Quem disse que dá pra usar só séries, filmes e livros como repertórios socioculturais nas redações? Na-na-ni-na-não! Os reality shows também podem ser repertórios riquíssimos se usados nos temas certos, afinal são, na maioria das vezes, experimentos sociais! Sendo assim, preparamos uma super dica com o reality do momento: como usar THE CIRCLE nas redações! Ele já foi gravado em alguns países, inclusive no Brasil, e pode ser assistido na Netflix!
REALITY: THE CIRCLE
2018 – 2020 • Reino Unido (2 temporadas), Estados Unidos (1 temporada), França (1 temporada), Brasil (1 temporada)
Os participantes, que não se conhecem, ficam confinados em apartamentos separados e só podem se comunicar via chat. Eles precisam usar as melhores táticas e criar laços para se tornarem populares no jogo. Tudo isso para ganhar o prêmio final em dinheiro.
Perfis fakes e os perigos do mundo digital
Os participantes devem entrar no chat criando um perfil. Contudo, eles podem mudar algumas informações sobre suas próprias vidas ou até criar um perfil fake para se passar por outra pessoa. No reality não há perigos além da perda do prêmio final, mas na vida real os fakes podem ser criados com más intenções, principalmente quando se envolvem com crianças e adolescentes, que são enganados pela apresentação de um perfil e de um discurso que, na verdade, não existem.
Confinamento e a falta de encontro físico entre pessoas
Este é um tema que temos vivido durante a pandemia do COVID-19 e que pode ser cobrado em alguma prova. Os participantes de The Circle ficam confinados, assim como em diversos realities, mas em The Circle o confinamento é individual. Isso torna os jogadores muito mais sensíveis, já que não podem ver ninguém pessoalmente durante o jogo. Só há uma possibilidade disso acontecer: quando algum eliminado decide visitar outro jogador.
Redes sociais e as novas possibilidades de comunicação
O reality mostra uma grande possibilidade que surgiu com as redes sociais: conhecer pessoas digitalmente. No jogo, os participantes estão no mesmo prédio, mas na vida real podemos nos conectar com pessoas que vivem a milhares de quilômetros da gente, de lugares de todo o mundo. Com a apresentação de cada jogador em seus perfis, outros participantes que se identificam podem começar a conversar e até criar vínculos emocionais.
Assistentes virtuais e seus impactos na rotina
Os assistentes virtuais são softwares criados para ajudarem as pessoas a realizarem determinadas tarefas. No jogo, o Circle é o assistente que atende aos comandos de voz dos participantes na hora de utilizarem o chat. Ele é apenas visual, ou seja, não responde por voz como alguns assistentes muito conhecidos, como a Siri (Apple), Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) e Google Assistente (Google). Alguns destes assistentes têm mudado a rotina de muita gente, sendo mais um exemplo de que a tecnologia pode trazer impactos às nossas vidas.
O desejo de se tornar popular nas mídias sociais
O objetivo dos jogadores em The Circle é buscar popularidade e aliados que o tornem um influenciador, para que ele possa eliminar oponentes. Com as redes sociais, é possível notarmos que esta busca pela popularidade é ativa. Muitas pessoas vêem estes espaços sociais digitais como uma forma de obterem reconhecimento e até se tornarem famosas. Diante desta busca, surgiu a profissão de Influenciador Digital, que tem dado voz a pessoas antes desconhecidas e que, inclusive, alterou a lógica do marketing e da publicidade.
Preconceitos nas redes sociais
A primeira informação que os jogadores recebem de seus oponentes são seus perfis com foto, nome, idade e uma breve descrição de sua vida e de seus gostos. Alguns participantes já desgostam de outros assim que analisam seus perfis. Isso mostra que o “julgamento pela capa” nas redes sociais, por exemplo, acontece com muita frequência, às vezes sem percebermos.
A busca por aprovação através dos likes
Após as eliminações, os participantes que restam no reality devem atualizar seus status com o que estão sentindo. Este status é lido pelos oponentes e pode ou não ser curtido por eles. Por meio destes likes os jogadores medem o quanto são aprovados e queridos pelos outros participantes. É notável a frustração dos jogadores quando não recebem muitos corações e alguns até acreditam estarem fazendo algo errado por não receberem.
Gostou desta super dica? Não deixe de seguir a gente no Instagram: @redacaonline
Leia também:
Como usar a série VIS A VIS na redação?
Como usar a série LA CASA DE PAPEL nas redações?
Como usar a série ELITE em suas redações?
Como usar a série YOU em suas redações?