logo redação online

Como usar a série VIS A VIS na redação?

Citando a série Vis a Vis na redação

Citando a série Vis a Vis na redação

Olá, leitor(a)! Tudo bem com você?

Vocês sabem que a gente ama filmes e séries, né? Por isso, trouxemos uma dica de como usar a série VIS A VIS (disponível na NETFLIX) em suas redações, relacionando-a a temas sociais super relevantes! Bora conferir e ir Citando a série Vis a Vis na redação?

SÉRIE: VIS A VIS

2015-2019 • 4 temporadas • 18+ • drama • Espanha

Macarena Ferreiro se apaixona pelo chefe e acaba sendo acusada de quatro crimes fiscais por culpa dele. Assim que é presa, Maca precisa enfrentar o choque emocional que é estar em uma cadeia feminina, enquanto sua família procura um jeito de pagar a fiança e libertá-la.

ATENÇÃO: CUIDADO COM OS SPOILERS!

Tráfico de drogas na prisão

Durante toda a série o tráfico de drogas e toda a hierarquização decorrente dele ficam escancarados para os espectadores. A personagem Anabel é a chefe do tráfico no início da série, mas tudo muda quando algumas detentas são transferidas para outra prisão, onde já existem outras chefes.

Vício em drogas

O outro lado da moeda também fica visível durante todas as temporadas. O tráfico existe porque há presas consumindo as drogas. É o caso de Tere, uma detenta que foi encarcerada justamente por causa das drogas. Teresa tenta lutar contra o vício e tem vários momentos de recaída.

Infecções sexualmente transmissíveis

Na primeira temporada, Macarena conhece Cachinhos e as duas começam a se relacionar emocional e sexualmente. Macarena descobre posteriormente que contraiu da companheira HPV e tricomoníase.

Reinserção de ex-presidiários na sociedade

Um tema muito importante abordado em alguns momentos é a reintergração das presas na sociedade após conseguirem a liberdade. A dificuldade em conseguir um trabalho digno sem sofrer preconceitos é discutida. A personagem Cachinhos, por exemplo, precisa garantir um emprego para conseguir o semiaberto, mas nada encontra.

Doação de órgãos

A detenta Soledad, muito querida pelas colegas, precisa aguardar a doação de um coração para poder ser transplantada. Uma questão interessante abordada na série é que Sole reflete sobre ser ou não merecedora do órgão, afinal é uma detenta que cometeu um crime grave. No fim da 1ª temporada Sole consegue um novo coração.

Homossexualidade

Na 1ª temporada Macarena se apaixona pela colega Cachinhos. Ela tenta fugir do relacionamento, por se considerar heterossexual. Mas acaba se rendendo a esta relação e assume, mais tarde, o namoro para a família.

macarena x rizos | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

Gravidez dentro da prisão

Logo na 1ª temporada Macarena descobre estar grávida de seu chefe. A personagem fica muito indecisa sobre abortar ou não, mas decide manter o bebê e cuidar de sua gravidez ao máximo. Em um momento, ela expõe à diretora da prisão sua vontade de ir para a ala de mães, para que possa ficar mais segura e confortável. No entanto, Maca perde o bebê após ser sequestrada por Zulema e forçada a tomar uma pílula abortiva.

Abuso de poder

Em diversos momentos alguns funcionários da prisão feminina se aproveitam da posição em que se encontram e são abusivos com as detentas, destratando-as e cortando seus direitos. O policial Valbuena, por exemplo, torna-se chefe de segurança da prisão Cruz Del Sur na 2ª temporada e faz com que a vida das detentas se torne ainda mais hostil.

Adoção

Na 2ª temporada a detenta Saray descobre estar grávida de seu marido, com quem se casou graças a um casamento arranjado por seus pais. Tudo o que a família mais queria era que ela engravidasse, e o conseguiu. Contudo, ela descobre que seu marido é
estéril e percebe que a filha é, na verdade, fruto do abuso sexual cometido por Sandoval. Após ser rejeitada pela família, Saray decide doar sua filha para um casal, para que ela possa ter uma vida justa longe da prisão.

Abuso sexual e estupro

O personagem Sandoval, médico das detentas e membro do conselho da prisão, aproveita-se de sua condição para chantagear as detentas e abusar sexualmente delas. Um dos momentos mais angustiantes da série, na 2ª temporada, é a cena em que ele estupra a detenta Saray, que está sedada na solitária. Valbuena, na mesma temporada, também abusa sexualmente da personagem Cachinhos.

Desaparecimento de pessoas

Na 2ª temporada o desaparecimento de Amaia, uma adolescente, faz agitar a prisão Cruz del Sur. A suspeita pelo sequestro da menina vai presa e acaba contando para Zulema, sua colega de cela, onde a garota está e após isso comete suicídio. Zulema usa a informação para negociar sua liberdade com o inspetor Castillo, mas Macarena descobre e revela para a polícia onde a desaparecida se encontra.

Gordofobia e culto ao corpo padrão

Na 3ª temporada surge na história a personagem Goya, que em uma das reuniões de terapia desabafa com as colegas sobre os preconceitos sofridos durante a infância por causa de seu corpo, principalmente por parte de sua mãe, que a destratava pela seu corpo.

O mal de Alzheimer

Na 4ª temporada, Soledad descobre estar com Alzheimer, doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Pede, então, às amigas que a matem, caso algum dia não lembre mais quem são. Também pede a elas que não a deixem ser levada para uma instituição de detentas com problemas mentais. Sandoval, novo diretor da prisão, decide levar Sole e suas colegas iniciam uma rebelião que culmina na morte da colega doente.

Privatização de instituições estatais

A série também aborda a questão das instituições privadas que são responsáveis por questões estatais, como é o caso das prisões Cruz del Sur. Magdalena Cruz, dona das prisões, deixa sempre claro que seu objetivo é chamar atenção dos investidores e ganhar mais dinheiro, nem que para isso precise cortar direitos das detentas.

Transexualidade representada no audiovisual

Na 3ª temporada surge Luna, uma personagem transexual e viciada em drogas. Sua sexualidade não é discutida na série, contudo é um papel muito representativo, já que é uma personagem interpretada por uma atriz transgênero, a artista Abril Zamora.

Visitas e contato de detentos com o mundo externo

O nome da série (Vis a Vis) faz referência às visitas que as presas recebem. Durante toda a série as visitas agitam a vida das detentas, sejam elas nas cabines de vidro (sem contato físico), com contato físico breve (em um ambiente com mesas) e no quarto, onde acontece o chamado “vis a vis íntimo”, que pode ser solicitado uma vez por mês por cada detenta.

Reincidência ao crime na prisão

Um assunto que fica nas entrelinhas da série: a prisão afasta as detentas do crime ou apenas estimula o crime? Macarena, a protagonista, é um exemplo de que o cárcere e todo seu ambiente hostil podem tornar um preso com crimes menos graves em detentos perigosos. É uma discussão polêmica, mas que pode ser analisada na série.

Zulema Zahir Smh GIF - ZulemaZahir Smh Visavis - Discover & Share GIFs

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir a gente no Instagram: @redacaonline

Crie um texto dissertativo-argumentativo Citando a série Vis a Vis na redação e nos envie para correção!

Leia também:

Como usar a série LA CASA DE PAPEL nas redações?

Como usar a série ELITE em suas redações?

Como usar a série YOU em suas redações?

Como usar a série DARK em suas redações?

Como usar a série THE SOCIETY em suas redações?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes