logo redação online

Análise do Tema da Redação do Enem 2018

redacao-do-enem-2018-analise-do-tema-redacao-online

Pensou que não ia ter análise do tema da Redação do ENEM 2018? Não perderíamos isso por nada. 

redação do Enem 2018

Vamos lá?

Bom, não vamos negar que rolou uma certa surpresa, né? Nos últimos anos, todos os temas do ENEM tinham como foco questões relacionadas apenas com o Brasil, o que não aconteceu neste ano, pois a proposta pediu a discussão de um tema mundial.

Mas vamos parar de enrolar e colocar a mão na massa.

O tema abordado pela redação do ENEM 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Assim, o candidato deveria estar preparado para escrever sobre tecnologias e suas implicações na sociedade.

O primeiro texto motivador abordou a questão da lista personalizada de músicas, em um serviço de música digital (você sabe de qual serviço o texto estava falando, né?). Este primeiro texto trouxe algumas palavras-chaves, como “cérebro artificial”, “algoritmo” e “filtragem de informação”. O trecho final do texto fala sobre a ilusão de liberdade de escolha.

A questão da filtragem de dados é retomada no segundo texto motivador da redação do Enem 2018, que tem caráter mais técnico, pois explica como funciona o processamento das informações através do algoritmo. Você, que é esperto, percebeu que este texto trouxe novamente importantes palavras-chaves, como “filtragem de dados” e “algoritmo” (olha ele aqui de novo!).

O terceiro texto motivador é mais abrangente e trata sobre a utilização da internet no Brasil (pesquisa realizada pelo IBGE em 2016). Os números mostram que a quantidade de brasileiros conectados é bem grande, logo, se há manipulação por meio da internet, pode-se concluir que ela atinge muita gente.

Quanto ao último texto, ele retoma alguns pontos importantes já abordados nos dois primeiros, como a manipulação de dados em si e a disputa do “homem versus máquina”.

Portanto, todos os textos, e o tema em si da redação do Enem 2018, direcionavam o candidato a abordar aspectos como a manipulação de dados e a função dos algoritmos. Não bastava, assim, discorrer somente sobre Fake News. A gente sabe que esse tema estava na ponta da língua por conta de diversas discussões recentes do cenário nacional, mas não bastava falar somente sobre ele.

redação do Enem 2018

Também não podia focar somente no impacto da internet na vida das pessoas, pois o tema da Redação do ENEM 2018 foi direcionado para que o candidato fizesse uma abordagem mais crítica a respeito disso. É claro que Fake News poderiam ter sido abordadas no texto, mas este não era o foco central do tema.

Outro ponto a ser abordado aqui é a manipulação e a influência que a internet e os meios digitais têm no comportamento dos indivíduos. Assim, para permanecer dentro do tema, o candidato deveria ter escrito sinônimos e palavras-chaves, que já foram citados anteriormente.

O que não poderia ter ficado de fora da Redação do ENEM 2018

É importante que o candidato tenha desenvolvido uma boa tese na introdução. Como o tema inicia com o vocábulo “manipulação”, está claro o viés que deveria ser tomado na discussão do tema.

Segundo o Dicionário Aurélio, vemos que “manipular” significa, dentre outras coisas, “Condicionar, influenciar, geralmente em proveito próprio; Adulterar, falsificar”. Isso, por si só, já traz um viés negativo a respeito do uso de dados, e era nisso que o candidato deveria focar.

Ou seja, assim como nas demais edições, a proposta da Redação do ENEM 2018 trouxe uma expressão que foi fio condutor o qual guiou o texto do estudante. Então, quando lhe diziam para destacar a palavra-chave da proposta, não era por acaso.

Por fim, seguem algumas possíveis reflexões:

  • Em agosto deste ano, foi sancionada uma lei de proteção de dados (espia aqui: https://www.planalto.gov.br/CCivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13709.htm). Então, era possível falar sobre ela, seja para criticar a ineficiência do Estado no cumprimento da lei, seja para criticar a própria lei, caso você a considere insuficiente em algum aspecto;
  • O Marco Civil da internet também poderia ser abordado;
  • Saindo do campo das leis, era possível, também, abordar um aspecto social, afinal, a manipulação de pessoas, independente de qual seja o seu fim, fere princípios morais e éticos;
  • Ainda pensando na finalidade da manipulação dos usuários, outra possibilidade era justamente refletir sobre os limites do capitalismo na busca por lucro, tratando, então, de um aspecto que é econômico e social ao mesmo tempo;
  • Por fim, também seria muito interessante refletir acerca das consequências da manipulação. Aqui, encaixaria-se perfeitamente a discussão sobre fake news, afinal, ela é efeito colateral do tema central da proposta e traz consigo uma série de implicações;
  • Outro efeito colateral a ser discutido é a formação das bolhas sociais geradas pela ação dos algoritmos, que condiciona o comportamento e o conteúdo a ser visto pelas pessoas, indo de encontro à liberdade de escolha;
  • E, é claro, não podemos nos esquecer da tecnologia, afinal, a manipulação se dá por meio de ferramentas proporcionadas por ela. Sendo assim, era possível refletir sobre o seu uso, os limites dele e suas implicações. Claro, tudo isso pensando na relação da tecnologia com este tema.

Tá achando que fez algo muito diferente disso e tá com medo de ter se saído mal na redação do Enem 2018?

Nervoso GIF by MasterChef Brasil

Calma, não se desespere. As reflexões acima são possibilidades, mas não são regras, logo, é possível que você tenha encontrado um outro caminho e que ele não seja errado, tá? Além disso, mesmo que as coisas não tenham saído do jeito que a gente esperava, é sempre importante lembrar:

Você é muito mais do que uma prova. Você é muito mais do que uma nota de redação.

big hero 6 hug GIF by Cheezburger

Ah, não se esqueça de enviar a redação escrita na prova do ENEM em nossa plataforma! Sabemos que a vontade de saber como você se saiu é imensa e estamos ansiosos para corrigir a sua redação!

Você pode conferir o tema completo (ENEM 2018) clicando aqui!

 


Tema de Redação ENEM (2015): A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Tema de Redação ENEM (2014): Publicidade Infantil em Questão no Brasil

Possíveis temas de redação do ENEM

Veja as principais dúvidas sobre o tema de redação do Enem 2018:

Como ver o resultado do Enem 2018?

Para verificar o resultado do Enem 2018, você pode acessar o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e fazer login na página do participante com seu CPF e senha cadastrados durante a inscrição. Lá, você poderá conferir suas notas e desempenho na prova.

Como ter acesso às notas antigas do Enem?

Para ter acesso às notas antigas do Enem, você pode acessar o site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e fazer login na página do participante com seu CPF e senha cadastrados durante a inscrição. Lá, você poderá consultar suas notas de edições anteriores do Enem.

Quando saiu o resultado do Enem 2018?

O resultado do Enem 2018 foi divulgado em 18 de janeiro de 2019.

Quem perdeu o primeiro dia de prova do Enem pode fazer o segundo?

A participação no segundo dia de prova do Enem é permitida para os candidatos que não compareceram ao primeiro dia. É importante ressaltar que a ausência no primeiro dia acarreta na nota zero para as provas correspondentes a esse dia. No entanto, o candidato pode comparecer ao segundo dia e realizar as provas restantes.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes