Texto 1

Quando falamos em nossos filhos, sempre nos preocupamos, sabiamente, com casacos e gorros contra a chuva e os resfriados, ensinamos a escolher o que comer e como escovar os dentes, atentamos com a tabuada e o alfabeto…
Mas, esquecemos de dar destaque merecido aquela que tanto fala e diz sobre a gente: a música.
As crianças, desde sempre, estão expostas a uma infinidade de canções, jingles, comerciais e ruídos.
Eles aprendiam, ainda pequenos, a virar o disco (literalmente), dar play no walkman do irmão mais velho, conectar os fones ao Ipod, Mp3 e, atualmente, pesquisar músicas no Spotify.
Enquanto você segue ouvindo os mesmos sons dos anos 80, os pequenos são esponjinhas abertas, prontas para absorver todo o repertório ao redor.

Além dos benefícios de prazer e bem estar que a música traz, ela é uma importante aliada nos processos de aprendizagem. Ela comprovadamente auxilia nos processos de raciocínio lógico e concentração, por isso a importância da música na educação infantil.
Falando em raciocínio lógico, a matemática e a música andam lado-a-lado, você sabia?
Qualquer estudante de algum instrumento, conhece bem as “fórmulas” da divisão rítmica.

Fonte: https://ramontessmann.com.br/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/

Texto 2

Ensinar técnicas artísticas para crianças não é uma atitude que precisa ter como principal objetivo o surgimento de um novo artista. A ideia de uma educação fomentada pela visão sensível é formar sujeitos que estejam aptos a olhar para a subjetividade que é inerente ao ser humano.

Segundo um artigo escrito por Isaac Roitman na Academia Brasileira de Ciências, “a arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo”.

Além de apurar as percepções sensíveis e individuais, o contato com a musicalidade pode trazer outros ganhos: foco, criatividade, bagagem cultural, leitura e memória, desenvolvimento linguístico, expressão corporal, coordenação motora, etc.

Adaptado de: https://www.escolaweb.com.br/blog/musicalizacao-infantil-qual-e-o-papel-da-musica-na-educacao-das-criancas/

 

Texto 3

Fonte: http://lh3.googleusercontent.com/-1Rp57Bu3H_o/VinWEdgv6SI/AAAAAAAARmo/jFeCQKZfFXY/m%2525C3%2525BAsica_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A importância da música na educação infantil.

QUERO USAR ESSE TEMA!


Leia também:

Tema de Redação: Educação sexual e infância

Tema de Redação: Os desafios da alimentação escolar no Brasil

Tema de redação: Crianças em situação de rua no Brasil

Tema de redação: Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

Tema de redação: A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil

Tema de redação: A realidade da mortalidade infantil no Brasil

Comentários do Facebook