logo redação online

Tema de redação: Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais?

Tema de Redação: Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais?

Leia os textos abaixo e faça uma redação com o Tema de Redação: Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais?

Texto 1

Cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, com idade entre 9 e 17 anos, isto é, em idade escolar, nunca acessaram a internet em suas vidas e, em 2015, cerca de 6 milhões não estavam conectados à rede – 20% da população dessa faixa etária.

Os dados são da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com a finalidade de investigar o acesso e uso das TIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) entre os jovens do País.

O levantamento apontou a desigualdade socioeconômica como um entrave para a inclusão digital. No Brasil, enquanto 97% dos jovens da classe AB são usuários de Internet e 85% da classe C, apenas 51% das crianças e adolescentes da classe DE têm acesso à rede.

Fonte: carta educacao

Texto 2

Uma análise de alguns indicadores diponíveis sobre as classes sociais revela que é a classe alta a que regista maiores taxas de utilização de novas tecnologias como o computador, telemóvel e ligação à Internet.

Os três indicadores analisados, e representados no gráfico, revelam grandes discrepâncias de posse e utilização segundo a classe social. Se, por exemplo, 86.7% dos indivíduos da classe alta residem em lares com computador pessoal, apenas 13.2% dos que pertencem à classe baixa também estão nessas condições.

Da mesma forma, enquanto 59.2% dos indivíduos da classe alta residem em lares com ligação à Internet, apenas 4.2% dos que pertencem à classe baixa também têm meios de aceder a esta plataforma.

Fonte: marktest

Texto 3

charge sobre redes e rede social

Fonte: Ivan Cabral

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o Tema de Redação: Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais?, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.


Confira mais temas:

Tema de redação: O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões

Tema de redação: Desigualdade social no Brasil e no mundo: um desafio a ser superado

Tema de Redação: Pobreza no Brasil

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes