logo redação online

A autossabotagem brasileira | Tema de redação

A autossabotagem brasileira

Se você não sabe o que é “autossabotagem”, Friedrich Nietzsche, filósofo alemão, explica: “o inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”.

Ou você nunca passou pela experiência de estragar seus próprios objetivos?!

Um ótimo tema para você treinar sua redação para o Enem, ao mesmo tempo, tentar entender melhor o comportamento brasileiro de “quase” alcançar seus objetivos… Faça uma dissertação argumentativa sobre o tema “A autossabotagem brasileira”. Comente sobre por que isso é um problema e inclua alguma proposta para minimizá-lo.

TEXTO 1

Auto-sabotagem à brasileira

Na década de 1950, o físico norte-americano Richard Feynman, laureado com o prêmio Nobel em 1965, viveu e lecionou por quase um ano na cidade do Rio de Janeiro. Dessa experiência ele produziu um relatório “Ensino de Física no Brasil segundo Richard Feynman”.

Donde destaco o seguinte parágrafo:

“Finalmente descobri que os estudantes tinham decorado tudo, mas não sabiam o que queria dizer. Quando eles ouviram “luz que é refletida de um meio com um índice”, eles não sabiam que isso significava um material como a água. Eles não sabiam que a “direção da luz” é a direção na qual você vê alguma coisa quando está olhando, e assim por diante. Tudo estava totalmente decorado, mas nada havia sido traduzido em palavras que fizessem sentido. Assim, se eu perguntasse: “O que é o Ângulo de Brewster?, eu estava entrando no computador com a senha correta. Mas se eu digo: “Observe a água”, nada acontece – eles não têm nada sob o comando “Observe a água”.

Então…

O que Feynman quis demonstrar é que os alunos tinham capacidade de decorar, mas não de apre(e)nder de fato. Vale destacar que “os alunos” de Feynman hoje são nossos professores e/ou foram professores de nossos professores, e também, que a qualidade do ensino regrediu de lá para cá.

(…)

A qualidade do ensino público, até o nível médio, é sofrível, ouso dizer, por exemplo, que ninguém aprende inglês via escolas públicas no país, ou seja, o governo sabota grande parte da população, visto que a língua inglesa é fundamental, seja para permanência na área acadêmica, seja para a vida no trabalho. O ciclo se completa quando na grande maioria das boas propostas de emprego, exige-se inglês de nível intermediário à fluência. Neste simples exemplo 80% das pessoas (subestimado) estão fora do jogo.

O que parece um quadro estático, no qual o governo mais as empresas sabotam parte da população, é na realidade um grande quadro de auto-sabotagem, um “furacão” que afeta de A a Z.

fonte: Portal Tudo sobre Pós Graduação 

TEXTO 2

Autossabotagem: o medo de ser feliz

Por medo dos riscos e das responsabilidades da vida, podemos acabar inconscientemente com as nossas realizações. Isso se chama autossabotagem. São atitudes forjadas por uma parte de nós que não nos vê como merecedoras do sucesso ou que subestima nossa capacidade de lidar com a vitória.

Pode ser aquela espinha que apareceu no nariz no dia daquele encontro especial ou da gripe que a pegou na véspera daquela importante reunião.

(…)

O filósofo e psicanalista paulista Arthur Meucci, coautor de A Vida Que Vale a Pena Ser Vivida (ed. Vozes) comenta sobre os ganhos secundários. “Há jovens que saem de casa para tentar a vida, enquanto outros permanecem na zona de conforto, porque continuam recebendo atenção dos pais e se eximem de enfrentar as dificuldades da fase adulta”, afirma.

O problema é que, ao fazermos isso, não nos desenvolvemos plenamente. “Todo mundo busca a felicidade, a questão é ter coragem de viver, o que significa correr riscos e assumir responsabilidades”, diz ele.

fonte: Exame – Autossabotagem

TEXTO 3

fonte: Jornal Correio da Cidade – Autossabotagem

TEXTO 4

Exemplos de Comportamento de Autossabotagem

Os profissionais de saúde mental identificaram exemplos comuns de como as pessoas se auto-sabotam. Três exemplos fáceis de identificar incluem procrastinação, perfeccionismo e automedicação.

Procrastinação

As pessoas que se auto-sabotam costumam procrastinar. A procrastinação é uma maneira de mostrar aos outros que você nunca está pronto e adiar um bom resultado. É porque as pessoas temem desapontar os outros, fracassar ou ter sucesso.

Perfeccionismo

Manter-se em um padrão impossível causará atrasos e contratempos. Embora pareça uma estratégia positiva almejar que as coisas saiam conforme o planejado sem problemas, o perfeccionismo dificulta o sucesso.
Tradução livre de: Very Well Mind

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A autossabotagem brasileira”

série – a série “13 Reasons Why”, é uma comédia em que uma heroína feminista canta/dança e se autossabota. 

música – a cantora de pop funk, Sarah Maria, lançou a música “Não Me Abala”, na qual fala de autossabotagem e amor próprio.

série – outra série, “Lucifer”, é um ótimo repertório para este tema – a personagem Maze é autossabotadora, principalmente no que diz respeito à vida sentimental…

opinião a SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística) surpreende explicando que autossabotagem não existe – interessantíssimo!

filme – “Nasce uma Estrela” é um drama que conta a história de Lady Gaga; o personagem Jackson, quando bêbado, pode estar sendo levado por autossabotagem com relação a Ally, seu par romântico. 

estudo – a autossabotagem também é conhecida como síndrome do impostor; se você quer repertório científico, baseado em estudos confiáveis, veja este artigo

notícia conheça o caso de Allora Dannon, uma estadunidense que viu a autossabotagem prejudicar sua vida amorosa.

livro – O Ciclo da Autossabotagem é do psicólogo Stanley Rosner, e estuda a repetição de atitudes que destroem nossos relacionamentos.

série – na série de TV “Lucifer”, Maze e Adão expõem momentos de autossabotagem em seu relacionamento. 

reportagem – parece que as pessoas trans sofrem mais com a autossabotagem… confira nesta matéria.

Que interessante esse tema, não é? Você ainda vai ouvir falar da autossabotagem brasileira, e é por isso que corremos aqui para oferecer este tema para o Enem. 

Antes que você vá embora, pense se não está na hora de ver qual a real nota que sua redação mereceria se hoje fosse o dia da prova… Nós podemos revelar essa nota para você

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes