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Repertório para o tema “O mercado de cosméticos falsificados”

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As indicações a seguir têm como objetivo te fornecer informações bastante ricas sobre o tema “Mercado de cosméticos falsificados no Brasil e no mundo”. Certamente, após a consulta de nossas indicações, você será capaz de construir seus argumentos com muito mais propriedade, o que vai te levar a desenvolver aquela redação show que todos queremos.

Vamos lá?

  1. Série Desserviço ao Consumidor, disponível na Netflix.

Resultado de imagem para desserviço ao consumidor

Na verdade, esse foi o material que nos inspirou a desenvolver a proposta de redação sobre cosméticos falsificados e por isso ele ganha posição de destaque nas nossas indicações.

O primeiro episódio trata exatamente sobre o crescimento expressivo do mercado da beleza mundo a fora, apresentando dados numéricos, o que pode facilmente ser incluído como sustentação de argumento em sua produção textual. 

Para exemplificar de forma mais clara, alguns influenciadores digitais foram entrevistados e contaram como o mundo da beleza mudou suas vidas. Podemos, inclusive, assistir aos bastidores de um vídeo-tutorial de maquiagem para o YouTube e conseguimos notar que o vídeo é consequência de uma super produção.

Mas o que mais nos choca é o depoimento de Khue Nong, uma jovem que teve os lábios colados após utilizar um batom líquido falsificado (sem saber, na verdade, que o produto não era original).

A série nos traz informações sobre empresas cosméticas que têm desenvolvido um alto padrão de qualidade na formulação de seus itens e estão se tornando referências de atuação no mercado.

Se você gosta de um momento de tensão, então esse primeiro episódio também é para você, pois investigadores fazem visitas a centros de compras para verificar a autenticidade das mercadorias e encontram muiiitaaas coisas interessantes.

É simplesmente imperdível.

2. Post Cosméticos falsificados e o risco à saúde, por Helóra Almeida.

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Helóra Almeida é uma importante influenciadora no ramo da beleza no Brasil, por isso sua voz merece ser ouvida. 

O texto em questão, bastante intimista e escrito na primeira pessoa, o que faz parecer que você está conversando cara a cara com Helóra, é de agosto de 2017, mas continua tão atual como se tivesse sido escrito na semana passada.

Na realidade, o conteúdo escrito em si não traz nada de inédito, mas as fotos que foram incluídas são realmente impactantes, pois elas mostram a realidade dos “laboratórios” que produzem as réplicas.

Na abertura do post, há também um vídeo bastante útil sobre o assunto.

3. Vídeo Empresário é preso por falsificar cosméticos de marcas famosas, por SBT Notícias.

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Vamos ficar um pouquinho mais chocados com a situação? Na pequena reportagem disponibilizada no YouTube, conhecemos mais um caso (entre tantos outros) de um “laboratório” clandestino de cosméticos. As condições precárias do local, com produtos apoiados até mesmo ao lado de um vaso sanitário (!!!), causam aquele arrepio de desespero, sabe? Já pensou um cosmético com essa “qualidade” aplicado no seu lindo rostinho ou cabelo???

Mas não é só isso, meus amigos, de acordo com a reportagem, os produtos eram vendidos em salões de beleza. Não, você não leu errado, os shampoos, máscaras, condicionadores e afins eram utilizados normalmente por profissionais da beleza.

4. Vídeo Mercado de cosméticos registra o maior crescimento no Brasil em plena crise, reportagem da Globo disponibilizada no canal Como Empreender na Crise, no YouTube.

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Mas, afinal, por que o mercado de beleza é tão atrativo assim? A resposta é simples: é porque ele gera lucro. Muito lucro. E é isso que essa reportagem vai nos informar em cinco minutos.

Temos certeza de que você vai se impressionar com os números apresentados na reportagem, já que a venda de cosméticos é dinheiro certo no bolso do vendedor e o segmento não para de crescer. 

Para que você tenha uma ideia mais ampla sobre a dimensão e a importância das marcas de beleza no país, assista ao vídeo sobre a Beauty Fair 2019, a maior feira de beleza da América Latina: https://www.youtube.com/watch?v=UbYnRqPHWaU

5. Matéria de jornal on-line Alguns clientes do Wish reclamam que maquiagem causou problemas nos olhos, disponível no site O Globo.

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Se há fiscalização, como tantos produtos falsificados entram nos países? Materiais diversos apontam que as lojas on-line contribuem, e muito, com o mercado de falsificação e na matéria de O Globo conseguimos ter uma melhor noção de como isso acontece.

A ideia da colaboração das lojas na internet também é reforçada em nossa primeira indicação, a série Desserviço ao Consumidor, da Netflix.

6. Matéria de jornal on-line Doenças da beleza: quando a vaidade se transforma em obsessão, disponível no site M de Mulher.

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Sabemos que a compulsão pela imagem perfeita é, por si só, uma doença, mas o aumento de transtornos psicológicos ligados à busca do corpo ou do rosto ideais tem sido extremamente expressivo.

O artigo do site M de Mulher traz a nós dados estatísticos e pesquisas atuais sobre o tema, por isso recomendamos a leitura. Você conseguirá retirar muitos fatos para incluir em sua redação.

7. Artigo de revista Não deu like: Instagram elimina curtidas para proteger autoestima de usuário, disponível no site da Revista Época.

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Quando a plataforma do Instagram anunciou sua decisão de ocultar likes a fim de proteger a autoestima das pessoas, muitos se revoltaram e acharam que a medida era descabida, mas, na realidade, o Instagram apenas validou uma discussão que ocorria há alguns bons anos.

De um lado, temos um grupo que aponta que os likes são uma forma de métrica para seu trabalho, já de outro, temos críticos sobre o impacto negativo do corpo e da vida perfeita promovido por usuários do aplicativo. O artigo, por sua vez, é bastante rico em pontos de vista de especialistas no assunto.

8. Livro e filme O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

Um livro de 1890 pode ter alguma relação com o assunto do crescimento da falsificação no mercado de cosméticos? Por incrível que pareça, sim.

O jovem da alta sociedade, Dorian Gray, tem um desejo (comum para a maioria das pessoas): ser jovem para sempre. Por conta de sua obsessão com a aparência permanentemente jovial, ele toma decisões impensáveis, o que faz com que a trama do livro seja simplesmente inesquecível.

Se você está na casa dos 20 anos, muito provavelmente não conhecerá a música contida no link na sequência, mas o desejo de ser jovem eternamente é algo tão intrínseco ao ser humano que inspirou não só a literatura, mas a música também.

Vamos ouvir Forever Young, de Alphaville (versão com legendas em português)? A canção é de 1984, mas com certeza merece ser ouvida ainda hoje: https://www.youtube.com/watch?v=6uE-NNIxYgI

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