candidato já poderia pensar num valor concreto: social, cultural… quem sabe econômico, também. 

Como repertório, vai bem comentar a importância econômica das quebradeiras de coco de Sergipe!

Vamos agora pedir ajuda aos textos de apoio, que você pode conferir na íntegra aqui!

Texto 1 do tema do Enem 2022

Esse é um texto jornalístico. 

A novidade que este texto traz é a lista de outros povos tradicionais, que não indígenas e quilombolas! 

E como usar essas informações?

O candidato já poderia argumentar sobre comércio e modos de produção que envolvem essas comunidades, ou sua participação na conservação da biodiversidade.

E poderia já aplicar o tema central, lembra? Qual seria o valor desses povos todos? Os indígenas são fundamentais, por exemplo, para frear o desmatamentoaqui estão as estatísticas que são ótimo repertório.

Auxílio governamental e criatividade o brasileiro tem de sobra! Veja como esse raciocínio já daria ao candidato não só a argumentação de parte da redação, como ideia de proposta de intervenção!

Texto 2

Neste infográfico do Ministério Público Federal há números que indicam a localização dessas famílias de povos tradicionais no Brasil. Cada aluno o interpretaria do seu modo, mas seria fácil aproveitar os números na redação

Vemos que a maior parte dos indígenas ficam no estado do AM e MS, onde há áreas verdes mais conservadas no país. Faz sentido. Os quilombolas e os povos de terreiro estão mais presentes na BA, o que tem relação com a intensa presença de etnias de matriz africana neste estado. 

Por falar em etnias de matriz africana, um bom repertório nessa hora é citar a influência cultural que os escravos africanos deixaram, por exemplo, com o candomblé

Bem, quando o candidato analisa esses dados, automaticamente se lembra do aspecto da conservação ambiental. E é um momento ideal para outro repertório: os números que mostram como o Brasil conserva seus biomas

O que o candidato deduziria nesse momento para colocar na redação sobre o tema do Enem 2022? 

Que essa conservação depende da presença desses povos tradicionais nessas localidades – desaparecendo os povos tradicionais, o meio ambiente desaparece também. 

Não estávamos falando de valor desses povos? Aí está um valor: a conservação ambiental sustentável. 

Agora vem uma “sacada” de um candidato atento! 

Povos tradicionais são seres humanos, e podem afetar involuntariamente os biomas onde vivem. Esse risco existe sempre. Por que não pensar numa ação educativa para que essa simbiose se mantenha?! Caminho aberto para ideias para a proposta de intervenção!

Texto 3

Agora temos um texto extraído do site do Ministério do Desenvolvimento Social no tema de redação do Enem 2022. Nele ficamos sabendo da criação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, para reconhecer  e preservar outras formas de organização social por parte do Estado. 

Seria boa hora de o candidato elogiar essa Política Nacional, pois já é meio caminho andado para se eliminar os riscos de desaparecimento desses povos ou de seus biomas, concorda? O Sebrae, aliás, dá sua ajuda e isso poderia ser usado como repertório!

Mais ideias para a proposta de intervenção estão aí!

Texto 4

O último texto: extraído de um site informativo sobre a Amazônia. Nele vemos a Carta da Amazônia 2021 que foi entregue aos participantes da COP26.

Nela o candidato fica sabendo que algumas entidades de povos tradicionais da Amazônia não aceitam seguir somente a lógica do mercado com leis que ameaçam seus direitos que podem ser usados no tema de redação do Enem 2022. 

Um candidato atento teria notado que esses povos não são contra modos que chamamos capitalistas de produção, não! Desde que sejam consideradas a experiência de cada um dos povos tradicionais locais e a cultura histórica de cada um, estão abertos a propostas!  

E já que aceitam evoluir em seu modo de vida, é uma ótima oportunidade para se imaginar propostas de intervenção que lhes agradariam! Vale citar como repertório a participação da China juntamente com o governo do Pará no desenvolvimento econômico dos povos tradicionais daquela região!

O que poderia ser escrito na redação Enem 2022 com esse tema

É verdade que a proposta não ofereceu nenhuma informação sobre quais problemas reais são vividos pelos povos tradicionais, então… isso fica por conta do conhecimento do aluno e de suas deduções. 

Então, problemas envolvendo comunidades tradicionais que poderiam ser mencionados no tema de redação do Enem 2022:

Reunindo, agora, os problemas enfrentados por eles e a importância (valor) deles para o Brasil, além de soluções possíveis, podemos imaginar uma estrutura assim:

  • Importância dos povos tradicionais para o Brasil: participação maior no comércio nacional, sustentabilidade no uso de nossos recursos naturais;
  • Problemas envolvidos: desde a perda da posse das terras por parte dos povos até seu desaparecimento; para o Brasil, desde a perda de parte de sua identidade e cultura até a exploração desenfreada de biomas inteiros, inclusive por multinacionais. 
  • Propostas de intervenção: que o governo leve órgãos, como o Sebrae, para esses povos criarem meios para participar economicamente da sociedade brasileira; que haja incentivo para editoras publicarem livros sobre essas comunidades, preservando e divulgando seus saberes. 

Além disso, confira também nosso vídeo sobre o tema do Enem 2022:

Então, você acabou de ver, que na prova de redação do Enem é importante ler e pensar sobre o que é fornecido. Assim é que as ideias virão à sua cabeça. 

O que acha? Foi bom fazermos a análise do tema de redação do Enem 2022? Desse modo, quando quiser melhorar sua redação, lembre-se do nosso serviço de correção!

Além disso, se quiser descobrir gratuitamente a sua nota na redação do Enem 2022, clique aqui!

Veja alguns artigos relacionados que podem te interessar:

Confira as principais dúvidas sobre temas de redação do Enem:

Quais temas de redação já caíram no Enem?

Alguns exemplos de temas que já foram propostos no Enem incluem:
Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Quais são os possíveis temas da redação do Enem 2023?

Confira alguns possíveis temas da redação do Enem 2023:
Desigualdade social e combate à pobreza.
Impactos da tecnologia na sociedade contemporânea.
Direitos humanos e inclusão social.
Sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Educação de qualidade e acessibilidade.

Quais foram os 5 últimos temas da redação do Enem?

Os últimos cinco temas da redação do Enem foram:
2021: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
2017: “Desafios para a formação educacional de jovens no século XXI”.

Quais são os temas que caem na redação?

Os temas que podem cair na redação do Enem:
Educação de qualidade e acesso igualitário.
Saúde pública e combate a doenças.
Cultura e identidade nacional.
Cidadania e participação política.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes