logo redação online

A importância do Sistema único de Saúde (SUS) na vida brasileira | Tema de redação

A importância do Sistema único de Saúde (SUS) na vida brasileira | Tema de redação

Sabe-se que com a pandemia foi evidenciado cada vez mais a importância do SUS nas nossas vidas, certo? Então, está na hora de reconhecer seu valor e pensar em como poderia ficar melhor para que possa atender a população.

Vamos lá? Role a tela e você encontrará muitas novidades sobre o SUS. Portanto, com base nelas, escreva uma redação dissertativa argumentativa sobre o tema “A importância do Sistema único de Saúde (SUS) na vida brasileira”. É bom saber, antes, como se dar bem em todas as competências do Enem!

TEXTO 1

Recuperadas de Covid, pacientes do Graças organizam doações para atendidos do SUS

Pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças recuperadas de Covid-19 encontraram uma forma de retribuir à sociedade pelo atendimento recebido. Em diálogo com o clínico-geral Ednilson Lautenschlager, o grupo atendido na ala de convênios e particular tem organizado uma agenda de doações para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da instituição.

No final de setembro, foi a vez de Mariana Patrícia Pereira Souza, 36 anos, levar kits de higiene. A engenheira de computação esteve internada no HNSG por quase dois meses, entre março e abril de 2021, período mais crítico da pandemia. De acordo com Lautenschlager, ela foi a primeira paciente a ter 100% de comprometimento do pulmão identificado em tomografia, mas, hoje, está quase sem sequelas, apenas em tratamento por bronquite e acompanhamento das cicatrizes pulmonares.

fonte: Portal Canoas RS

TEXTO 2

Qual a importância do SUS, o Sistema Único de Saúde?

“Muitas pessoas pensam que não consomem o SUS por não passarem em consulta, mas estão enganadas. O SUS não está somente no hospital, ele está em todo lugar! ”, diz Dr. Haino [Burmester, professor no HC USP].

Descubra como o SUS está presente no seu dia a dia:

  • Na água que você bebe: se ela é potável, é graças ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir do SUS;
  • Em supermercados, lanchonetes e restaurantes: o sistema público de saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fiscaliza e controla os estabelecimentos que oferecem refeição;
  • Portos, aeroportos e rodoviárias: mais uma vez, a vigilância sanitária entra em ação para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias e medidas de prevenção e controle de doenças em locais com grande circulação de pessoas;
  • Na saúde do seu pet: a Vigilância Sanitária de Zoonoses fiscaliza pet shops e também atua na imunização de animais, castração e controle de pragas;
  • No seu plano privado de saúde: todos eles são fiscalizados, regulamentados e qualificados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Além de tudo isso, vale mencionar, sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o qual é referência internacional de saúde pública e que atende toda a população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses de vacinas gratuitas anualmente.

adaptado de: EEPHCFM – Usp

TEXTO 3

SUS aparece pela primeira vez entre os melhores serviços públicos de São Paulo

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi eleito pela primeira vez pelos paulistanos como o melhor serviço público da cidade, ao lado do Metrô, pela quarta vez em primeiro lugar na pesquisa, e Poupatempo, hexacampeão.

Logo, o sistema foi apontado como o melhor da capital por 13% dos entrevistados, desempenho sete pontos percentuais acima que o do último levantamento, realizada em fevereiro de 2020, quando obteve 6% das menções. O Datafolha faz a pesquisa anualmente desde 2015, quando o SUS teve 2% das menções.

Percebe-se que o crescimento se deu após quase um ano de pandemia, momento em que o SUS foi testado diariamente e mais exigido do que nunca.
fonte: Folha de São Paulo – SUS aparece entre os melhores serviços públicos

TEXTO 4

Pandemia evidencia que Brasil gasta pouco e mal em saúde pública, diz diretor da OCDE

O Brasil gasta em saúde 9,2% do PIB (soma de todas as riquezas produzidas), pouco acima da média dos 37 países-membros da OCDE, a maioria ricos, que é de 8,8% do PIB. Mas no caso do Brasil boa parte dessas despesas são privadas. A fatia dos recursos públicos investidos nessa área representa apenas 4% do PIB, enquanto na média da organização ela é de 6,6% do PIB.

De acordo com o diretor ítalo-brasileiro, o qual é especialista em saúde pública, que já atuou no Banco Interamericano de Desenvolvimento. : “O financiamento do sistema público de saúde do Brasil é muito inferior ao dos países da OCDE”

Ele afirma que a pandemia relança a discussão sobre a necessidade de ampliar a verba do sistema público de saúde no Brasil. Além disso, é preciso “gastar melhor os recursos e se assegurar que eles sejam mais bem utilizados”, acrescenta.

fonte: Portal BBC

TEXTO 5

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A importância do Sistema único de Saúde (SUS) na vida brasileira”

reportagem – você vai encontrar neste artigo a lista dos melhores hospitais públicos no Brasil

notícia – o sistema público de saúde tem seus problemas, como o próprio Senado aponta; entenda o que se passa com o SUS do DF lendo este artigo.

vídeo – muito interessante este documentário: informações de quem trabalha diretamente com o SUS

ebook – livro super didático e ilustrado para você entender tudo sobre o SUS – vale a pena dar uma olhada! 

estatística – números para sua redação sobre o SUS

vídeo depoimentos de quem foi salvo pelo SUS durante a pandemia da covid-19!

campanha – conheça o movimento liderado pela Unicamp para valorizar o SUS, e inclua como repertório na sua redação.

reportagem – o que outros países podem aprender com o nosso SUS? Veja aqui.

Este é um exemplo de tema que pode cair na prova de redação do Enem: A importância do Sistema único de Saúde (SUS) na vida brasileira. Faça sua redação ainda hoje – o tempo passa muito rápido e daqui a pouco já é a prova! Aliás, já conhece nosso serviço de correção em tempo real?!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes