SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom FOCADO15 em todos os planos!

Tema: Manifestações populares e segurança nacional: os limites para a preservação da integridade física e moral

Tema: Manifestações populares e segurança nacional

Leia os textos abaixo e faça uma redação sobre Tema: Manifestações populares e segurança nacional.

CFOBM-DF – Idecan – 2017

Manifestantes tentam furar bloqueio de segurança e entram em confronto com a PM O clima é de guerra na Esplanada dos Ministérios. Munidos de máscaras e mochilas, um grupo de manifestantes deixou a concentração no Museu da República, por volta das 17h desta terça-feira (13/12), e desceu rumo ao cordão de isolamento montado pela Polícia Militar em frente à Catedral. Há confronto entre manifestantes e os policiais. As pessoas que desceram em direção ao museu iniciaram um enfrentamento contra os PMs, que reagiram com gás de pimenta e cassetetes. Os manifestantes recuaram e começaram a voltar para o Museu da República por volta das 17h23, mas bombas são lançadas dos dois lados. A tropa de choque da PM avançou contra os manifestantes para que eles se afastem do cordão de isolamento. Há pelo menos um policial militar ferido no rosto. De acordo com a corporação, são cerca de 2 mil pessoas na Esplanada.

(Disponível em: bombeiros df..)

O princípio da dignidade da pessoa humana, enquanto fundamento basilar do Estado Democrático de Direito, deve ser utilizado pelo poder público como parâmetro na resolução de conflitos estabelecidos entre os direitos fundamentais à intimidade e à segurança pública, de modo a preservar a integridade física e moral do indivíduo. Tal conduta afasta da legitimidade estatal a prática da busca e apreensão pessoal, violadora do direito individual à intimidade pessoal. (Bruna Borgmann. A proteção do direito à intimidade no contexto Jurídico Nacional.

redacao-online-enem

(Disponível em:  revistas unijui)

Protesto x Vandalismo

O Brasil está dando uma verdadeira lição de democracia e liberdade de expressão, para os quatro cantos do mundo. Empunhando cartazes onde estavam estampadas as suas revoltas; indignações e reinvindicações. Grande quantidade de pessoas por todo País foram às ruas demonstrando cada uma, de sua forma os seus sentimentos pelo momento político que passa a nossa sociedade, seja relacionado à falta de segurança, ou contra a corrupção sem punição dentre outras reinvindicações. A maioria esmagadora fez o seu protesto de forma pacífica e ordeira. […] Mas infelizmente pessoas de pensamentos e atitudes reprováveis dentro de uma sociedade, motivadas pelo senso de ignorância e destruição, e que não possuem objetivo de crescimento de qualidade nenhuma, nem de forma pessoal, nem como membro de uma sociedade civilizada, usa de má índole para praticar ações de vandalismo, destruindo prédios públicos depredando ônibus e causando os mais diversos prejuízos, seja com relação às entidades públicas ou privadas, procurando de forma maldosa e sem caráter, desviar o sentido principal da grande maioria dos presentes, que é levar as autoridades as suas reinvindicações.

Com base nos textos motivadores, escreva um texto dissertativo-argumentativo tendo com o Tema: Manifestações populares e segurança nacional.

POSTS RELACIONADOS