logo redação online

A inteligência artificial e os impactos sociais no Brasil e no mundo | Tema de redação

A inteligência artificial e os impactos sociais no Brasil e no Mundo | Tema de redação

Se o Enem pedir o tema “inteligência artificial”, o que você pretende escrever? Quais repertórios você poderia citar? 

Nesse sentido, este artigo tem toda a base que você precisa para o caso de esse ser o tema – e tem repertórios também, é claro! Aproveite porque é o assunto do momento!

Então, sua redação desta semana é sobre “a inteligência artificial e os impactos sociais no Brasil e no mundo”. Primeiramente, leia os textos abaixo, para entender o que é IA (Inteligência Artificial). Em seguida, escolha qual repertório você prefere usar, da nossa lista (aprenda a usar repertórios!). Por fim, escreva sua redação dissertativa argumentativa simulando o Enem. 

Agora, se você é novato no Enem, veja aqui como funciona esse tipo de redação.

Vamos ao material de redação de hoje.

fonte: Cingo

Impactos Positivos da Inteligência Artificial na Sociedade

(…)

Com melhores recursos de monitoramento e diagnóstico, a inteligência artificial pode influenciar drasticamente a saúde. Ao melhorar as operações de instalações de saúde e organizações médicas, a IA pode reduzir os custos operacionais e economizar dinheiro. Uma estimativa da McKinsey prevê que o big data pode economizar até US$ 100 bilhões em medicamentos e produtos farmacêuticos anualmente. O verdadeiro impacto será no cuidado dos pacientes. O potencial para planos de tratamento personalizados e protocolos de medicamentos, além de fornecer aos provedores melhor acesso às informações nas instalações médicas para ajudar a informar o atendimento ao paciente, mudará a vida.

Nossa sociedade ganhará incontáveis ​​horas de produtividade apenas com a introdução do transporte autônomo e da IA ​​influenciando nossos problemas de congestionamento de tráfego, sem mencionar as outras maneiras de melhorar a produtividade no trabalho. Livres de deslocamentos estressantes, os humanos poderão gastar seu tempo de várias outras maneiras.

A maneira como descobrimos atividades criminosas e resolvemos crimes será aprimorada com inteligência artificial. A tecnologia de reconhecimento facial está se tornando tão comum quanto as impressões digitais. O uso da IA ​​no sistema de justiça também apresenta muitas oportunidades para descobrir como usar efetivamente a tecnologia sem prejudicar a privacidade de um indivíduo.

Fonte: traduzido livremente de: Bernardmarr

Golpistas estão se passando por entes queridos usando vozes falsas geradas por IA

Países como os Estados Unidos e o Canadá já contabilizaram inúmeros casos de golpes usando deepfake, com idosos sendo os principais alvos. Recentemente, uma canadense de 73 anos, de nome Ruth Card, foi vítima de um golpe em que o criminoso usou uma voz gerada por inteligência artificial para se passar por seu neto.

Ele ligou para a senhora e afirmou estar na cadeia, pedindo dinheiro para pagar a fiança. A idosa rapidamente sacou 3 mil dólares canadenses, sem ter ideia de que estava sendo enganada. Felizmente, o gerente do banco percebeu o golpe antes que ela perdesse ainda mais dinheiro.

(…)

Outro caso envolveu um americano chamado Benjamin Perkin, que viu seus pais perderem milhares de dólares ao caírem em um esquema similar.

Na ocasião, um falso advogado utilizou a voz criada por inteligência artificial do filho para convencê-los a depositar dinheiro em um terminal de bitcoin. Assim, o argumento usado foi que Benjamin havia atropelado e matado um diplomata e, por isso, estava preso.

Para dar veracidade à sua história, o criminoso então colocou Benjamin Perkin ao telefone para falar com sua mãe. A senhora, obviamente, acreditou estar falando com seu filho. Mas na verdade ela tinha ouvido apenas um arquivo de áudio com a voz de Benjamin gerada por computador. Infelizmente, quando descobriram a farsa, já era tarde demais para recuperar o dinheiro perdido.


fonte: Hardware – Vozes falsas geradas por IA

Artista alemão causa polêmica ao ganhar concurso com foto criada com inteligência artificial

Primeiramente, o artista alemão Boris Eldagsen causou polêmica ao ganhar o prestigioso prêmio de fotografia Sony World Photography Awards em março, com uma imagem gerada inteiramente com a ajuda de Inteligência Artificial (IA).

Nesse sentido, acusado pelo júri de ter “mentido deliberadamente”, Eldagsen disse ter sido transparente sobre a natureza de sua obra, mas decidiu recusar o prêmio.

Dessa forma, aA obra “Pseudoamnésia: O Eletricista” é uma imagem em tom sépia, que mostra duas mulheres de frente para a câmera, como se fosse uma fotografia do início do século XX.

A fotografia é um dos campos artísticos mais afetados pelo advento da IA, que permite a qualquer pessoa criar imagens ultrarrealistas simplesmente conversando com um “chatbot”.

fonte: Portal G1 Globo

Stanford: 10 coisas que aprendemos sobre inteligência artificial em 2022

3- A inteligência artificial está ajudando e destruindo o meio ambiente

Dessa maneira, novos estudos sugerem que a construção de modelos eficazes de IA tem um impacto enorme no meio ambiente. Segundo alguns acadêmicos, para “treinar” Bloom, um grande modelo linguístico, foram emitidas quantidades de dióxido de carbono 25 vezes maiores do que as provenientes de um voo Nova York – São Francisco.

Além disso, ao longo do tempo vão surgindo soluções baseadas em inteligência artificial capazes de salvaguardar e proteger o ambiente através da otimização do consumo de energia.

(…)

5- O número de acidentes causados pelo uso incorreto da inteligência artificial está crescendo rapidamente

Conforme um banco de dados AIAAIC (AI, Algorithmic, and Automation Incidents and Controversies), que rastreia incidentes éticos causados por inteligência artificial, eles cresceram 26 vezes desde 2012. Esse crescimento se deve em grande parte ao aumento do número de soluções de inteligência artificial.

traduzido livremente de: Money

reportagem- nesse sentido, aqui você vai ter repertório com números e palavras de estudiosos sobre a possibilidade de se detectar depressão em usuários de redes sociais usando a IA!

reportagem – todavia, não pense que IA é só para criar textos, responder perguntas… já que a Adobe lançou um programa que cria imagens também, que vai revolucionar a vida dos designers e artistas em geral – portanto, saiba mais e inclua em sua redação.

vídeo –  agora, se você já está usando o ChatGPT para estudar, com certeza é preciso se preparar porque outros concorrentes estão por vir – aliás, saiba de tudo aqui e use como repertório.

reportagem – por outro lado, como encontrar vídeos usando palavras-chave? para ilustrar, a Microsoft já faz isso usando Inteligência Artificial – também conheça essa tecnologia aqui.

vídeo – assista, também, a esta palestra da USP Talks sobre Inteligência Artificial a fim de entender como ela pode ser usada e quais os riscos – sem dúvida, inclua esse repertório garantido 

livro – a Inteligência Artificial, sem dúvida, é um ótimo repertório para um argumento mais otimista: conforme ele, a IA não vai acabar com empregos; este repertório é perfeito, porque o autor, Kai-Fu Lee, é ex-presidente da Google China.

vídeoConheça as aplicações da Inteligência Artificial

reportagem – agora, você não vai conseguir diferenciar uma obra de arte “humana” de outra feita por inteligência artificial: por este motivo, conheça as ferramentas de IA que fazem maravilhas em artes plásticas

Agora, confira também este post em nosso Instagram:

Portanto, você já tem tudo sobre o tema da inteligência artificial e os impactos sociais no Brasil e no mundo, bem como os repertórios que a gente reuniu para você, não é? E, com certeza, você sabe que não adianta escrever a redação sem ter a correção dela… que tal enviá-la para nossa equipe de corretores?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes